Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica 'libertou' o arquiteto do tetra e vê a Luz com novo técnico luso

Luís Castro está na corrida para suceder a Rui Vitória no banco técnico das águias.

Benfica 'libertou' o arquiteto do tetra e vê a Luz com novo técnico luso
Notícias ao Minuto

07:39 - 04/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Benfica

O Benfica oficializou, esta quinta-feira, à CMVM o princípio de acordo para a rescisão de contrato de Rui Vitória. Um técnico que representou o emblema das águias nas últimas três épocas e meia, conduzindo os encarnados a seis títulos nacionais (dois campeonatos, duas supertaças, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga). 

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o treinador Rui Vitória com vista à rescisão do seu contrato com efeitos imediatos ao dia de hoje. Ao treinador Rui Vitória fica o público reconhecimento de todos os benfiquistas pelo valioso e meritório trabalho efetuado, que permitiu a conquista dos mais diversos títulos. Informamos que a orientação da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica será assegurada de imediato e provisoriamente pelo treinador Bruno Lage”, acrescentou o clube no site oficial.

A decisão de abandonar o clube da Luz partiu do próprio treinador, segundo apurou o Desporto ao Minuto, que não ficará muito tempo à procura de novo emprego, visto que o Al-Nasr já sondou o treinador ribatejano e, de acordo com a imprensa saudita, "está por horas" o anúncio da contratação do português.

Mas voltemos atrás neste filme que esteve à beira do fim em novembro

Depois da goleada sofrida em Munique frente ao Bayern por 1-5, Rui Vitória esteve com os dois pés fora do Benfica mas acabou por ficar por decisão de Luís Filipe Vieira, invertendo aquilo que tinha sido “apontado” umas horas antes nas reuniões que foi mantendo na Luz com elementos da SAD.

A partir desse momento, os encarnados somaram sete triunfos consecutivos (quatro pela margem mínima), o último dos quais com uma goleada convincente diante do Sp. Braga por 6-2. No entanto, depois do Natal, as águias empataram na Vila das Aves com uma exibição muito sofrível e perderam por 2-0 frente ao Portimonense.

E agora, Vieira?

Depois de 'apagar' o nome de Vitória do banco técnico da Luz, Luís Filipe Vieira apontou baterias a Bruno Lage como treinador interino da equipa principal - um homem que até hoje representava a equipa B do Benfica.

Todavia, e na cabeça do presidente dos encarnados, há já vários nomes em equação para suceder ao treinador ribatejano. Um dos crónicos candidatos é Jorge Jesus, técnico que ainda está vinculado ao Al-Hilal da Arábia Saudita.

Um regresso ao Benfica não se prevê fácil, tendo em conta o valor de impostos que Jesus teria de pagar  ao fisco português para voltar ao nosso país, não obstante do salário que o treinador português exigiria para orientar novamente o emblema das águias (3,5 milhões de euros anuais, de acordo com o diário O Jogo).

Face a estas contrariedades, Luis Filipe Vieira vira agulhas para outro técnico luso, de seu nome Luís Castro. Atualmente ao serviço do Vitória SC, o treinador de 57 anos encaixa no perfil que o líder das águias deseja, segundo informações divulgadas esta sexta-feira pela imprensa nacional.

Trata-se, segundo o presidente encarnado, de um técnico que se identifica com projetos de aposta na formação, resultante de sete anos como coordenador da formação do FC Porto e mais quatro épocas a orientar a equipa B dos dragões, e em 2013/14, a equipa A.

A personalidade, a competência e a metodologia de Luís Castro são qualidades apreciadas por Vieira, mas a contratação poderá custar um milhão de euros, valor que o emblema de Guimarães exige para a eventual saída do seu técnico.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório