Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Velhos rivais lutam por um lugar na primeira final de 2019

Pontapé de saída está agendado para as 19h45 desta terça-feira.

Velhos rivais lutam por um lugar na primeira final de 2019

A final four da Taça da Liga arranca esta terça-feira. E logo com um Clássico que é sinónimo de  muita intensidade e rivalidade. Benfica e FC Porto darão assim o pontapé de saída rumo a uma semana recheada de futebol em Braga, num encontro que será apitado por Carlos Xistra.

Águias e dragões já se defrontaram nesta competição, mas tal já não acontece desde abril de 2014, altura em que o Benfica levou a melhor no desempate através de grandes penalidades. 

Para lá disso, Benfica e FC Porto defrontaram-se por duas ocasiões, com os encarnados a saírem vencedores em ambos os duelos. Num deles, em 2010, a equipa de Lisboa conquistou o troféu da competição na final diante dos portistas. 

No entanto, Bruno Lage e Sérgio Conceição nunca se defrontaram, pelo que o duelo reúne mais um motivo de interesse. 

Na antevisão da partida, os dois treinadores deixaram a certeza que estão nesta competição para ganhar e reconhecem que a partida será, teoricamente, equilibrada. 

Bruno Lage em discurso direto 

Estabilidade do FC Porto: "Cada jogo tem a sua história. Este jogo será um jogo diferente, numa competição diferente. O foco e a atitude vão estar presentes nas duas equipas."

Benfica em vantagem por ter novo treinador: "Não há vantagem nem desvantagem. As análises que são feitas são tão profundas que o conhecimento vai ao detalhe. O conhecimento das duas equipas é mútuo."

Detalhes que podem fazer a diferença: "Os detalhes são a base da nossa estratégia para o jogo. Se numa equipa em que os comportamentos já estão solidificados, para nós é mais difícil, é é isso que temos vindo a fazer ao longo destes dez dias em que estamos à frente da equipa. Tentamos evoluir o que é nosso. Passamos de um 4-3-3 para um 4-4-2, e o que pretendemos é construir jogo de uma forma diferente. Não quer dizer que seja melhor ou pior. Neste novo sistema temos de defender de forma diferente e ter uma forma de contra-atacar diferente. Paralelamente a isto temos de preparar uma estratégia para a equipa, sendo que nesta fase é de três em três dias. Com jogadores para recuperar... temos de não tirar energia aos jogadores. Neste momento, o nosso processo de jogo está em evolução. Neste momento é necessário dar tranquilidade e conforto aos jogadores."

Sérgio Conceição em discurso direto 

Antevisão frente ao Benfica:  "Vão ser duas boas meias-finais numa prova que está diferente naquilo que os clubes fazem em relação ao seu início. Falo do início desta competição, que se desvalorizava um bocadinho. Eu espero um jogo difícil, normal dos Clássicos que são em Portugal. Preparo este jogo não com o tempo que gostava, mas da melhor forma possível. Queremos ganhar este título e para isso temos de passar o Benfica. Uma equipa que está melhor agora do que há um mês, mas estamos preparados para esta batalha."

Mudança do Benfica com a entrada de Bruno Lage: "Nós estamos preocupados com o FC Porto. As mudanças são bem visíveis na estrutura da equipa depois de quatro vitórias consecutivas. Eu não estou aqui a dizer que o Bruno Lage é melhor que o Rui Vitória, nem quero entrar por aí. Mas há jogadores do Benfica que estão a provar que tinham uma vida nova e estão a mostrar-se num nível superior. O Benfica está a jogar de uma forma diferente."

Calendário apertado: "Já digo isso há muito tempo e até posso alargar a questão à proteção que é feita aos jogadores e às suas carreiras. Esta quantidade de jogos que se faz numa época, na minha opinião, não é a adequada. Temos de repensar neste modelo. Devíamos pensar se a final-four se devia jogar agora ou se a Liga devia ter 18 clubes."

Forma das equipas 

Benfica: VVVVD

FC Porto: VVEVV

Últimos onzes 

Benfica: Odysseas; André Almeida, Conti, Jardel, Grimaldo, Samaris, Gabriel, Pizzi; Cervi, João Félix, Castillo. 

FC Porto: Casillas; Militão, Pepe, Felipe, Alex Telles; Óliver Torres, Herrera, Corona, Brahimi; Soares e Marega. 

Ausentes 

Benfica: Jonas e Fejsa (lesão)

FC Porto: Danilo (em dúvida); Otávio, Maxi Pereira, Marius, Aboubakar (lesionados); Chidozie (questões pessoais). 

[Notícia atualizada às 10h37, com o nome do árbitro do encontro]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório