Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Do primeiro para o último valeu uma 'barriga cheia' de Soares

Avançado brasileiro contribuiu com três golos para o folgado triunfo do FC Porto sobre o Desportivo de Chaves.

Do primeiro para o último valeu uma 'barriga cheia' de Soares
Notícias ao Minuto

20:46 - 18/01/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Resumo do jogo

Depois do empate com o Sporting e do triunfo sofrido sobre o Leixões, o FC Porto conseguiu, esta sexta-feira, um encontro bem mais descansado. Nesta que é a jornada de arranque da segunda volta do campeonato nacional, a equipa de Sérgio Conceição venceu o Desportivo de Chaves por 4-1.

Uma noite em cheio de Soares, que fez o gosto ao pé por três vezes, e um auto-golo de Nuno André Coelho, contra o golo solitário de Bruno Gallo, valeram, aos campeões nacionais, um triunfo que lhes permite permanecer na liderança isolada da prova. Já os flavienses, com apenas 12 pontos, continuam no fundo da tabela.

Dragão de ‘sangue gelado’ resolveu na primeira parte

Naturalmente mais desgastado, fruto do prolongamento a que teve de recorrer para bater o Leixões, na Taça de Portugal, a meio da semana, o FC Porto demonstrou algumas dificuldades em conseguir quebrar a resistência do Chaves nos primeiros minutos de jogo.

Tiago Fernandes montou uma equipa flaviense com os blocos mais recuados e bem populados no centro, o que obrigou a equipa de Sérgio Conceição a limitar-se a jogar pelas alas. Já no ataque, Costinha e Luther afiguravam-se como os principais agitadores.

Ambos se mostraram a bom nível, e os flavienses dispuseram, inclusive, de duas oportunidades para marcar logo nos primeiros 20 minutos de jogo. No entanto, a eficácia azul e branca acabou por se revelar determinante.

Aos 23 minutos, Marega, com um remate potente, obrigou António Filipe a uma bela defesa, para desviar a bola para canto. Ato contínuo, o inevitável Alex Telles bombeou a bola para a grande área, onde apareceu Soares, que, depois de um desvio de Marega, rematou para o fundo das redes.

O Chaves manteve a tranquilidade, trocando sempre a bola com critério, e voltou a provocar perigo quando, aos 38 minutos, Luther ‘bailou’ sobre Herrera na ala esquerda, fletiu para o centro e rematou para uma defesa atenta de Iker Casillas.

Uma boa resposta, mas que acabou ‘traída’ quando, à beira do intervalo, a defesa dos homens da casa ‘adormeceu’, e só ‘acordou’ quando Soares recebeu um passe recuado de Marega e atirou para o segundo golo da conta pessoal.

Mais Soares em noite de (quase) estreia de Fernando Andrade

Na segunda parte, o FC Porto baixou o ritmo do jogo e procurou gerir a vantagem de dois golos conquistada na primeira parte. O Desportivo de Chaves aproveitou para subir no terreno, mas a defesa de ‘betão’ dos dragões, formada por Alex Telles, Pepe, Felipe (que depois foi rendido por Mbemba) e Éder Militão, ‘limpou’ tudo o que havia para ‘limpar’.

A intensidade baixou significativamente no Municipal de Chaves e não faltaram momentos de ‘bocejo’ perante a falta de ação. Foi então que, aos 68 minutos, os campeões nacionais decidiram agitar o jogo. Herrera cruzou, Corona amortizou e Soares, completamente à vontade, completou o hat-trick.

A desvantagem já pesava, mas os flavienses não baixaram os braços. Aos 76 minutos, Pepe derrubou William na grande área e Nuno Almeida apontou de imediato para a marca dos 11 metros. Daí, Bruno Gallo não vacilou e reduziu.

O último golo da noite ocorreu já bem perto do apito final. Fernando Andrade picou a bola sobre António Filipe, e, quando parecia que o ex-Santa Clara se ia estrear a marcar de dragão ao peito, apareceu Nuno André Coelho a atirar para a própria baliza.

Momento do jogo: Se havia boa altura para marcar, foi aquela em que Soares apareceu para fazer o 2-0. Um golo, em parte, ‘facilitado’ pela passividade da defesa do Chaves, mas que embalou o FC Porto para uma segunda parte tranquila.

Acompanhamento do jogo

90' - Apito final em Chaves. O FC Porto soma e segue na liderança isolada da tabela graças a uma noite de sonho de Soares. Do outro lado, o Chaves não deixa o fundo da tabela.

87' - GOOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Fernando Andrade, após um passe longo de Pepe, picou a bola sobre António Filipe e arrancou na direção da baliza. Nuno André Coelho, na tentativa de impedir o golo, acabou por desviar para a própria baliza.

85' - E Sérgio Conceição faz o mesmo. É a vez de Adrián López render Jesús Corona.

82' - Tiago Fernandes esgota as substituições. Entra Platiny para o lugar de Luther.

76' - GOOOOOLOOOOOOOO do Chaves! Bruno Gallo, com muita frieza, atirou a bola para um lado, e Casillas mergulhou para o outro. Os flavienses reduzem a desvantagem a menos de 15 minutos dos 90.

75' - Grande penalidade para o Chaves! Pepe derrubou William e Nuno Almeida apontou de imediato para a marca dos onze metros.

74' - Nova alteração no Chaves. Erdem Sen entra para a posição de André Luís.

72' - O FC Porto volta a mexer. Fernando Andrade entra, e sai Brahimi.

70' - Tiago Fernandes reage de imediato. Entra Niltinho para o lugar de Costinha.

68' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Uma bela jogada de ação, que nasce de um cruzamento de Héctor Herrera para Jesús Corona. O mexicano, de primeira, passou para Soares, que, assim, completa o hat-trick.

66' - Primeira alteração na partida. Sérgio Conceição lança Mbemba para o lugar de Felipe.

61' - Agora é Corona quem fica 'amarelado'. O mexicano desceu no terreno para travar o arranque de Luther e foi castigado.

59' - Luther recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O sul-africano entrou com tudo sobre Militão e Nuno Almeida não teve alternativa se não o admoestar.

58' - Casillas a 'salvar' uma asneira de Felipe! O central atrasou a bola, mas o passe saiu com pouca força, e William acelerou para o tentar intercetar. Valeu a saída rápida do guarda-redes, a afastá-la para longe.

46' - Nuno Almeida apita para o arranque do segundo tempo. Cabe aos dragões dar o pontapé de saída.

45' - Intervalo em Chaves. O FC Porto, pese embora tenha passado por alguns sobressaltos, parte para os balneários com uma vantagem de dois golos, graças ao 'bis' de Tiquinho Soares.

42' - GOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Soares volta a fazer da suas! Marega foi à linha e fez um passe rasteiro para o brasileiro, que aproveitou a passividade da defesa do Chaves para dilatar a vantagem azul e branca.

38' - Que grande momento de Luther! O sul-africano partiu da ala esquerda, tirou Herrera do caminho e desferiu um potente remate, que obrigou Iker Casillas a uma bela defesa.

27' - O Desportivo de Chaves responde com mais um momento de perigo. André Luís, a cruzamento de Lionn, cabeceou por cima do alvo.

24' - GOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! É de Soares! Alex Telles cobrou um pontapé de canto para o coração da área, e, depois de um desvio de Marega, apareceu Soares a desviar para o fundo das redes.

23' - Grande defesa de António Filipe, a evitar o golo do FC Porto! Depois de um cruzamento a partir da esquerda, de Alex Telles, que passou por tudo e todos, Moussa Marega rematou forte para a defesa do guarda-redes do Chaves.

19' - O Chaves volta a causar perigo. Costinha cruzou a partir da ala esquerda, e William apareceu à boca da baliza a cabecear por cima.

13' - Susto na área do FC Porto! Luther desferiu um remate violento de fora da área e Casillas, na tentativa de agarrar a bola, deixa-a escapar para a frente. Na recarga, William tentou desviar para o fundo da baliza, mas cometeu falta sobre Felipe.

11' - O primeiro remate do jogo pertence ao FC Porto. Jesús Corona recebeu a bola fora da grande área, puxou-a para o pé esquerdo e rematou muito por cima da baliza à guarda de António Filipe.

6' - Polémica na área do Chaves. Jesús Corona foi à linha e cruzou para o cabeceamento de Soares, que foi travado pela defesa adversária. O avançado brasileiro pediu grande penalidade por hipotética mão na bola, mas o árbitro nada assinalou.

0' - Rola a bola no Estádio Municipal de Chaves, após um ligeiro atraso relacionado com o sistema de comunicação do árbitro Nuno Almeida. O pontapé de saída pertence aos homens da casa.

Onzes

Chaves: António Filipe; Lionn, Maras, Nuno Coelho, Djavan; Jefferson, Costinha, Gallo; Luther, William e André Luís.

FC Porto: Casillas; Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles; Corona, Herrera, Óliver, Brahimi; Marega e Soares

Antevisão

Campeão em título, o FC Porto começa, esta sexta-feira, a segunda volta do campeonato nacional na liderança isolada. Pela frente, terá um Desportivo de Chaves que se situa no extremo oposto da prova, ‘desesperado’ por pontos para escapar aos lugares de despromoção.

Os flavienses chegam à 18.ª jornada com apenas 12 pontos conquistados, o que os deixa no último lugar da tabela, em igualdade pontual com o Desportivo das Aves. No entanto, a equipa de Tiago Fernandes vem ‘embalada’ pelo triunfo conseguido, no passado fim de semana, em Tondela, o primeiro desde setembro.

Já os dragões arrancam o segundo ‘round’ do campeonato na liderança isolada da prova, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica. Ainda assim, procura recuperar a tranquilidade depois de dois jogos, no mínimo, complicados, nos quais registou um empate (frente ao Sporting, que interrompeu uma série de 18 vitórias consecutivas) e uma vitória sofrida (sobre o Leixões, já no prolongamento, para a Taça de Portugal).

Sérgio Conceição já sabe que não poderá contar com algumas das suas principais peças, como é o caso de Octávio, Aboubakar ou Maxi Pereira. Já Tiago Fernandes, não poderá recorrer a Paulinho, João Teixeira, Ghazaryan e Rúben Macedo.

O Desportivo de Chaves-FC Porto será apitado por Nuno Almeida e pode acompanhá-lo, esta sexta-feira, a partir das 19h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório