Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Portas do castelo foram arrombadas por um 'canivete' suíço

Benfica sofreu para vencer o V. Guimarães, por 1-0, graças ao golo decisivo de Seferovic.

Portas do castelo foram arrombadas por um 'canivete' suíço
Notícias ao Minuto

23:09 - 18/01/19 por Notícias ao Minuto

Desporto 18.ª Jornada

Três dias depois do triunfo por 1-0, que valeu a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, o Benfica voltou ao D. Afonso Henriques para repetir o resultado e bater o V. Guimarães. Num jogo extremamente sofrido para as águias, Seferovic acabou por ser o herói da noite, ao saltar do banco para apontar o golo que valeu os três pontos. 

Tal como já tinha assumido na antevisão da partida, Bruno Lage voltou a dar sequência ao tal processo de mudança do 4x3x3 para o 4x4x2 e, além das entradas de Conti e Samaris para os lugares de Rúben Dias (castigado) e Fejsa (lesionado), promoveu uma surpresa no onze, ao lançar Castillo de início.

No primeiro tempo assistiu-se a uma verdadeira batalha tática, com as duas equipas, em muitos momentos, a encaixarem-se e a não criarem grandes momentos de perigo junto das balizas. Aos 26' minutos, as águias deram o primeiro sinal ofensivo, por Pizzi, mas Douglas, atento, defendeu para canto. O conjunto vimaranense respondeu com a mesma 'moeda' e André André, aos 35', disparou por cima da baliza encarnada.

Contudo, as grandes oportunidades de golo chegariam já nos últimos cinco minutos da primeira parte. Primeiro, Vlachodimos 'voou' para atirar o 'míssil' de Tozé para canto. Depois, Osorio 'deu' o corpo à bola e evitou que Castillo, dentro da área, com todas as condições, pudesse inaugurar o marcador. Por fim, no último lance antes do intervalo, Guedes surgiu em boa posição, mas Vlachodimos, irrepreensível, manteve o nulo.

Na etapa complementar a toada manteve-se, mas o domínio pertenceu ao V. Guimarães. Principalmente depois da saída de Pizzi - deu o lugar a Rafa -, as águias perderam ligação entre a defesa e o ataque e foi o conjunto da casa a ter mais bola e a estar mais perto da baliza de Vlachodimos.

Inspiração helvética

Já dentro do último quarto de hora, Rafa Soares provocou um grande susto aos benfiquistas, ao rematar por cima, num lance muito perigoso. Contudo, as águias acordaram com o despertar do 'relógio' suíço. Aos 81' minutos, Seferovic surgiu ao segundo poste e, após uma assistência de 'bandeja' de André Almeida, fez desmoronar a 'muralha' do castelo vimaranense. Um golo contra a corrente do jogo e que apareceu numa altura em que o Benfica parecia inofensivo do ponto de vista atacante. 

No entanto, o internacional helvético acabou mesmo por ser decisivo pela terceira vez esta temporada, assinando o oitavo golo no campeonato, que deixa o Benfica com os mesmos cinco pontos de desvantagem sobre o FC Porto e dois do Sp. Braga. Já o V. Guimarães somou a quinta derrota no campeonato e mantém o sexto lugar, à condição.

FINAL DA PARTIDA

90+4 - Cartão amarelo para Wakaso.

90+2 - Última substituição no Benfica. Sai João Félix e entra Gedson. 

90+1 - Canto para as águias.

90:00 - Vão jogar-se mais cinco minutos.

88:00 - Canto para os encarnados.

83:00 - André André vê o cartão amarelo, tal como André Almeida. 

81:00 - GOLOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! Bela iniciativa de Gabriel, a descobrir André Almeida no corredor direito, e o lateral, de bandeja, a servir Seferovic, que, ao segundo poste, só encostou para o golo. Oitavo golo do suíço no campeonato.

79:00 - V. Guimarães pressiona alto e recupera a bola em zonas subidas, criando muito perigo.

76:00 - GRANDE REMATE DE RAFA SOARES! Que perigo para o Benfica! Belo pontapé do lateral do V. Guimarães a falhar por pouco o alvo.

75:00 - Livre para o V. Guimarães, mas a bola passa ao lado.

71:00 - Substituição no Benfica. Sai Castillo e entra Seferovic.

70:00 - Sacko vê o amarelo.

68:00 - Luís Castro volta a mexer. Sai Joseph e entra João Carlos Teixeira, médio que hoje cumpre 26 anos.

61:00 - Substituição no Benfica. Sai Pizzi e entra Rafa.

60:00 - Remate de Sacko por cima da baliza do Benfica.

58:00 - Novo canto.

58:00 - Canto para o V. Guimarães.

57:00 - Alteração no V. Guimarães. Sai Guedes e entra Welthon.

56:00 - Jardel sobe mais alto, mas o cabeceamento sai ao lado.

55:00 - Livre lateral para o Benfica.

50:00 - Tozé remata contra a barreira e passa o perigo para o Benfica.

49:00 - Cartão amarelo para Conti por falta sobre Guedes.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO 

45+1 - MUITO PERIGO NA ÁREA DO BENFICA - Guedes surge na cara de Vlachodimos, mas o guardião dos encarnados, com uma boa intervenção, mantém o nulo.

45:00 - Vai jogar-se mais um minuto na primeira parte.

43:00 - QUE DEFESA DE VLACHODIMOS! Grande remate de Tozé de fora da área e o guarda-redes grego 'voa' e defende para canto.

42:00 - Canto para o V. Guimarães.

41:00 - André Almeida, ao primeiro poste, cabeceia ao lado.

41:00 - Canto para o Benfica.

41:00 - QUASE O GOLO DO BENFICA! A bola sobra para Castillo, que tinha tudo para fazer o golo, mas Osorio deu o corpo à bola e evitou que o avançado das águias inaugurasse o marcador.

35:00 - GRANDE REMATE DE ANDRÉ ANDRÉ! Recuperação de bola de Tozé, cruza para o interior da área encarnada, a bola sobra para o médio vimaranense, que dispara forte por cima da baliza de Vlachodimos. É o primeiro sinal de perigo dos minhotos.

31:00 - V. Guimarães baixa as linhas, retira ao máximo os espaços ao Benfica, que, por sua vez, sente dificuldades para entrar na 'muralha'. 

26:00 - PRIMEIRA OPORTUNIDADE PARA O BENFICA! Contra-ataque conduzido por Pizzi, que tinha Castillo no apoio, mas preferiu rematar para boa defesa de Douglas. É canto para os encarnados.

23:00 - Remate de Grimaldo, a bola sobra para Conti, que atira por cima.

23:00 - Canto para o Benfica, após mais uma boa iniciativa de João Félix.

19:00 - Canto para a formação de Luís Castro.

15:00 - Nova iniciativa dos vimaranenses, por Rafa Soares, mas Conti volta a estar no caminho da bola.

12:00 - Remate de João Félix à entrada da área, mas Douglas estava atento.

11:00 - Boa jogada dos encarnados pelo lado direito, mas Osorio resolve o problema.

08:00 - Ataque do V. Guimarães, com Davidson a cruzar para Guedes, mas a bola é desviada para canto. 

05:00 - Primeiro canto da partida e é para o Benfica.

03:00 - Tozé coloca na área, mas Conti afasta o perigo.

03:00 - Falta de Samaris e livre perigoso para o V. Guimarães.

INÍCIO DA PARTIDA

Onze do V. Guimarães: Douglas; Sacko, P. Henrique, Osorio e Rafa Soares; Wakaso, Joseph e André André; Tozé, Guedes e Davidson.

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Jardel, Conti e Grimaldo; Samaris, Pizzi e Cervi; Castillo e João Félix.

Três dias depois de ter vencido o V. Guimarães, por 1-0, no D. Afonso Henriques, que valeu a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, o Benfica está de volta à cidade Berço para novo confronto com os comandados de Luís Castro, desta feita em partida referente à jornada inaugural da segunda volta do campeonato.

Sem Fejsa, que ficou de fora devido a problemas físicos - lesionou-se no encontro da prova rainha -, e Rúben Dias, que cumpre castigo, Bruno Lage está obrigado a fazer alterações no onze.

Em sentido contrário, o conjunto vimaranense já poderá contar com duas das principais figuras desta temporada: André André e Tozé.

Separados por 10 pontos, as duas equipas não querem entrar em deslizes, sob pena de verem fugir os adversários diretos. Nesta altura, as águias somam 38 pontos e estão a cinco da liderança do FC Porto, enquanto os minhotos ocupam o 6.º lugar, com 28, a sete da zona europeia.

A partir das 21h15, poderá acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório