Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Tondela foi um 'banho' de água gelada. Dragão é remédio para hipotermias?

Leão parte para a última jornada da primeira volta do campeonato a oito pontos do líder FC Porto, curiosamente o clube que vai receber na próxima ronda em Alvalade.

Notícias ao Minuto

08:28 - 08/01/19 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Sporting não deu continuidade ao bom arranque de 2019, que tinha propiciado aos leões uma vitória no dérbi lisboeta. Quatro dias depois do triunfo por 2-1, frente ao Belenenses SAD, a armada verde e branca voltou a complicar as contas pelo título, na sequência da derrota por 1-2 no Estádio João Cardoso.

Em contraponto está um Tondela que somou a quarta vitória consecutiva, desta deita por 2-1, o que se traduziu no melhor registo do emblema beirão desde abril de 2015, na altura somaram seis triunfos consecutivos.

Se a estatística abona a favor dos pupilos de Pepa, há dois dados que importam ser sublinhados e devem ser merecedores da atenção da estrutura técnica leonina:  sob o comando de Marcel Keizer, o Sporting sofreu golos em 10 das 11 partidas - só na receção ao Vorkla Poltava (3-0) o clube de Alvalade impediu tentos do adversário -, acrescendo o facto de que fora de casa o Sporting somou mais jogos perdidos (4) do que ganhos (3).

E assim fica mais fácil responder à pergunta de Marcel Keizer que, na antevisão ao duelo com o Tondela, foi questionado sobre as reais possibilidades do leão de lutar pelo título:  "Em março ou abril veremos o que podemos fazer".

A verdade é que neste momento o emblema verde e branco já está a oito pontos do trono da I Liga, sabendo que um deslize diante do FC Porto, em Alvalade, na próxima jornada, será golpe capital nas aspirações pelo título. Sabendo ainda que a distância dos leões para Sp. Braga (-2) e Benfica (-1) é ténue, mas merecedora cuidados redobrados.

Na noite fria de Tondela, o Sporting começou a perder cedo, com um golo de Juan Delgado (o mais rápido sofrido pelo Sporting em 2018/2019). A expulsão de Jaquité no início da etapa complementar aumentou os níveis de pressão de um leão que ganhou em número de cantos, remates, posse de bola e oportunidades, mas sem discernimento para dar continuidade ao rolo compressor de golos. Houve Raphinha, pouco Nani e nada de Diaby. A ausência de Bas Dost foi impossível de esquecer. E nem o golo de Mathieu sarou as 'feridas' de um felino, já com dois golpes no 'lombo'.

Sim, porque depois do remate certeiro de Juan Delgado, o Tondela ainda teve discernimento para ampliar o marcador, por intermediário de Tomané, à passagem do minuto 74, num golo que merece ser revisto e aplaudido. Porque o futebol é isto, apreciar a construção de 'monumentos' em tempo real.

TONDELA VS SPORTING
6 Remates 19
33 Posse de bola 67
4 Cantos 10
25 Faltas cometidas 16
5/1 Cartões amarelos/vermelhos 4/0

Clique na imagem para conferir o resumo do jogo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório