Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Quem ri por último, ri melhor. Uma reviravolta como não se via há 17 anos

João Félix e Seferovic foram os protagonistas da vitória do Benfica sobre o Rio Ave. Uma vitória difícil na era pós-Rui Vitória.

Quem ri por último, ri melhor. Uma reviravolta como não se via há 17 anos
Notícias ao Minuto

08:12 - 07/01/19 por Ruben Valente

Desporto Análise

Terminou um ciclo no Benfica e houve que colocar mãos à obra. Foi precisamente isso que fez Bruno Lage, que se estreou no banco da equipa principal das águias, este domingo, frente ao Rio Ave. E o interino do Benfica apanhou um valente susto: aos 20 minutos a sua equipa já perdia por 0-2. Porém, o Benfica foi também ele capaz do melhor e em cinco minutos conseguiu inverter a desvantagem no marcador.

Seferovic (26’) e João Félix (31’) empataram a partida e, já no segundo tempo, alcançaram a reviravolta no marcador com mais um golo cada. 4-2 foi o resultado final, que coloca assim as águias provisoriamente no 3.º lugar da I Liga.

Reviravolta inédita na nova Luz

O 4-2 final no Benfica-Rio Ave consumou a quarta reviravolta no marcador esta temporada para as águias: PAOK (f), Tondela (f), Arouca (c) Rio Ave (c). No entanto, esta teve um sabor especial. É que desde 2002 o Benfica não conseguia recuperar de uma desvantagem de dois golos.

Para vermos uma reviravolta após estar a perder por dois golos temos de recuar até 2002, ao antigo estádio da Luz. Na altura, as águias derrotaram o Varzim, por 3-2, num jogo a contar para a Liga portuguesa.

Uma tática diferente ou… apenas uma “dinâmica” diferente

Bruno Lage apostou num 4x4x2 neste jogo frente ao Rio Ave. O técnico apostou numa dupla atacante composta por Seferovic e João Félix e não podia ter tido aposta melhor, como o resultado também indica.

Contudo, o próprio Bruno Lage comentou o sistema tático utilizado e desmistificou que nem tudo é tão rígido quanto pode parecer.

“Vocês [jornalistas] olham muito para aquilo que é o sistema, e é normal que se olhe, mas olham pouco para aquilo que é a dinâmica de um sistema. Eu vi o João [Félix], quer como ponta-de-lança quer como médio, a jogar muito bem entre linhas. Tive a oportunidade de ler algumas coisas e vocês diziam que a equipa B jogava em 4x3x3. Faço-vos um desafio: jogamos em 4x3x3 porquê? Porque jogamos com três médios? Amanhã se meter um central a ponta-de-lança jogamos em que sistema? Não olhem para os jogadores, olhem para as dinâmicas da equipa. Percebi que frente ao Portimonense acabámos bem a jogar em 4x4x2 e tive o feeling que podíamos jogar assim”.

Uma aposta verdadeiramente ‘Félix’

Como já referimos, Seferovic e João Félix constituíram a dupla atacante do Benfica este domingo. Os dois foram os claros protagonistas do encontro ao marcaram dois golos cada. Mas não é só isto. Há dois factos que abrilhantam ainda mais o desempenho do suíço e do jovem português.

Seferovic igualou já a sua época mais ‘matadora’: São já 14 golos no total (9 no Benfica e 5 na seleção), os mesmos que em 2014/15, quando ainda se encontrava no Eintracht Frankfurt. A diferença é que ainda estamos em janeiro. É caso para dizer que o avançado suíço está muito perto de garantir uma das melhores temporadas da sua carreira.

Quanto a João Félix continuou a mostrar que merece um lugar entre os mais influentes na equipa encarnada. Recebeu a ovação da noite e bem a mereceu. O camisola 79 das águias tornou-se no jogador mais jovem de sempre a bisar no novo estádio da Luz. Mais novo que João Félix só Hugo Leal, em 1998, quando ainda tinha 18 anos.

Benfica VS. Rio Ave
52% Posse de bola 48%
11 Remates 13
5 Cantos 4
25 Faltas 19
3 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório