Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting em risco contra FC Porto. Sp. Braga e Benfica com vida difícil

O clássico Sporting-FC Porto domina a última jornada da primeira volta da Liga de futebol, na qual o Benfica visita o Santa Clara, e o Sporting de Braga defronta fora o Portimonense.

Sporting em risco contra FC Porto. Sp. Braga e Benfica com vida difícil
Notícias ao Minuto

08:51 - 09/01/19 por Lusa

Desporto 17.ª jornada

As atenções estão a meio da tarde de sábado no Estádio José Alvalade (15:30), no duelo entre o líder FC Porto e o Sporting, com os 'leões' a oito pontos e em perigo de iniciar a segunda metade do campeonato praticamente fora da corrida ao título.

O Sporting chega ao clássico depois de ter perdido em Tondela (2-1), o que deixou a equipa treinada pelo holandês Marcel Keizer em situação muito complicada, no quarto lugar da Liga, e perante a possibilidade de, se perder, ficar a 11 pontos da frente.

Em contrapartida, o campeão FC Porto 'respira' tranquilidade na liderança, com mais seis pontos do que o Sporting de Braga e sete do que o Benfica, após a 18.ª vitória consecutiva, entre todas as competições.

O risco está todo do lado do Sporting, que chega ao jogo sem Acuña (castigado), mas que poderá já ter o holandês Bas Dost, jogador que foi baixa em Tondela, por lesão, e é o melhor marcador da equipa (dez golos) e segundo na Liga.

A ronda traz ainda deslocações difíceis a Sporting de Braga e Benfica, com os bracarenses a visitarem na quinta-feira o Portimonense (20:15), que não perde em casa desde a primeira jornada, em agosto, somando desde então dois empates e cinco vitórias.

A equipa treinada por António Folha conseguiu vencer Sporting (4-2), Benfica (2-0) e Vitória de Guimarães (3-2), num 'onze' em que se destacam jogadores como o japonês Nakajima, que foi dispensado da seleção por lesão, o brasileiro Paulinho ou o colombiano Jackson Martinez.

Será um duro teste para o Sporting de Braga, que no campeonato apenas perdeu fora de casa na visita ao Benfica e ao FC Porto, embora ainda tenha empatado com Vitória de Guimarães e Santa Clara.

O Benfica terá o segundo jogo com orientação do interino Bruno Lage, após a saída de Rui Vitória, com a deslocação aos Açores na sexta-feira (18:00), frente a um Santa Clara que não vence em casa há cinco jogos e tem melhor registo fora.

Em casa os açorianos perderam já com FC Porto e Sporting, com ambos por 2-1, e empataram a 3-3 com Sporting de Braga.

Também na sexta-feira, o Desportivo das Aves (17.º e penúltimo), sem vencer na Liga há seis jornadas (cinco derrotas e um empate) recebe o Feirense (16.º), que tem desde 26 de agosto oito derrotas e seis empates.

Ao jogo de 'aflitos' segue-se na mesma sexta-feira um duelo perto da zona 'europeia', com o Vitória de Guimarães (6.º) a receber o Moreirense (5.º), num momento em que as duas equipas estão separadas por três pontos.

Em ronda que antecede os quartos de final da Taça de Portugal, a meio da semana, para domingo estão agendados os últimos três jogos, com o Nacional (11.º) a receber o Belenenses (7.º), o Desportivo de Chaves (18.º) o Tondela (12.º), e o Rio Ave (10.º) o Vitória de Setúbal (13.º).

Antes, no sábado e após o clássico Sporting-FC Porto, o Boavista (14.º) recebe o Marítimo (15.º), com as equipas separadas por dois pontos.

Programa da 17.ª jornada:

- Quinta-feira, 10 jan:

Portimonense -- Sporting de Braga, 20:15.

- Sexta-feira, 11 jan:

Santa Clara -- Benfica, 18:00.

Desportivo das Aves -- Feirense, 19:00.

Vitória de Guimarães -- Moreirense, 21:15.

- Sábado, 12 jan:

Sporting -- FC Porto, 15:30.

Boavista -- Marítimo, 20:30.

- Domingo, 13 jan:

Nacional -- Belenenses, 15:00.

Desportivo de Chaves -- Tondela, 17:30.

Rio Ave -- Vitória de Setúbal, 20:00.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório