Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vamos VARiar e falar de futebol: A final que decide o campeão de inverno

FC Porto e Sporting defrontam-se este sábado às 19h45, no Estádio Municipal de Braga.

Vamos VARiar e falar de futebol: A final que decide o campeão de inverno
Notícias ao Minuto

08:24 - 26/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça da Liga

A tão aguardada final da Taça da Liga está aí. Depois de muita polémica nas duas meias-finais, o Conselho de Arbitragem decidiu que irão estar em funções dois videoárbitros na final entre FC Porto e Sporting. Mas queixas e ‘farpas’ metemo-las de lado. O que importa este sábado é falar de futebol.

Os protagonistas dão o pontapé de saída nesta final às 19h45, no Estádio Municipal de Braga, e quando a bola começar a rolar vai começar o espetáculo que irá decidir quem se irá proclamar campeão de inverno. Um espetáculo que pode deixar tudo empatado no histórico entre as duas equipas.

Em caso de vitória, o Sporting pode não só revalidar o título de campeão da Taça da Liga, mas também igualar o FC Porto no confronto entre ambos os clubes. Neste momento, os dragões somam 83 vitórias frente aos leões, contra 82 da formação verde e branca.

Favoritos não há e o equilíbrio reina. Consciente disto, Sérgio Conceição até confidenciou ter treinado os seus jogadores na marcação de grandes penalidades. O técnico do FC Porto quis levar a máxima ‘mais vale prevenir do que remediar’ à letra, enquanto o Sporting deixou claro, pela voz do adjunto Rodolfo Correia, que quer ser “mandão”. Temos jogo!

Sérgio Conceição

Análise da final: "É um jogo diferente do que tivemos no campeonato, até porque cada jogo tem uma história diferente. Este, dentro do contexto que é, numa final, será diferente. Não sabemos como o adversário irá jogar. Se será fiel ao que tem vindo a fazer ou ser um pouco diferente. Cabe-nos descobrir a melhor forma de chegar à baliza adversária e perceber que esse equilíbrio em termos defensivos será essencial para não sofrermos. Queremos muito vencer este título e estamos preparados."

Jogo do campeonato: "Nós em Alvalade não tivemos medo de errar. Nós é que fomos à procura de vencer o jogo. Mas não sabemos o que o adversário está a pensar em termos estratégicos para o jogo. Eu posso controlar aquilo que a minha equipa faz e estar à espera da postura diferente que o Sporting possa ter. Por ser uma final, mesmo não jogando bem, o importante é ganhar. Como diz - e bem - um treinador, ‘nós para dançarmos bem, temos que ter um par que corresponda’. Não podemos ser uns pés de chumbo."

Estratégia: "Claro que o objetivo é ganhar o jogo nos 90' minutos, mas posso confidenciar-vos que cheguei atrasado porque estivemos a bater penáltis. Nós trabalhamos isso! Eu não estive, estive a observar. (risos) Acho que no ano passado fomos melhores. Lembro-me desses jogos com o Sporting e acho que foram fantásticos, do ponto de vista táticos era uma luta. Acho que por vezes não são realçados esses aspetos, mas é importante. Aliás, eu fiquei furioso por sofrer aquele golo no ano passado com o Benfica."

Rodolfo Correia (Keizer não fez antevisão por se encontrar na Holanda)

O que esperar do Sporting: São encontros sempre interessantes, que gostamos de jogar. Claro que há sempre adaptações estratégicas a fazer, coisas a corrigir. São jogos muito bons, que procuramos sempre vencer.

Estado físico dos jogadores: A recuperação é uma questão fundamental para nós. Felizmente, não é a primeira vez em que nos deparamos com apenas dois dias de descanso entre jogos. É uma situação que tentamos gerir da mesma forma. Infelizmente, o calendário também está muito preenchido nestes meses, a questão da calendarização dos jogos pode ser revista pela Liga. A recuperação será feita como sempre.

Estratégia: À imagem do que fizemos no primeiro jogo com o FC Porto, as pessoas falaram de um Sporting mais defensivos… Não foi. Foi um Sporting que se adaptou ao que é o jogo, que compreendeu o que se passava e foi-se adaptando momentaneamente. É o que tentaremos continuar a fazer. O Sporting vai continuar a ser mandão, mas por vezes terá de se adaptar ao adversário que tem pela frente.

Últimos onzes

FC Porto: Vaná, Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Herrera, Óliver, Brahimi, Corona, André Pereira e Marega.

Sporting: Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Jefferson, Gudelj, Bruno Fernandes, Wendel, Raphinha, Nani e Luiz Phellype.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-E-V

Sporting: E-V-V-E-D

Lesões e castigados

FC Porto: Aboubakar, Otávio, Danilo e Maxi Pereira.

Sporting: Bruno Gaspar, Mathieu (dúvida) e Battaglia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório