Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Programas televisivos promovem tom negativo no futebol português

A comunicação social portuguesa não promove notícias positivas sobre o futebol e os programas televisivos influenciam negativamente o ambiente em torno deste desporto, aponta um estudo hoje divulgado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

Programas televisivos promovem tom negativo no futebol português
Notícias ao Minuto

10:05 - 24/01/19 por Lusa

Desporto Estudo

"O tom das notícias veiculadas pelos principais meios de comunicação portugueses não são positivas para o futebol nacional e incidem maioritariamente em temas relacionados com a atualidade desportiva", lê-se no comunicado que apresenta as conclusões do estudo, realçando que "os programas televisivos são os principais influenciadores do tom negativo gerado à volta do futebol nacional".

O estudo 'O produto do futebol nos media em Portugal' observou o comportamento dos principais órgãos de comunicação social portugueses na semana de 07 a 13 de janeiro, concluindo que "apenas 10% dos media analisados deram uma cobertura positiva a temas sobre o futebol nacional".

Segundo o trabalho do IPAM, os temas mais abordados foram de atualidade (31%) e de transferências do mercado de janeiro e os resultados (22%), em comparação com as entrevistas a atletas, dirigentes ou treinadores (19%) ou os destaques mais polémicos (6%).

No período analisado, os temas da ordem do dia foram a jornada da semana, especialmente o jogo entre o Sporting e o FC Porto, a dúvida sobre o novo treinador do Benfica, a entrevista do presidente das 'águias', Luís Filipe Vieira, ao programa televisivo da Cristina Ferreira ou as várias transferências de jogadores e treinadores.

"Ao nível das polémicas foram repetidamente repescados casos como o processo dos e-mails, e-toupeira, mala ciao ou cashball, dúvidas sobre a arbitragem, apito dourado ou a presidência de Bruno de Carvalho", assinala o IPAM.

Relativamente ao tom adotado pelos media portugueses durante esta cobertura noticiosa, o mesmo "foi, maioritariamente, neutro (68%), mas também negativo (22%), apesar da atualidade desportiva do momento".

"Apenas 10% dos media revelaram ter uma abordagem positiva a notícias dedicadas ao futebol nacional", vinca o estudo.

Foram observados cerca de 30 meios de comunicação social nacionais, selecionados pela audiência, relevância e alcance com que difundem as principais notícias sobre futebol, e o estudo fez 1.380 análises a conteúdo de títulos, de capas de jornais, de 'homepages' de meios de comunicação digitais e de programas televisivos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório