Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Começou mal, mas teve final feliz. Uma estreia ‘Félix’ para Bruno Lage

Benfica esteve a perder por 0-2, mas conseguiu a ‘cambalhota’ no marcador. Dois golos de João Félix e mais dois de Haris Seferovic colocam as águias, provisoriamente no 2.º lugar da I Liga.

Começou mal, mas teve final feliz. Uma estreia ‘Félix’ para Bruno Lage
Notícias ao Minuto

19:15 - 06/01/19 por Ruben Valente

Desporto Resumo

Resumo: Duas estreias no banco e muita história para contar neste espetáculo que valeu certamente aos adeptos todo o dinheiro do bilhete. Bruno Lage do lado do Benfica, Daniel Ramos do lado do Rio Ave. O ‘blockbuster’ no ‘cinema’ da Luz estava preparado e quem sorriu primeiro foi mesmo o novo técnico dos vilacondenses. Para surpresa de muitos, aos 20 minutos, o Rio Ave já vencia por 2-0.

Gabrielzinho e Bruno Moreira entraram de rompante em cena e marcaram aos 17’ e aos 20’, gelando ainda mais aquela que já era uma tarde fria no estádio da Luz. Muita passividade da defesa encarnada, muita raça do lado da formação de Vila do Conde. O que era certo é que o Benfica estava frágil e os adeptos quiseram empurrar a equipa para a frente – apesar de existirem também alguns assobios. Afinal de contas, nunca sabemos o desfecho de um filme. 

Apoiados pelos milhares nas bancadas, o Benfica deu início a uma reviravolta fantástica. Depois de dois golos sofridos em tempo relâmpago, os encarnados, que alinharam num 4x4x2, viram a sua dupla atacante fazer grandes estragos.

João Félix e Seferovic foram os protagonistas da reviravolta, e que bem que se entenderam os dois. Aos 27 minutos, o camisola 79 das águias deu início à jogada, simulou de forma perfeita e o suíço fez o resto com pormenores de fino recorde. Aos 31’ foi Seferovic a devolver a simpatia ao jovem do Benfica. Lance de insistência do avançado encarnado, cruzamento para o coração da área e lá apareceu Félix, endiabrado, para o empate.

O Rio Ave não facilitou a vida ao Benfica, mas é difícil parar esta equipa encarnada quando está embalada. Com a confiança dos dois golos marcados no 1.º tempo, a formação da Luz entrou com toda a força na segunda parte. Grimaldo quis ser protagonista, mas apesar do momento mágico ao driblar cinco (!) defesas, o espanhol ficou com o papel secundário. Um remate ao poste deixou-o de mãos na cabeça.

As luzes da ribalta estavam mesmo destinadas aos protagonistas da primeira parte: João Félix e Seferovic. E é caso para dizer que Bruno Lage teve a sua aposta mais que confirmada. João Félix bisou na partida e consumou a reviravolta do Benfica aos 64 minutos. O jovem encarnado acabou por sair pouco depois, tendo recebido a maior ovação da noite.

Antes disso ainda houve tempo para o 4-2. Seferovic fechou as contas e selou um feito inédito no novo estádio da Luz. É que desde 2002 que o Benfica não conseguia recuperar de uma desvantagem de dois golos. Bruno Lage acabou mesmo por ser o último a sorrir na sua estreia no banco da equipa principal das águias, mas os óscares foram entregues a Félix e Seferovic que, sem dúvida, deram um final feliz aos seus adeptos.

Com este resultado, o Benfica sobe provisoriamente ao 2.º lugar do campeonato. As águias somam 35 pontos e ficam a quatro da liderança, onde está o FC Porto com menos um jogo.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- FINAL DO JOGO! O Benfica vence o Rio Ave por 4-2.

90'- O árbitro manda jogar mais quatro minutos.

88' - Salvio dá lugar a Krovinovic na formação do Benfica.

84'- Entra Vitó e sai Jambor na equipa do Rio Ave.

80'- O jogo parece decidido. A faltarem 10 minutos, a vitória parece já não fugir ao Benfica, embora o Rio Ave já tenha dado provas de que pode surpreender.

72'- A ovação da noite! Sai João Félix para a entrada de Facundo Ferreyra.

70'- GOLO DO BENFICA! SEFEROVIC BISA! Contra-ataque conduzido pelo próprio suíço, que coloca em Pizzi. O 21 das águias conduziu a bola durante alguns metros, devolveu a Seferovic que, de pé esquerdo, atirou para o quarto golo do Benfica.

65'- No novo estádio da Luz, o Benfica nunca tinha conseguido recuperar de uma desvantagem de dois golos. A última reviravolta foi em 2002 frente ao Varzim, ainda no antigo estádio.

64'- GOLO DO BENFICA!!! JOÃO FÉLIX BISA! ESTÁ CONSUMADA A REVIRAVOLTA! Zivkovic, acabado de entrar, tirou o cruzamento com régua e esquadro, e o jovem atacante só teve de tocar para o fundo das redes. 3-2 para as águias.

63'- Excelente jogada do Rio Ave. Vinícius cruzou para Bruno Moreira, que podia fazer melhor. O avançado atirou muito por cima da baliza do Benfica.

61'- Substituição no Benfica: Sai Franco Cervi e entra Zivkovic.

57'- Galeno! O extremo do Rio Ave fez quase tudo bem. Sozinho, percorreu toda a ala esquerda, fletiu para o meio e atirou para defesa de Vlachodimos. Grande jogada do camisola 90 da equipa de Vila do Conde.

53'- Livre em zona perigosa. Schmidt bate, mas atira por cima da baliza de Vlachodimos.

48'- AO POSTE! Que momento de Grimaldo! O lateral levantou a Luz depois de passar por toda a defensiva do Rio Ave e atirar ao poste da baliza de Leo Jardim!

46'- Recomeça a partida!

45+1'- Intervalo! 2-2 no marcador. Marcaram Gabriel e Bruno Moreira para o Rio Ave. Reduziram Seferovic e João Félix.

43'- João Félix!!! Depois de um cruzamento largo ao segundo poste, o jovem das águias aproveita da melhor maneira um mau corte da defesa vilacondense para visar a baliza de Leo Jardim. Com tudo para fazer o terceiro, Félix rematou com potência... mas ao lado.

40'- O jogo vai caminhando para o intervalo e o ritmo está a baixar. Esteve frenético a partir dos 15 minutos.

35'- Cartão amarelo para Bruno Moreira após entrada muito dura sobre Rúben Dias.

31'- GOLO DO BENFICA!!! LOUCURA NA LUZ! O MENINO JOÃO FÉLIX EMPATA A PARTIDA! Mais uma vez a dupla Seferovic a dar frutos. Desta vez... ao contrário. Foi o suíço a servir o jovem das águias para o 2-2. Cruzamento rasteiro do lado direito do ataque e Félix aparece no coração da área e remata para o fundo das redes.

27'- GOLO DO BENFICA! QUE GOLAÇO! João Félix inicia a jogada, Grimaldo cruza, Félix simula e deixa a bola em Seferovic que finaliza com muita classe. Com apenas um toque, o suíço deixou o defesa do Rio Ave para trás e com outro subtil toque bate Leo Jardim pela primeira vez. Muita categoria neste golo dos encarnados!

22'- O Benfica parece 'atordoado' em campo depois dos dois golos sofridos. Nas bancadas, um misto: alguns adeptos tentam puxar pela equipa, outros assobiam.

20'- GOLO DO RIO AVE!!! BRUNO MOREIRA!! O SEGUNDO EM TRÊS MINUTOS!!! O avançado foi às alturas e não deu hipótese a Vlachodimos após um cruzamento muito bem medido de Mattheus Reis, do lado esquerdo do ataque vilacondense.

17'- GOLO DO RIO AVE!!! ESTÁ FEITO O PRIMEIRO! Totalmente contra a corrente do jogo, Gabriel faz o 1-0, após boa jogada coletiva! Vinícius rematou rasteiro e a bola parecia perdida, mas Galeno não deu o lance como perdido e cruzou para Gabriel que bateu Vlachodimos. Muita passividade na defesa encarnada.

15'- João Félix a cabecear! Livre do lado direito e o jovem das águias a aparecer ao segundo poste. Leo Jardim estava atento e agarrou com facilidade.

13'- Novo lance de perigo! Ouviu-se um 'woooow' dos adeptos após Seferovic ter ensaido o remate, mas o suíço não conseguiu acertar na bola. O Benfica domina por completo nesta fase.

12'- Agora foi do lado esquerdo! Salvio aparece com espaço e tempo para cruzar... mas permite o corte à defensiva vilacondense.

11'- Jogada de insistência na ala direita. Salvio tentou levar tudo à frente, mas o esférico acabou por sair pela linha final.

8'- Quase golo na Luz!!! Leo Jardim nega o golo a Franco Cervi, depois de um excelente passe em balão de Seferovic.

5'- Mais Benfica nestes primeiros minutos. Ainda assim, não está a ser fácil chegar com a bola à área do Rio Ave.

2'- Agora, no relvado, o desenho tático de Bruno Lage não deixa margem para dúvidas. Um 4-4-2 com João Félix no apoio a Seferovic.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- Tudo a postos para o início do encontro. A Luz está longe de estar cheia, mas está certamente mais de meia casa neste domingo à tarde no 'ninho' da águia.

0'- Os adeptos exibiram uma faixa a dizer "Reconquista Benfica". A mensagem está passada para dentro de campo. 

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Salvio e Cervi; João Félix e Seferovic.

ONZE DO RIO AVE: Leo Jardim, Nadjack, Buatu, Nélson Monte, M. Reis, Gabriel S., Jambor, Schmidt, Galeno, Vinícus e Bruno Moreira.

De um lado Bruno Lage, do outro Daniel Ramos. Os dois treinadores estreiam-se este domingo no banco das duas equipas em contextos bem diferentes.

Do lado do Benfica, Lage é interino e paira ainda a dúvida sobre se o técnico da equipa B irá continuar até final da época. Não se sabe se este será o único jogo da equipa principal que o treinador irá orientar.

Já no clube vilacondense, Daniel Ramos estreia-se na Luz com o apoio da direção, sabendo que tem pela frente um desafio interessante. O Rio Ave sonha com um lugar europeu sem, no entanto, confirmar essa luta. Depois de uma metade de época pouco conseguida no Desportivo de Chaves, Ramos quer provar a sua qualidade e fazer com que o Rio Ave esteja na 1.ª metade da tabela classificativa.

Luís Godinho será o árbitro deste encontro que terá início às 17h30 no Estádio da Luz. Fique connosco e acompanhe as principais incidências da partida!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório