O Benfica fez, esta quinta-feira, uso da newsletter “News Benfica” para reagir à detenção de Rui Pinto, por suspeitas de que esteja ligado à violação do sistema informático do clube e posterior divulgação de e-mails.
Num comunicado de oito pontos, os encarnados recordam a “célebre reunião do Altis, entre os diretores de comunicação do FC Porto e do Sporting”, ligando o “roubo de toda a correspondência eletrónica privada” a ambos os clubes.
“Nessa mesma altura, amigos de infância e universidade do hacker ontem detido passaram a ser figuras em destaque no Porto Canal, onde os emails do Benfica eram semanalmente exibidos de forma truncada e manipulada”, pode ler-se.
“Posteriormente, essa difusão era, de forma organizada e criminosa, ampliada pelo blogue ‘Mercado de Benfica’ e por blogues afetos a uma conhecida empresa de comunicação contratada pela anterior direção do Sporting. A partir do momento em que, por decisão do Tribunal da Relação do Porto, o Porto Canal foi proibido de fazer essa divulgação, passaram a ser esses blogues a difundir em primeira mão os emails obtidos ilicitamente”, prossegue.
O Benfica recorda que existe, “neste momento mais de uma dezena de processos judiciais interpostos” a propósito deste caso, o qual diz ter sido iniciado por “uma rede criminosa altamente organizada e profissional”.
“Na sequência da conferência de imprensa da Polícia Judiciária, também ficou claro que estava em causa a falsificação de documentos, realçando-se que, da nossa parte, alertámos desde o início para os riscos de ser assumido como fonte credível (e com divulgação feita de forma criminosa e como verdade absoluta) emails truncados, falsificados e totalmente descontextualizados”, escrevem os encarnados.
A terminar, o emblema lisboeta diz ter sido dado “mais um passo no sentido da descoberta da verdade”, pede que se descubram as “motivações e quem esteve por detrás disso” e informa que “acompanhará de forma intensa e atenta todo este processo reiterando total disponibilidade para colaborar no que lhe for solicitado na descoberta da verdade”.