Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Conceição: "O FC Porto está habituado a estar no primeiro lugar"

Sporting e FC Porto têm um duelo marcado para as 15h30 de sábado.

Conceição: "O FC Porto está habituado a estar no primeiro lugar"
Notícias ao Minuto

12:23 - 11/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Esta sexta-feira, Sérgio Conceição fez a antevisão ao clássico com o Sporting, agendado para amanhã, sábado, pelas 15h30. O treinador do FC Porto destacou a importância de Bruno Fernandes para a dinâmica da equipa leonina, referiu a questão pontual e falou ainda do regresso de Pepe. 

Fique com os pontos principais da conferência de imprensa de Sérgio Conceição. 

Jogo: Espero viver emoções da mesma forma que tenho vivido ao longo da minha carreira. É um jogo com um rival que luta pelos mesmos objetivos que nós. Vamos fazer tudo para conquistar os três pontos.

Pepe: Encontrei bem o Pepe, com uma vontade enorme de querer ajudar, com uma motivação que já lhe conhecia. É um jogador competitivo, muito sério e muito trabalhador. Conheci-o pessoalmente e é muito agradável trabalhar com um jogador com este currículo profissional. Se conto com ele para o clássico? Está toda a gente disponível, à exceção do Otávio e Aboubakar. Depois cabe-me a mim fazer a convocatória. 

Um jogo com uma equipa com mais responsabilidade? O objetivo do FC Porto é sempre de ganhar e presumo que o do Sporting seja o mesmo. A diferença pontual na tabela olhamos para ela até ao apito do árbitro. O jogo tem a sua própria história e, por isso, temos de entrar bem para conseguimos ganhar os três pontos. A responsabilidade do FC Porto é a mesma daquela que tivemos no último jogo. 

Pepe para suplente? Não vou dizer isso. Nunca digo equipas ou convocatórias nas vésperas de jogo, com algumas exceções. As nossas equipas não permitem ir buscar jogadores que entre, de caras, na equipa, mas sim boas soluções e alternativas, mas isso não quer dizer que, com o trabalho, não se venham a afirmar como titulares, como o caso do Militão. Parece que o Pepe vem para aqui terminar a carreira de uma forma tranquila, mas não é nada disso. A primeira coisa que ele me disse quando me cumprimentou foi: "Mister, eu quero competir". Essa disponibilidade é que é importante.

Sporting de Keizer e Peseiro: Tenho um enorme respeito pelo trabalho de José Peseiro, mas o ambiente não era fácil. Com o novo presidente e novo treinador, o Sporting ganhou mais tranquilidade. Há dinâmicas diferentes, mas coisas que não fáceis de observar e descortinar. Acho que o trajeto de Keizer está a ser positivo, até porque o campeonato português não é fácil. É sempre bom ter treinadores como Keizer que vem para aqui e traz coisas diferentes. Mas estamos cada vez melhores, nós treinadores portugueses. O treinador português é criativo, inteligente e taticamente forte. 

Horário do jogo: Desde já, quero dar os parabéns a quem estabeleceu este horário, porque é um horário que faz bem ao futebol. Porque há muita gente que vai levar as famílias ao estádio. O espetáculo beneficia com este horário. Em termos das rotinas dos jogadores, não nos queixamos. Eu prefiro ter um estádio cheio, é extremamente motivante para quem joga. 

Bruno Fernandes: É um jogador importante dentro da dinâmica do Sporting, sem dúvida. É um jogador com qualidade. É um jogador a ter em atenção, pelos seus movimentos. É muito inteligente. 

Jogar em Alvalade tem sido mais difícil para o FC Porto: Penso que o Sporting tem feito grandes jogos pelo FC Porto em sua casa. Penso que o Sporting não perde em casa, desde maio de 2017. 

Empate do Sp. Braga. Imaginava chegar ao final da primeira volta com esta concorrência? Trabalhamos diariamente para conseguir ganhar o próximo jogo. Não vivemos muito num futuro a médio prazo. Vivemos no momento.  As equipas passam por ciclos diferentes. Depois deste jogo ainda há cerca de 51 pontos em disputa. Há muito ponto para conseguir conquistar. Há muito jogo ainda para disputar, por isso não ficamos muito excitados com esta vantagem. Acho que é normal, uma equipa como o FC Porto tem de estar em primeiro lugar. O FC Porto está habituado a estar no primeiro lugar. É um jogo importante para o lugar, que se perder fica a 11 pontos. Mas como é importante para eles, também é para nós. O Sp. Braga perdeu dois pontos e nós temos de nos preocupar com o nosso jogo. Depois há outras situações com as quais estamos atentos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório