Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dragão de Conceição venceu velho rival e quebrou enguiço na Taça da Liga

FC Porto foi mais forte num Clássico que não deixou nada a desejar. Gabriel e Óliver em destaque.

Dragão de Conceição venceu velho rival e quebrou enguiço na Taça da Liga
Notícias ao Minuto

08:27 - 23/01/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O FC Porto venceu, na noite de terça-feira, o Clássico da meia final da Taça da Liga. Os dragões levaram a melhor sobre o rival Benfica (3-1), num jogo recheado de bons momentos e de outros tantos... polémicos. A equipa de Sérgio Conceição fica agora à espera de conhecer o adversário que vai enfrentar na final de sábado: Sporting ou Sporting de Braga. 

A partida disputada no Municipal de Braga contou com uns primeiros 45 minutos dignos dos melhores Clássicos. Intensidade, procura pela baliza, velocidade, lances de perigo e golos foram os ingredientes que não faltaram aos quase 23 mil adeptos que estavam nas bancadas. 

O FC Porto adiantou-se no marcador por Brahimi (24'), o Benfica empatou passados seis minutos (30'), mas Marega (35') voltou a colocar os dragões na frente do marcador. Ainda antes do intervalo, Pizzi fez o segundo golo das águias que, porém, acabou invalidado pela equipa de arbitragem. 

A segunda parte contou com a mesma intensidade, mas com um FC Porto mais preocupado em circular a bola e mais focado em explorar o erro dos comandados de Bruno Lage. Por seu turno, o Benfica tentava chegar à baliza de Vaná, mas a saídas de Gabriel e Pizzi acabaram por ser... fatais. 

Gabriel vai somando pontos 

A primeira aposta de Bruno Lage para o segundo tempo foi Gedson Fernandes. O médio português rendeu o brasileiro Gabriel, uma das melhores unidades das águias na primeira parte. Apesar de ter ficado ligado ao primeiro golo do FC Porto, o médio contratado ao Leganés voltou a mostrar o porquê de ser aposta a titular de Lage. Gabriel é um jogador com uma inteligência de jogo acima da média. No entanto, com Samaris a titular no lugar do lesionado Fejsa, o brasileiro acaba por ter mais tarefas defensivas que não lhe permitem oferecer tanto no momento de atacar. Ainda assim, assinou um par de iniciativas que não enganam: Gabriel tem muita qualidade. 

Não se pode dizer que a equipa ficou desequilibrada com a entrada de Gedson. O jovem português é um jogador de enorme qualidade, pese embora tenha outras características que Gabriel não tem. Gedson emprestou mais velocidade no momento de transição ofensiva, mas o Benfica também perdeu inteligência de saber qual o momento de acelerar ou gerir. 

Pizzi foi o segundo sacrificado de Lage e para o seu lugar entrou Castillo. Mais uma vez, a alteração do técnico encarnado voltou a não surtir efeitos práticos. 

Óliver em alta rotação. Fernando Andrade estreou-se a marcar 

Um dos grandes destaques do Clássico foi Óliver Torres. O médio espanhol exibiu-se a grande nível em Braga. Bem no momento de recuperar a bola, melhor na altura de lançar o ataque dos dragões. O brilho de Óliver só fica ofuscado pela importância dos golos de Brahimi, Marega e... Fernando Andrade. 

O reforço de inverno, contratado ao Santa Clara em janeiro, estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto com uma finalização que deveria vir nos manuais do futebol. Fernando apercebeu-se da saída de Svilar e colocou a bola no único sítio por onde ela poderia abanar as redes do Benfica. Marcou, festejou e arrumou as contas em Braga. 

Conceição quebrou enguiço do FC Porto na Taça da Liga 

Ao quarto jogo contra o Benfica na Taça da Liga, o FC Porto conseguiu, ontem, arrancar o primeiro triunfo frente ao velho rival nesta competição. Sérgio Conceição quebrou assim um enguiço que durava desde 2010 e alimenta assim as possibilidades dos dragões conquistaram a Taça da Liga, algo que nunca aconteceu. 

Dados comprovam equilíbrio 

A consulta da tabela com os dados estatísticos permite ter uma leitura aproximada sobre aquilo que se passou no Municipal de Braga. Benfica e FC Porto protagonizaram um jogo equilibrado e com oportunidades de parte a parte. No entanto, os comandados de Sérgio Conceição acabaram por se revelar mais eficazes no momento de atirar à baliza. 

Benfica vs FC Porto
14 Remates 14
51% Posse de bola 49%
16 Faltas 17
5 Cantos 5
3 Cartões amarelos  4

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório