Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto sofre mas vence na Vila das Aves e acumula recorde histórico

Um golo de Éder Militão bastou num jogo em que o Aves criou muitas dificuldades.

FC Porto sofre mas vence na Vila das Aves e acumula recorde histórico

O FC Porto venceu, esta quinta-feira, no terreno do Desportivo de Aves (1-0), num jogo que encerrou à 15.ª jornada da I Liga. Um golo de Éder Militão, à passagem do minuto 25, garantiu a conquista de três pontos e elevou para 17 os triunfos consecutivos. Com este resultado, o FC Porto soma 39 golos e está na liderança isolada do campeonato. 

Filme do jogo 

A Vila das Aves foi palco de uma primeira parte intensa. As duas equipas quiseram assumir o controlo das operações, mas o FC Porto foi ganhando maior ascendente conforme o relógio andava. A equipa de Sérgio Conceição elevava a velocidade e colocava em apuros a defensiva do Desportivo das Aves.

Aos 25 minutos, os dragões chegariam à vantagem, num lance em que Éder Militão fez... de ponta de lança. O jovem brasileiro apareceu solto de marcação na grande área adversária e fez o primeiro golo da partida com toda a frieza que se pede a um goleador.

O golo acabou por dar maior conforto ao FC Porto perante um Aves que tentava criar perigo, mas que revelava sempre muitas dificuldades no momento de penetrar no último terço do terreno. Antes do intervalo, Danilo ainda marcou um segundo golo, mas o VAR acabaria por anular o tento por fora de jogo.

Na segunda metade, o jogo perdeu intensidade e interesse. A partida tornou-se mais atabalhoada e nem sempre bem jogada. O FC Porto alternava entre um estilo mais ofensivo e à procura do segundo golo com uma filosofia de gestão da vantagem mínima. Por seu turno, o Aves apareceu mais subido em campo, com as linhas mais adiantadas para pressionar o adversário.

Nos últimos dez minutos, o Aves ainda fez um forcing que provocou várias dificuldades à defensiva azul e branca e que manteve a incerteza no resultado até ao apito final. Exemplo disso foi o livre de Nildo Petrolina mesmo à beira do fim que só resultou em golo por causa... da barra. 

Momento do jogo: O golo de Militão é, naturalmente, o momento da partida. O jogador brasileiro impressiona defensivamente, mas a finalização na cara de Beunardeau deve ser encarada como um exemplo para qualquer avançado.

Direto 

90'+5 - Termina a partida!

90'+5  - Nildo Petrolina atira à trave! O empate esteve mesmo à beira de acontecer! Grande conversão de um livre direto do jogador brasileiro, mas o ferro impediu o empate no marcador!

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos. O Aves está a fazer um forcing final. 

77'- Dupla alteração no FC Porto. Saem Brahimi e Soares, entram Hernâni e Óliver. 

74'- Alteração no Aves. Sai Rúben Oliveira, entra Bruno Gomes. 

60'- Alteração no Aves. Sai Amilton, entra Nildo Petrolina. 

59'- Danilo! Que perigo! Livre indireto marcado por Alex Telles, Danilo ganhou nas alturas, atirou forte, mas a bola saiu ao lado! Passou o perigo para o Aves. 

O Aves está mais adiantado no terreno. É clara a intenção de José Motas em subir as linhas de forma a empurrar o FC Porto para trás no terreno de jogo. 

48'- Cartão amarelo para Vítor Gomes. O médio do Aves acertou em Soares, prontamente pediu desculpa mas o árbitro mostrou a cartolina amarela. 

46'- Recomeça a partida na Vila das Aves!

45'+1- Intervalo na Vila das Aves! O FC Porto regressa aos balneários em vantagem! 

45'- Agarra Casillas! Livre perigoso de Rodrigo, mas o guardião espanhol estava atento e agarrou sem problemas! 

37'- Golo anulado a Danilo. O FC Porto ainda festejou, mas o VAR anulou o lance. 

Veja aqui o golo de Éder Militão 

24'- GOOOLLOOO!! Éder Militão faz o primeiro golo da partida!! Poucos minutos depois de ter sido anulado um golo aos dragões por fora de jogo, o jovem defesa brasileiro fez de ponta de lança e fez disparar o marcador na Vila das Aves. 

15'- Que perigo! Soares atira mas Beunardeau foi gigante e desviou o remate. No ressalto, Marega atirou ao ferro!

Bola cá, bola lá. Jogo bastante animado na Vila das Aves! Os primeiros 10 minutos prometem um jogo muito intenso... 

0'- Rola a bola na Vila das Aves!

Pré-jogo 

Onze do Desportivo das Aves: Beunardeau; Rodrigo, Jorge Felipe, Ponck, Vitor Costa; Vítor Gomes, Rúben Oliveira, Falcao, Amilton; Derley e Baldé.

Onze do FC Porto: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Corona, Danilo, Herrera, Brahimi, Marega e Soares.

Antevisão: Desportivo das Aves e FC Porto encerram, esta quinta-feira, a 15.ª jornada da I Liga, a primeira de 2019. Os dragões estão num ciclo de 16 vitórias consecutivas e querem aproveitar a deslocação à Vila das Aves para estabelecer um novo recorde, ao mesmo tempo que aproveitam o deslize do Benfica cometido ontem em Portimão. 

No entanto, os comandados de Sérgio Conceição não terão tarefa fácil. O Desportivo das Aves está disposto a lutar pelo triunfo e José Mota já deixou uma garantia: algum dia o FC Porto irá perder pontos. 

A partir das 20h15 poderá acompanhar no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório