Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

A 'cartilha' de Keizer: Quem não marca, sofre. Mas quem marca, também

Marcel Keizer soma dez jogos à frente do comando técnico do Sporting, com nove vitórias, uma derrota, 36 golos marcados e 11 sofridos.

A 'cartilha' de Keizer: Quem não marca, sofre. Mas quem marca, também
Notícias ao Minuto

08:31 - 06/01/19 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Marcel Keizer estreou-se no comando técnico do Sporting no final do mês de novembro de 2018, num jogo para a Taça de Portugal, diante do Lusitano. A primeira experiência começou com uma goleada, por 4-1, um registo que se foi mantendo, regra geral.

Entre uma derrota com o Vitória de Guimarães e dois triunfos menos expressivos (2-1 com o Belenenses e 3-1 com o Rio Ave), os restantes sete jogos foram 'corridos' a golos e mais golos. 

No entanto, não foram só golos marcados. O Sporting de Keizer é mais ofensivo, marca muito mais - 36 golos marcados desde a chegada do holandês -, mas a verdade é que também concede muito mais. 

Em dez partidas, os leões já sofreram 11 golos. Aliás, só por uma ocasião a equipa verde e branca deixou a sua baliza intocável, a meio do mês de dezembro, com o Vorskla, por 3-0, para a Liga Europa. 

Jogo Resultado Competição
Lusitano-Sporting 1-4 Taça de Portugal
Qarabag-Sporting 1-6 Liga Europa
Rio Ave-Sporting 1-3 I Liga
Sporting-Desp. Aves 4-1 I Liga
Sporting-Vorskla 3-0 Liga Europa
Sporting-Nacional 5-2 I Liga
Sporting-Rio Ave 5-2 Taça de Portugal
V. Guimarães-Sporting 1-0 I Liga
Feirense-Sporting 1-4 Taça da Liga
Sporting-Belenenses 2-1 I Liga

Reforço defensivo para contrariar a tendência?

Neste sentido, a imprensa nacional tem dado conta que um dos objetivos de Marcel Keizer é reforçar a defesa, neste mercado de janeiro, principalmente o lado esquerdo. Acuña tem jogado adaptado, porém, o argentino tem sido apontado ao Monaco, num negócio a rondar os 15 milhões. 

Tendo em conta de que nem Jefferson, nem Lumor entram nas contas do holandês, será necessário encontrar uma alternativa. Uma delas pode ser Cristián Borja, lateral esquerdo do colombiano do Toluca, que poderá chegar a Alvalade por quatro milhões de euros.

Mas não é o único setor que poderá ser reforçado. Para além do regresso Francisco Geraldes e Bruno Paulista e da contratação de Luiz Phellype, podem estar iminentes as chegadas de Tiago  Ilori e Adrien Silva

Rafael Camacho, jovem do Liverpool, também surge como possibilidade para o meio-campo, tal como a chegada de um guarda-redes, depois do empréstimo de Viviano à SPAL: Muriel (Belenenses) e Gastón Guruceaga (Guaraní) são os dois nomes mais referidos.

No capítulo das saídas, Viviano não foi o único a dizer adeus a Alvalade. Bruno César saiu em definitivo para o Vasco da Gama e Misic e Castaignos estão na porta de saída. Já terminou, também, o período de empréstimo de Alan Ruiz ao Colón, mas o argentino não entra nas contas de Keizer.  

Esta segunda-feira, o Sporting desloca-se ao terreno do Tondela, para disputar a 16.ª jornada do campeonato nacional, o décimo primeiro jogo de Keizer, ao serviço dos verde e brancos. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório