Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Encontramos sempre equipas super-motivadas a jogar contra o FC Porto"

Sérgio Conceição espera "um jogo difícil" diante de um Desportivo de Chaves que "precisa de pontuar para subir na tabela".

"Encontramos sempre equipas super-motivadas a jogar contra o FC Porto"
Notícias ao Minuto

12:14 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

A conferência de imprensa tinha como intuito antever a deslocação a Chaves, mas Sérgio Conceição aproveitou para tecer algumas críticas, quer à calendarização das provas em Portugal, quer às arbitragens dos últimos jogos. Para o treinador do FC Porto, é o "espetáculo" que está em causa", pelo que os "maestros" - que é como quem diz, os árbitros - devem dedicar especial atenção.

Que jogo espera: Esperamos um jogo difícil, contra uma equipa que precisa de pontuar para subir na tabela. Uma equipa que mudou um pouco desde a chegada do novo treinador, e que já tivemos a oportunidade de defrontar.

Curto tempo de preparação: Já manifestei a minha opinião na reunião na Cidade do Futebol, espero que os treinadores se façam ouvir e que haja mais consciência nos meses de dezembro e janeiro, principalmente. É completamente sobrecarregado. Mas já estávamos a contar com isso. As pequenas situações que temos de lesões são normais no decorrer de uma época, quando a densidade competitiva é o que é. Temos que preparar os jogos da melhor forma, sem o tempo ideal para os preparar, mas hoje em dias temos todos os meios à disposição para recuperar os atletas.

Jogo mais acessível: Não esperamos um jogo fácil. Esperamos um jogo complicado, perante uma equipa que necessita de pontos para sair da posição desconfortável em que está. A motivação é por jogar contra o campeão nacional. Encontramos sempre equipas super-motivadas a jogar contra o FC Porto, que até mudam a forma como atuam normalmente. Temos que saber tornear esses problemas e dar uma resposta positiva para ir em busca dos três pontos.

Plantel com escassez de opções: Tenho uma visão completamente diferente. Nos laterais, o João Pedro há algum tempo que não está a treinar, há três ou quatro semanas, desde que saiu magoado da equipa B. Não posso utilizar um jogador que está condicionado. Em relação à utilização do Militão, os jogadores têm essa mais-valia ao serem polivalentes, podem fazer mais do que uma opção com qualidade. Há jogadores mais utilizados do que os outros, mas o Corona não é segunda linha, assim, como Pepe, Felipe, Alex Telles, Fernando, André Pereira… O ‘onze’ que jogou, teve jogadores que, à parte do Fernando, têm sido utilizados. Não vou por aí. Perguntam se o plantel é curto… Estou em constante comunicação com a direção, com o presidente, com o Luís Gonçalves. Está tudo dentro do estabelecido. Se vier mais alguém, é porque achamos que é preciso, mas não acho que é muito importante neste momento.

Era importante falar doutras situações que faz com que, por exemplo, o espetáculo não seja o melhor. Contra o Leixões, a exibição não foi tão boa, mas temos de analisar o que se passou dentro do campo. Estou a falar de uma primeira parte de bom nível do FC Porto. Não foi espetacular porque jogámos num campo cheio de areia. Em seis ou sete minutos, havia 15 faltas já. Isso é que é importante falar. Não tenho nada contra o Hugo Miguel, o Capela… Gostava sempre de ter os melhores a apitar os jogos. Um bom maestro faz uma orquestra funcionar bem. A orquestra são os jogadores e o maestro é o árbitro. Se o árbitro está constantemente a interromper, a música não se ouve com qualidade. Há faltas a mais, no jogo com o Sporting foram 40 tal, contra o Leixões foram 50 ou 60… Um exagero completo. Olhar para isso e para as nomeações.

Falando do VAR. Portugal foi pioneiro em utilizar esta ferramenta, que acho bastante interessante. Depois destes quartos-de-final, veio só reforçar o que pensava. É fundamental. Houve um penálti não assinalado a nosso favor, um golo limpo que não foi assinalado e que nos podia custar um título. Eramos eliminados de uma competição em que marcámos e não foi validado. Depois da polémica que houve na jornada anterior com o senhor Hugo Miguel, ir apitar um Vitória-Benfica, e o Capela, que teve no Santa Clara-Benfica apitar o Leixões-FC Porto… Há que pensar. Não estou a dizer que não sejam bons árbitros, mas têm de ser mais protegidos. Quer controlar o jogo apitando constantemente… Devia haver bom senso, devia-se pensar nas nomeações e na avaliação da prestação do árbitro. Dizemos que a equipa adversária quer quebrar o ritmo do FC Porto, mas de 15 em 15 segundos somos travados com faltas por vezes inexistentes, a favor e contra. Temos que pensar nisso, é mais importante do que o mercado.

Sérgio Oliveira: Não quero individualizar. Já falei do Sérgio, achei que não estava da forma que queria, e isso tem a ver com muita coisa. É mais importante falar do Chaves, do que é a equipa do Tiago Fernandes, que mudou um ou outro jogador. O Macedo não pode jogar que é nosso jogador, o Marcão já saiu, o Eustáquio também… Obrigatoriamente vai haver mudanças, mas estamos à espera delas. Há dúvida quanto à composição da equipa do Chaves. Vamos ver, estamos preparados para essas situações sabendo que somos nós que temos que assumir o jogo.

Segunda volta: Espero fazer uma segunda volta melhor do que a primeira. O nosso início não foi tão bom quanto esperava. Depois de sete ou oito jornadas, começámos a estar um bocadinho melhor nalgumas situações de jogo em que tivemos dificuldade. Não querendo ser a cópia da equipa do ano passado, tínhamos como base muito do que se fez bem feito, e não estávamos a fazer. Fomos melhorando e espero fazer uma segunda volta melhor.

Equipa desgastada após prolongamento: Faz parte. Disse que preferia não fazer o prolongamento se validassem o golo nos 90 minutos… Não foi possível, tivemos um adversário de qualidade que nos colocou algumas dificuldades. Conseguimos no apuramento o nosso objetivo. Agora, é inútil repetir que os jogadores têm uma disponibilidade grande e que a recuperação será feita. Jogar de três em três dias é bom sinal. Claro que o sinal podia ser um pouco diferente.

Brahimi: Estava condicionado e continua. Hoje fez treino integrado mas condicionado. Vamos ver até à hora do jogo. Pode estar na convocatória, mas a utilização só iremos ver muito perto. Às vezes, um calendário com um jogo um dia mais tarde faz a diferença.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório