Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Final four no pensamento? Leão de serviços mínimos bate Moreirense

Nani e Bruno Fernandes marcaram os golos que valeram o triunfo ao Sporting. Para a formação de Moreira de Cónegou marcou Heriberto Tavares.

Final four no pensamento? Leão de serviços mínimos bate Moreirense
Notícias ao Minuto

19:56 - 19/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Resumo

Resumo do jogo

Diaby foi a grande novidade de Marcel Keizer no onze do Sporting, relegando Raphinha para o banco de suplentes. Obrigado a ganhar para não perder terreno para os rivais diretos na luta pelo título, os leões entraram, como se diz na gíria, a ‘matar’. Logo aos três minutos, canto de Acuña no lado esquerdo e Nani cabeceou para o 1-0.

Melhor início, Keizer não podia pedir. O Sporting ia dominando, mas notava-se que o Moreirense não tinha ido a Alvalade passear. Através de contra-ataques conduzidos com velocidade, a formação de Ivo Vieira dava sinais de que os verde e brancos deveriam tomar atenção. No entanto, o Sporting não arredava pé da área adversária e chegou com alguma naturalidade aos 2-0.

Num lance de insistência, depois de Diaby e Ristovski ameaçarem, Bruno Fernandes encheu o pé e fez o segundo golo dos leões aos 26 minutos. Tudo parecia encaminhar-se para um jogo tranquilo, mas como já dissemos, o Moreirense quis mostrar que o jogo não eram favas contadas. Chiquinho acelerou pela direita e ofereceu o golo a Heriberto, avançado emprestado pelo Benfica ao Moreirense. As equipas foram para o balneário com um 2-1 no marcador e a 2.ª parte prometia. Mas só prometeu mesmo.

Os segundos 45 minutos foram completamente o oposto do primeiro tempo. Lances de perigo praticamente não existiram e o jogo foi um deserto de ideias. O Moreirense tentou, timidamente, inverter o sentido dos acontecimentos, mas os argumentos mostrados para chegar a esse objetivo foram muito poucos. Já o Sporting limitou-se a gerir o encontro, sem querer tomar grandes riscos. Os mais desconfiados diriam que Marcel Keizer estaria já a pensar no jogo da próxima quarta-feira frente ao Sp. Braga, a contar para a final four da Taça da Liga.

O único lance de registo (e de real perigo) aconteceu aos 80 minutos, Raphinha podia ter senteciado a partida, mas o golo marcado pelo extremo dos leões foi marcado em posição irregular e não foi validado pelo árbitro da partida. O Sporting acabou por vencer pela margem mínima, conquistando assim três valiosos pontos para se manter na corrida ao título. Os leões estão assim no 4.º lugar da I Liga com 38 pontos, a dois de distância do Sp. Braga, a três do Benfica e a oito do FC Porto.

Acompanhamento do jogo

90+4'- FINAL DA PARTIDA! O Sporting vence o Moreirense por 2-1 e passa a somar 38 pontos na I Liga. Os leões mantêm-se a oito pontos do líder FC Porto.

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

86'- Substituição no Sporting: Sai Wendel e entra Petrovic.

83'- Sai Fábio Pacheco e entra Teixeira na equipa do Moreirense.

80'- Marca Raphinha, mas o golo é anulado por posição irregular do extremo do Sporting! Rui Costa ainda esperou pela decisão do VAR, que confirmou a sua decisão inicial.

78'- 30.121 espectadores em Alvalade.

73'- Ivo Vieira manda os seus jogadores para a frente. O Moreirense quer chegar ao empate e está a fazer por isso.

68'- Dupla substituição no Moreirense: Saem Pedro Nuno e Arsénio, entram Bilel e Nenê. O Sproting também mexe e troca Nani por Raphinha.

59'- Segue jogo! Houve algum 'sururu' entre as equipas, devido ao facto de Bruno Fernandes estar a ser assistido dentro do relvado. O médio do Sporting já está, no entanto, em condições e o encontro vai continuar.

58'- Defesa de Jhonatan! Bas Dost desmarca Bruno Fernandes, que atira para defesa do guardião do Moreirense. O camisola 8 dos leões fica deitado no relvado com queixas físicas.

55'- Jogo com um ritmo muito inferior ao da 1.ª parte.

55'- Cartão amarelo para Gudelj.

54'- Cartão amarelo para Chiquinho.

52'- Nani trabalha bem do lado esquerdo do ataque. Com D'Alberto pela frente, o extremo leonino remata às malhas laterais.

46'- Recomeça a partida. As duas equipas mantêm o onze inicial.

45+1'- INTERVALO! Jogo vivo em Alvalade. A 2.ª parte promete...

44'- Chiquinho! Com espaço e tempo, o médio do Moreirense podia ter feito melhor. Remate potente, mas desenquadrado.

41'- O Moreirense está a crescer na partida. Mais bola neste momento dos homens de Ivo Vieira, mas o Sporting parece atento no processo defensivo.

35'- Rui Costa recorre ao VAR para ver se existe falta sobre Bas Dost num lance que ocorreu momentos antes do golo do Moreirense. Não há falta e o golo é validado pelo árbitro da partida.

34'- GOLO DO MOREIRENSE!!!! HERIBERTO É QUEM MARCA! Chiquinho aventura-se no flanco direito, vai à linha e cruza rasteiro para o avançado emprestado pelo Benfica que só precisa de encostar.

28'- O árbitro ainda recorreu ao VAR para ter a certeza da legalidade do lance. Tudo válido e o Sporting vai vencendo por 2-0.

26'- GOLO DO SPORTING!!!! BRUNO FERNANDES É O MARCADOR! Foi à terceira: Primeiro Diaby cabeceia para grande defesa de Jhonatan, depois Ristovski coloca novamente o guardião do Moreirense à prova e, por fim, a bola sobra para Bruno Fernandes que atira um autêntico míssil que só pára no fundo das redes do adversário.

25'- O Sporting vai controlando a partida, mas o Moreirense mostra-se afoito quando apanha os leões descompensados. 

19'- Contra-ataque do Moreirense conduzido por Fábio Pacheco, que toca para o remate de Pedro Nuno. A bola ressalta na defesa e o lance perde-se.

16'- Ritmo começa a baixar, depois de uns minutos de grande intensidade.

13'- Primeiro remate do Moreirense. Loum atira contra as pernas de Mathieu.

10'- Bas Dost aparece na área a rematar de pé esquerdo, cruzado, mas Halliche interceta.

9'- Arsénio cai na área e fica a pedir penálti! O árbitro Rui Costa manda seguir.

5'- Quase o segundo! Livre de Acuña e Diaby aparece sozinho a cabecear. A bola saiu ao lado da baliza de Jhonatan.

3'- GOLO DO SPORTING!!!! Está feito o primeiro!!! Canto de Acuña do lado esquerdo, Nani salta e faz, de cabeça, o primeiro golo da partida. Madrugador este leão!

1'- INÍCIO DA PARTIDA!

0'- Equipas perfiladas no relvado. Ouve-se 'O Mundo Sabe Que' em Alvalade. Bancadas longe de estarem cheias esta tarde.

0'- Aguarda-se a subida das três equipas ao relvado de Alvalade.

Onzes iniciais

Sporting: Renan, Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña, Gudelj, Bruno Fernandes, Wendel, Nani, Diaby e Bas Dost.

Tondela: Jhonatan, D'Alberto, Dos Santos, Halliche, Rúben Lima, Fábio Pacheco, Loum, Pedro Nuno, Chiquinho, Arsénio e Heriberto.

Antevisão: Será um confronto de David e Golias, o Sporting-Moreirense deste sábado à tarde. No entanto, as surpresas acontecem. Até porque a formação de Ivo Vieira está num dos melhores momentos de sempre [7.º lugar com 28 pontos].

Porém, o Sporting tem, obviamente, o favoritismo do seu lado. Algo explicado pelos números: Em 20 jogos entre ambas as equipas, os leões venceram 14 e o Moreirense apenas 2. Já em Alvalade, o melhor que a formação de Moreira de Cónegos conseguiu fazer foi um arrancar um empate em 2012, numa partida a contar para a Taça da Liga.

Além disto, o Sporting viu os rivais diretos na luta pelo título vencerem ontem [FC Porto, Benfica e Sp. Braga] e necessita hoje de três pontos, para que não perca a corrida dos primeiros lugares do campeonato.

Ainda assim, Ivo Vieira passou a sua mensagem: Há que fazer um bom jogo e tentar, ao máximo, conquistar pontos. Já Marcel Keizer quer previligiar o bom futebol, sem olhar aos golos. O importante é mesmo alcançar o triunfo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório