Meteorologia

  • 22 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

FC Porto - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

Sérgio Conceição: O Sporting, as dúvidas e as soluções para o caos

Técnico do FC Porto fez a antevisão da final da Taça da Liga, abordando vários temas.

Sérgio Conceição: O Sporting, as dúvidas e as soluções para o caos
Notícias ao Minuto

13:29 - 25/01/19 por Notícias ao Minuto 

Desporto Acompanhamento

Depois de eliminar o Benfica nas meias-finais, o FC Porto procura conquistar pela primeira vez a Taça da Liga. Este sábado, os azuis e brancos têm encontro marcado com o Sporting, na final, no estádio Municipal de Braga, naquele que será o segundo clássico entre as duas equipas.

Confira as palavras do técnico portista:

Antevisão: "É um jogo diferente do que tivemos no campeonato, até porque cada jogo tem uma história diferente. Este, dentro do contexto que é, numa final, será diferente. Não sabemos como o adversário irá jogar. Se será fiel ao que tem vindo a fazer ou ser um pouco diferente. Cabe-nos descobrir a melhor forma de chegar à baliza adversária e perceber que esse equilíbrio em termos defensivos será essencial para não sofrermos. Queremos muito vencer este título e estamos preparados."

Ambiente que se vive: "O futebol português não é só com estas meias-finais que está contaminado. Basta acendermos a televisão, fazermos 'zapping' em horário nobre, entre as 21h30 e 23h30, e quase todos os canais há insultos e polémica. Aquilo que é falar do futebol e não de futebol. Houve duas meias-finais diferentes, mas com qualidade. Poder-se-ia falar de tanta coisa, mas não se fala. Fala-se para o povo. Vê-se o copo menos cheio e menos vazio e cada vez mais isto está a ficar quase insuportável. Já se está a ultrapassar aquilo que é o respeito pelas pessoas e isso não é bom para ninguém."

Soluções para estes casos: "Eu peço-vos que compreenda que o jogo de amanhã é que é importante e não essas polémicas. Eu acho que já disse que os árbitros deveriam ser mais protegidos. Nós já fomos prejudicados pelo árbitro e pelo VAR, já fomos beneficiados pelo árbitro e pelo VAR, e vai haver sempre erro. Devia haver uma proteção maior aos árbitros. Eu vou dar um exemplo muito básico: Há um jogador meu que dá a bola ao adversário e o adversário faz golo. Se eu o culpar em praça pública, estou a condicioná-lo e ele na próxima tem medo de errar. Eu, como líder, assumo eu o erro para proteger o meu jogador. Na arbitragem tem que acontecer o mesmo. Tem que haver alguém que assuma as nomeações. Haverá sempre polémica. Na minha opinião, acho que devemos refletir e se não houver essa proteção e continuarmos a fugir e a escondermo-nos - ainda agora vim um árbitro que ficará afastado por tempo indeterminado -, acho que é pior a emenda do que o soneto."

Que tipo de jogo espera: "Nós em Alvalade não tivemos medo de errar. Nós é que fomos à procura de vencer o jogo. Mas não sabemos o que o adversário está a pensar em termos estratégicos para o jogo. Eu posso controlar aquilo que a minha equipa faz e estar à espera da postura diferente que o Sporting possa ter. Por ser uma final, mesmo não jogando bem, o importante é ganhar. Como diz - e bem - um treinador, "nós para dançarmos bem, temos que ter um par que corresponda". Não podemos ser uns pés de chumbo." 

Jogo mais defensivo do Sporting: "Não considero anti-jogo. Acho que é estratégia. Considero anti-jogo a demora na reposição de bola, um jogador ficar no chão... O Sporting teve um bloco mais baixo do que era habitual até então e nós não fomos tão dinâmicos. Acho que devíamos ter mais paciência com bola para depois descobrirmos o espaço interior. Mas isso faz parte do que são os nossos princípios. Se fosse andebol, nós parávamos o jogo e corrigíamos. Mas isso faz parte do jogo. Isso é que é apaixonante: perceber as dificuldades que os adversários nos podem colocar, ser um bocadinho diferente e nós, como FC Porto, ir à procura de contornar essas mesmas dificuldades para conseguirmos os nossos objetivos. Acho que será um grande desafio, um grande jogo, num estádio muito bonito e penso que poderá estar casa cheia, com duas boas equipas e o mais importante é que no fim se fale do futebol jogado e dessas nuances que são tão apaixonantes para os treinadores e deveriam ser para quem comenta. Não comentar o bico da bota mais à frente ou mais atrás ou o jogador que pegou na camisola por uma unha."

Momento do FC Porto: "Eu vivo aquilo que é o dia a dia. Há esse conforto emocional, é verdade que estamos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, estamos nas meias-finais da Taça de Portugal e na frente do campeonato, mas isto é sempre tão rápido. O futebol é um recomeçar constante. Se amanhã acontecer algo de negativo à equipa, já se coloca em dúvida uma ou outra situação. Eu não me iludo pelo momento porque o momento ou o futuro próximo depende de hoje no treino e amanhã no jogo. Nós vivemos muito jogo a jogo e é o meu sentimento. Eu não vivo tanto uma vitória porque depois há o próximo e temos que o preparar. Temos noção que temos um título em jogo, queremos ganhá-lo, até porque é um título novo para o nosso museu."

Danilo, Maxi e Otávio: "Fizeram treino integrado condicionado e estão aptos. Vamos ver... Têm só um treino praticamente. Ainda é curto para aquilo que eu quero amanhã, mas sinto-me confortável porque são jogadores importantes que recuperaram das lesões. É uma questão de trabalhar para os metermos bem a nível físico. Vamos ver, mas ainda penso que é curto para este jogo. O Danilo é diferente no tempo de paragem. Se não tiver dores, poderá entrar nas contas para o jogo."

Evitar chegar aos penáltis: "Claro que o objetivo é ganhar o jogo nos 90' minutos, mas posso confidenciar-vos que cheguei atrasado porque estivemos a bater penáltis. Nós trabalhamos isso! Eu não estive, estive a observar. (risos) Acho que no ano passado fomos melhores. Lembro-me desses jogos com o Sporting e acho que foram fantásticos, do ponto de vista táticos era uma luta. Acho que por vezes não são realçados esses aspetos, mas é importante. Aliás, eu fiquei furioso por sofrer aquele golo no ano passado com o Benfica."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório