Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica volta a ligar FC Porto e Sporting a "roubo" de e-mails

Clube da Luz espera que a operação Cyberuna, que motivou a detenção de Rui Pinto, clarifique "as motivações e quem esteve por detrás" da divulgação de "correspondência eletrónica privada".

Benfica volta a ligar FC Porto e Sporting a "roubo" de e-mails
Notícias ao Minuto

13:58 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Reação

O Benfica fez, esta quinta-feira, uso da newsletter “News Benfica” para reagir à detenção de Rui Pinto, por suspeitas de que esteja ligado à violação do sistema informático do clube e posterior divulgação de e-mails.

Num comunicado de oito pontos, os encarnados recordam a “célebre reunião do Altis, entre os diretores de comunicação do FC Porto e do Sporting”, ligando o “roubo de toda a correspondência eletrónica privada” a ambos os clubes.

“Nessa mesma altura, amigos de infância e universidade do hacker ontem detido passaram a ser figuras em destaque no Porto Canal, onde os emails do Benfica eram semanalmente exibidos de forma truncada e manipulada”, pode ler-se.

“Posteriormente, essa difusão era, de forma organizada e criminosa, ampliada pelo blogue ‘Mercado de Benfica’ e por blogues afetos a uma conhecida empresa de comunicação contratada pela anterior direção do Sporting. A partir do momento em que, por decisão do Tribunal da Relação do Porto, o Porto Canal foi proibido de fazer essa divulgação, passaram a ser esses blogues a difundir em primeira mão os emails obtidos ilicitamente”, prossegue.

O Benfica recorda que existe, “neste momento mais de uma dezena de processos judiciais interpostos” a propósito deste caso, o qual diz ter sido iniciado por “uma rede criminosa altamente organizada e profissional”.

“Na sequência da conferência de imprensa da Polícia Judiciária, também ficou claro que estava em causa a falsificação de documentos, realçando-se que, da nossa parte, alertámos desde o início para os riscos de ser assumido como fonte credível (e com divulgação feita de forma criminosa e como verdade absoluta) emails truncados, falsificados e totalmente descontextualizados”, escrevem os encarnados.

A terminar, o emblema lisboeta diz ter sido dado “mais um passo no sentido da descoberta da verdade”, pede que se descubram as “motivações e quem esteve por detrás disso” e informa que “acompanhará de forma intensa e atenta todo este processo reiterando total disponibilidade para colaborar no que lhe for solicitado na descoberta da verdade”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório