Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Benfica nas 'meias': Águia pegou na tesoura e desfez um castelo de papel

Águias qualificaram-se para as meias-finais da Taça de Portugal, após derrotarem o Vitória SC, em Guimarães, por 1-0.

Benfica nas 'meias': Águia pegou na tesoura e desfez um castelo de papel

Resumo: Pedra, papel ou tesoura. O Benfica escolheu tesoura e o Vitória SC optou pelo papel. E foi tão fácil para as águias ‘destruírem’ um castelo que se esperava de betão, mas era feito de papel.

A águia não precisou de muito, e nem fez muito para amassar o ‘papel’ de Guimarães, porque uma fraca réplica do anfitrião não fizeram muita comichão a um Benfica que não se pautou por exibições de grande apanha.

Aliás, João Félix desbloqueou o encontro, à passagem do minuto 14, após assistência de Rúben Dias, numa partida onde houve muitas pedras na engrenagem e uma corrente de jogo que teve pouco ou nenhum andamento.

Três jogos, três vitórias para Bruno Lage. Nas meias-finais da Taça de Portugal, o Benfica defrontará o Feirense ou o Sporting, numa partida que se joga apenas esta quarta-feira.

O bom soldado disse 'presente'

A armada vitoriana ainda estava a organizar o seu bastião quando a primeira ‘flecha’ encarnada atingiu o coração da Cidade de Berço. Foram precisos apenas 14 minutos para o ‘puto maravilha’, de seu nome João Félix, vestir a pele de ‘soldado’ e arrombar os portões do marcador. Cinco minutos depois, Alexandre Guedes podia ter sarado a primeira investida do ataque encarnado, mas o remate passou a centímetros da baliza de Svilar.

Numa etapa inicial, onde Luís Castro não dispôs com qualidade as peças do seu xadrez, o Benfica também não foi capaz de desenvolver a sua avalanche ofensiva ao longo dos primeiros 45 minutos. Tempo esse, em que se perguntou por um ‘comandante’, mas Pizzi mais refilava com os seus oponentes, do que fluía jogo para os seus companheiros.

Bastou um curso básico de gestão para seguir em frente para as 'meias'

A segunda parte trouxe uma alteração no esquema tático do Benfica: a saída da ‘placa giratória’ Fejsa, na noite desta terça-feira várias rotações abaixo, para a entrada de Samaris.

O Vitória SC galgou terreno na etapa complementar, assumiu até a espaços as rédeas das suas ‘torres de controlo’, porém não esboçava sinais claros de colocar em perigo a ‘trincheira’ defendida por Svilar. As tropas vitorianas avançavam a bom ritmo até às imediações da grande área encarnada, onde Jardel e Rúben Dias se assumiam como verdadeiros coronéis da defesa.

O jogo terminou sem sobressaltos de maior, numa partida onde o ‘soldado’ Félix começa a galgar terreno para uma subida de posto a breve trecho.

ACOMPANHAMENTO DO JOGO

90+4' - TERMINA O ENCONTRO! O Benfica está nas meias-finais da Taça de Portugal!

90' - Quatro minutos de compensação

87' - Amarelo para Wakaso

86' - Amarelo para Svilar

85' - Cartão amarelo para Samaris

83' - Entra Gedson para o lugar de Pizzi! Esgota as alterações Bruno Lage nos 90 minutos de jogo.

82' - Cartão Amarelo para André Almeida.

74' - Estupiñan vai ser a última alteração de Luís Castro. Sai Joseph.

74' - Seferovic foi disparado para o coração da grande área adversária, mas não teve discernimento para resolver o lance quando entrou na grande área do Vitória SC.

67' - Amarelo para Joseph, por travar contra-ataque a Joseph.

66' - Substituições no Vitória SC: Entram João Carlos Teixeira e Hélder Ferreira para os lugares de Matheus Oliveira e Ola John.

65' - QUE SUSTO DO VITÓRIA SC! Fantástico drible de Ola John, tira dois adversários da frente, mas o cruzamento não encontra a cabeça de Mattheus Oliveira.

61' - Entra Salvio para o lugar de Zivkovic!

55' - Dez minutos de jogo nesta etapa complementar... e os guarda-redes assistem de 'camarote' ao encontro!

46' - Sai Fejsa, entra Samaris!

46' - Começou a segunda parte no Estádio D.Afonso Henriques!

45+1' - Intervalo em Guimarães

45' - Um minuto de compensação! 

44' - Segura Svilar! Remate de meia distância de Matheus Oliveira, mas sem dificuldades de maior para o guardião das águias.

43' - Hugo Miguel nada assinala! Falta dura de Gabriel sobre Ola John.

39' - Agarra Svilar! Corrida pelo lado esquerdo de Rafa Soares, que chega à zona de cruzamento... mas a bola termina nas luvas do guarda-redes do Benfica.

36' - Benfica à beira do segundo! Valeu um corte milagroso de Wakaso no coração da grande área do Vitória SC, a negar o encosto mortal para dentro da baliza.

34' - Amarelo para Pizzi, a punir falta sobre Joseph.

33' - Amarelo para Osório, a punir falta dura sobre Seferovic.

Confira o golo que deu vantagem às águias no Estádio D. Afonso Henriques.

23' - Cartão amarelo para Jardel, a punir uma falta sobre Davidson.

Entretanto na outra partida dos quartos de final da Taça de Portugal, o Leixões restabelece a igualdade diante do FC Porto

19' - QUASE O EMPATE POR ... ALEXANDRE GUEDES! Apenas alguns centímetros ao lado da baliza de Svilar. Cruzamento atrasado de Davidson e o ponta-de-lança vitoriano tentou o golo à meia volta!

14' GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA JOÃO FÉLIX! FÉLIX! FÉLIX! MARCA O PUTO MARAVILHA, MARCA JOÃO FÉLIX! Passe longo de Rúben Dias à procura de João Félix, que recebeu e finalizou a jogada. Miguel Silva ainda consegue tocar na bola, mas não evita que a 'redondinha' chegue ao fundo da baliza.

13' - Do livre nada resulta. A bola enviada por Grimaldo passou ao lado do poste esquerdo de Miguel Silva.

12' - Falta de Pedro Henrique sobre João Félix. Livre perigoso para o Benfica.

7' - Contra-ataque do Vitória SC pela esquerda. Rafa Soares tira o cruzamento, mas Guedes, sozinho na grande área, não chega à bola.

3' - SEGURA MIGUEL SILVA! Cruzamento tenso das águias, na sequência de um canto. Saiu dos postes o guardião do Vitória SC, a evitar o cabeceamento de Jardel.

2' - GRANDE DEFESA DE MIGUEL SILVA! O que acaba de desperdiçar Zivkovic na cara do guarda-redes... num lance desenhado na pequena área do Vitória SC

1' - Rola a bola no Estádio D. Afonso Henriques!

ONZES

VITÓRIA SC: Miguel Silva, Sacko, Pedro Henrique, Osório, Rafa Soares, Wakaso, Joseph, Matheus Oliveira, Ola John, Davidson e Guedes.

BENFICA: Svilar; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gabriel, Pizzi e Zivkovic, João Félix e Seferovic.

Antevisão: Esta terça-feira, pelas 20h45, realiza-se o primeiro de dois ‘rounds’ entre Vitória SC e Benfica, já que sexta-feira a procissão repete-se, dessa feita para o campeonato. No que diz respeito à partida de hoje, falamos do 168.º confronto entre ambos, do qual resultaram anteriormente 117 vitórias para o Benfica, 25 triunfos para os vimaranenses e outros tantos empates.

A cidade de Berço vai batizar a estreia de Bruno Lage como técnico principal do Benfica, após o anúncio oficial realizado, esta segunda-feira, por Luís Filipe Vieira.

Até chegar a esta fase da competição o Vitória SC eliminou o Valenciano [7-0], o União da Madeira [2-0] e o Boavista [1-0], já o Benfica deixou pelo caminho o Sertanense [3-0], o Arouca [2-1] e o Montalegre [1-0].

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório