Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Sérgio Conceição e o dérbi: "Se ganhar o Sporting, ninguém fica chateado"

Treinador do FC Porto quer bater o Vitória de Guimarães, mas admite ter um preferido para o Clássico lisboeta.

Sérgio Conceição e o dérbi: "Se ganhar o Sporting, ninguém fica chateado"
Notícias ao Minuto

12:13 - 02/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto FC Porto

Sérgio Conceição garantiu, este sábado, que só pensa no encontro com o Vitória de Guimarães, mas não esconde que preferiria ver o Sporting sair vencedor do dérbi. Em conferência de imprensa, o treinador do FC Porto abordou, ainda, a entrevista de José Mourinho, assim como as primeiras declarações de Loum desde a chegada ao FC Porto.

Que jogo espera: Espero encontrar um Vitória de acordo com o que tem sido nos últimos meses. As duas equipas estão um bocadinho diferentes do jogo no Dragão. Espera-nos um jogo difícil, num ambiente difícil, provocado pela grande paixão dos adeptos. Vai ser um jogo complicado, como todos da Liga, e em que vamos focados para conseguir os três pontos.

Loum: Já o conhecia há algum tempo. Evoluiu muito, tem uma margem de progressão jovem. É bastante jovem. Nota-se no discurso dele e no seu caráter que é alguém ambicioso, que quer chegar a patamares muito interessantes no futebol. Estávamos atentos à sua forma de trabalhar e às suas qualidades. É um jogador interessante, assim como os outros que vieram neste mercado de inverno, dentro do que é possível para os clubes portugueses. São boas soluções.

Derrota na primeira volta: Fiquei extremamente desagradado com a derrota. Tínhamos o jogo controlado na altura, a ganhar 2-0, e um penálti do nada reabriu o jogo. Sentiu-se alguma intranquilidade que não é normal. Não estivemos como normalmente estamos desde que assumi a equipa. Houve momentos melhores e menos bons, mas fomos sempre consistentes defensivamente. Sofrermos três golos em casa, tendo todo o respeito pelo Vitória, num jogo de campeonato, não é muito normal. Foi um jogo atípico. Tirámos ilações importantes desse jogo. Tivemos noção de que havia muita coisa a trabalhar, não só no plano tático, mas principalmente no plano emocional. As equipas estão num momento diferente, evoluíram na estrutura base.

Jogar depois do dérbi: Andámos a preparar o ano passado para estarmos já habituados… Não sofremos com isso, nada. Estamos habituados a jogar depois dos outros rivais. Não há problema.

Mourinho disse que a equipa de 2004 batia esta: Não vi a entrevista, mas li alguns excertos. Não sei se se referia à equipa de futebol ou à equipa técnica. Num 5x5 no Olival, tenho a certeza absoluta de que ganhávamos. Presumo que eu, o Vítor, o Dembele, o Figueiredo e o Eduardo estejamos em melhor forma do que a equipa do José. Dávamos dois de avanço.

Consistência defensiva contra o Belenenses SAD: Vi o jogo outra vez para não ficar com dúvidas depois da análise da imprensa e, sinceramente, vi uma ação do Licá na primeira parte, que causou algum perigo, e vi um remate na segunda parte. Não vi mais. Se me disserem outros lances… Parece que o Belenenses foi… Falo também pelas declarações do Silas no final do jogo. Resultado injusto? Se calhar foi injusto porque não fizemos mais dois ou três golos, que deveríamos ter feito. Podia ter ficado 5 ou 6-1. Vi um Belenenses fiel à sua identidade, a privilegiar a construção a partir de trás, com uma posse de bola passiva. Sinceramente, se calhar não vi o mesmo jogo. Não gosto de sofrer golos. Já disse que a base do sucesso tem a ver essa consistência defensiva.

Mais aliviado com fecho do mercado: O mês de janeiro é demasiado. Há muito tempo com o mercado aberto, cria alguma instabilidade. Há sempre 11, 12, 13 jogadores que jogam mais, outros nem tanto. Os que jogam mais têm sempre o sonho de situações mais vantajosas. Os outros se calhar querem jogar mais noutro sítio. O máximo que devia haver, para algum ajuste, era uma semana com o mercado de aberto. Não senti instabilidade nos meus jogadores, tirando uma situação ou outra. Uma foi o caso do Sérgio, que entretanto saiu. Senti um balneário tranquilo.

O que falta a Sérgio Oliveira: Não falo normalmente de jogadores que não pertencem ao nosso grupo. Existe uma boa relação entre mim e o Sérgio. Ele fez parte do grupo, vamos continuar em contacto, foi muito importante para o campeonato ganho no ano passado. Começou muito bem a época, teve uma baixa de forma dois meses depois. Foi perdendo espaço, achou que era melhor para a carreira dele ter mais minutos. Acabou por, momentaneamente, deixar o grupo para jogar com mais assiduidade e depois voltar ao FC Porto, se o PAOK não exercer a opção de compra. Foi extremamente importante para nós. Desejo a melhor sorte do mundo neste futuro próximo.

Elogios de José Mourinho: Cria pressão desnecessária. É a opinião do José Mourinho, que obviamente respeito. É fácil falar dessa solidez e dessa qualidade que tivemos na Liga dos Campeões porque passámos a fase de grupos sem derrotas. Temos feito um bom campeonato a partir de uma fase inicial que foi menos boa. Estamos à frente no campeonato, estamos nas meias-finais da Taça, perdemos nos penáltis na Taça da Liga… Por isso tudo, continuamos com as mesmas caraterísticas que fizeram com que o FC Porto tivesse sucesso. Faz com que acreditem que o FC Porto é capaz de, na Europa, ultrapassar o adversário que temos pela frente. Vamos ter uma caminhada difícil.

Dérbi: Uma vitória do FC Porto em Guimarães é o melhor resultado. Digo sempre que estamos atentos ao que acontece ao nosso lado. Nesse sentido, obviamente que, se ganhar o Sporting, ninguém fica chateado. Mas isso é óbvio. Se disse outra coisa, vão dizer que sou maluco. O mais importante para nós é o nosso jogo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório