Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

APAF contra a dispensa do "crucificado" Fábio Veríssimo

Organismo liderado por Luciano Gonçalves sublinha que "um erro para um árbitro tem um custo bastante diferente do que aquele que pode ter para qualquer outro ser humano".

APAF contra a dispensa do "crucificado" Fábio Veríssimo
Notícias ao Minuto

14:13 - 24/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Comunicado

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) manifestou-se, através de um comunicado enviado às redações, contra a decisão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa em aceitar o pedido de dispensa de Fábio Veríssimo, VAR da meia-final da Taça da Liga entre Benfica e FC Porto.

Na nota assinada pelo presidente Luciano Gonçalves, o organismo diz já ter “disponibilizado todo o apoio” ao juiz da Associação de Futebol de Leiria, isto “apesar de poder não compreender e não concordar” com o seu afastamento por tempo indeterminado.

“Não podemos é, de forma alguma, aceitar a forma como o Fábio foi quase ‘crucificado’ por parte de pessoas com responsabilidade no futebol nacional e que não imaginam a pressão de ter de decidir em frações de segundo, mesmo na função de VAR”, lamenta a nota.

A APAF promete não deixar que a “arbitragem seja o bode expiatório para justificar o insucesso de outros”, pelo que irá “apurar e exigir responsabilidades” quanto ao “conjunto de declarações, apreciações e verdadeiras ofensas que têm sido levianamente proferidas pelos mais variados agentes desportivos ao longo dos últimos dias”.

“A Associação não pretende defender o indefensável, mas não pode deixar de estar ao lado dos seus, pois acreditem que um erro para um árbitro tem um custo bastante diferente do que aquele que pode ter para qualquer outro ser humano”, refere.

“Um árbitro sabe que um erro cometido pode originar penalizações, pode definir o seu futuro a nível de carreira ou financeiro, mas é algo assumido como sendo regra do jogo quando iniciam esta nobre atividade. Mas há algo que a APAF, enquanto Associação de Classe, não pode aceitar é que o árbitro, o elo mais fraco do jogo, seja o culpado de todas as derrotas”, conclui.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório