Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Conceição 'caça' Jesus no dia em que saltou a 'tampa' a Corona

O FC Porto venceu o Nacional, por 3-1, e visita, na próxima jornada, o Sporting com oito pontos de vantagem.

Conceição 'caça' Jesus no dia em que saltou a 'tampa' a Corona
Notícias ao Minuto

23:13 - 07/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Com a liderança assegurada e com a derrota do Sporting no terreno do Tondela, o FC Porto entrou 'descansado' no Estádio do Dragão, para defrontar o Nacional, esta segunda-feira. No entanto, depois de alguns assobios por parte das bancadas, a equipa de Sérgio Conceição 'acordou' e acabou por carimbar uma vitória por 3-1, com golos de Brahimi (32' e 57') e Soares (38'). 

Uma vitória histórica para o FC Porto de Sérgio Conceição, que atingiu a 18.ª vitória consecutiva, chegando à marca de Jorge Jesus, ao serviço do Benfica. Falta, apenas, um triunfo para os azuis e brancos estabelecerem um novo recorde nacional. 

No entanto, nem tudo foram favas contadas, pelo menos, nos primeiros minutos. Na liderança isolada, os dragões entraram em campo deixando espaço e dando tempo ao Nacional para explorar. 

E assim foi. À exceção do excelente remate de Corona que exigiu uma brilhante defesa por parte de Daniel Guimarães (7'), os primeiros minutos ficaram marcados pela estratégia da equipa de Costinha, que fechava bem os espaços, apostava num bloco baixo e até assustou Casillas, com um remate explosivo de João Camacho (19'). 

Os adeptos não gostavam do que viam, e os assobios não tardaram em chegar. E funcionaram. A equipa da casa acordou e começou a desmontar a estratégia imposta pelos insulares, apostando no contra-ataque rápido. A partir daqui, os golos estavam presos por uma questão de tempo. E de Corona.

Se Maxi abriu caminho para o golo de Brahimi (32'), Corona foi, sem dúvida, o homem do jogo, com duas assistências para os golos de Soares (38') e para o bis do argelino (57'). Para além da excelente exibição carimbada. 

O Nacional ainda conseguiu reduzir, por Rochez (40'), logo depois do segundo golo dos azuis e brancos, mas não chegou, sequer, para assustar o dragão, que respondeu na segunda parte, com o tal bis de Brahimi.

A partir daqui, assistiu-se a uma gestão de esforço por parte de Sérgio Conceição, com alterações estratégicas, possivelmente, a pensar no clássico da próxima jornada, com o Sporting. Já Costinha, geria as lesões dos seus jogadores.

Depois de Daniel Guimarães ter sido substituído, ainda na primeira parte, devido a lesão, para a entrada de Lucas, Rosic deixou o relvado de ambulância, na sequência de um choque com o guardião da sua equipa, que o deixou inconsciente. 

Com este resultado, o FC Porto está na liderança do campeonato nacional com 42 pontos, mais seis do que o Sp. Braga (2.º lugar), mais cinco do que o Benfica (3.º lugar) e mais oito pontos do que o Sporting (4.º lugar). 

Momento do jogo: O golo de Soares, aos 38 minutos, ofereceu outra tranquilidade à equipa do FC Porto, que vencia pela margem mínima. 

_____________________________________________________________________________________

Acompanhamento:

90+9'- Terminou o jogo no Dragão. 

90'- Nove minutos de compensação. 

82'- Substituição no Nacional: Entrada de Riascos para a saída de Jota. 

75'- Substituição no FC Porto: Sai Soares para a entrada de Óliver. 

72'- Marega! Boa intervenção do guarda-redes do Nacional. 

64'- Marega foge pelo lado direito do ataque, em velocidade, mas a defesa do Nacional estava atenta e apressou-se a cortar o esférico. 

60'- Substituição no FC Porto: Sai Brahimi para a entrada de Adrián Lopez. 

Confira o bis de Brahimi

57'- GOLOOOOO! FC PORTO! BRAHIMI! Na cara do guarda-redes, atira sem vacilar para o terceiro!

50'- Mais uma substituição forçada no Nacional, com a lesão de Rosic. Entra Coelho. Rosic sai de ambulância. 

46'- Começa o segundo tempo. 

45+2'- Tempo de intervalo. 

45'- Dois minutos de compensação. 

Veja o golo de Rochez

40'- GOLOOOOOOO! NACIONAL! ROCHEZ! A equipa de Costinha não demorou a responder ao tento de Soares e, dois minutos depois, aproveitou um ressalto para rematar rasteiro para o fundo das redes de Casillas. 

Veja o golo de Soares

38' - GOLOOOOO! FC POOOORTO! SOARES! Depois de uma finta de Corona, do lado direito do ataque, o jogador cruzou para a grande área, onde apareceu Soares. O brasileiro cabeceou par o 2-0. 

36'- Substituição forçada no Nacional. Entra Lucas França para a saída de Daniel Guimarães, depois de o guarda-redes ter ficado queixoso, no relvado, após o golo. 

Veja o golo de Brahimi 

32'- GOLOOOOOOO! FC PORTO! BRAHIMI! No contra-ataque, Maxi Pereira deixou o esférico para Brahimi que, na cara de Daniel Guimarães, atirou para o 1-0. Está feito o primeiro no Dragão. 

27'- Nacional solta-se pelo lado direito do ataque e Vítor Gonçalves aposta no remate, mas o esférico saiu por cima da baliza de Casillas. 

24'- Canto para o FC Porto, do lado esquerdo ataque. Bate Alex Telles, mas a defesa do Nacional afasta sem dificuldades. 

19'- Casillas! Grande remate de João Camacho para a defesa apertada de Iker Casillas. 

17'- Rosic! Cabeceamento perigoso resulta em novo canto para o Nacional, mas Casillas amarra sem dificuldades. 

15'- Danilo! Cabeceamento por cima da baliza de Daniel Guimarães. 

13'- Casillas atirou para Marega que, junto à defesa adversária e em boa posição, não fez bem a receção, perdendo uma boa oportunidade para criar perigo. 

11'- Falta de Nuno Campos sobre Corona. 

7'- Que oportunidade! Grande defesa de Daniel Guimarães! Corona deixou o esférico para Marega que, isolado, rematou para um grande defesa do guardião do Nacional. No ressalto, Soares ainda tentou marcar, mas já não conseguiu chegar ao esférico. 

3'- Jogo muito disputado a meio campo. O Nacional tem os corredores bem fechados. 

1' - Arranca a partida. 

Onzes: 

FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Mbemba, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Corona e Herrera; Brahimi, Soares e Marega.

Nacional: Daniel; Kalindi, Júlio César, Rosic, Campos; Camacho, Jota, Palocevic, Witi; Vítor Gonçalves, Rochez.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório