Powered bySolverde
Disclaimer

Rui Vitória: "Nível exibicional? O que queremos é ganhar"

Técnico do Benfica fez a antevisão da partida com o Portimonense e sublinhou o grande objetivo da equipa.

"Paragens no campeonato? Muitas vezes olhamos para isso de forma rígida"

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
01/01/2019 17:10 ‧ 01/01/2019 por Notícias ao Minuto

Desporto

Acompanhamento

Poucas horas depois de entrar no novo ano, o Benfica já iniciou a 'operação' Portimonense. As águias deslocam-se esta quarta-feira ao Algarve para defrontar o conjunto de António Folha e, por isso, não há tempo para festejos prolongados. Esta tarde, Rui Vitória fez a antevisão da partida.

Antevisão: "Vamos encontrar uma equipa que está a fazer um excelente campeonato, que tem qualidade, bons jogadores, com qualidade técnica, e nós temos que interpretar bem. Mas isso não muda em nada aquilo que é a nossa visão do jogo. Nós vamos a Portimão para ganhar, queremos começar o ano a ganhar e  sabemos que temos um adversário que se vai apresentar com boa dinâmica, que sabe atacar, que tem um jogador na frente que tem estado a fazer golos, o Jackson. Depois tem o Nakajima, tem um meio-campo com boa qualidade, mas também sabemos que vamos para ganhar, com muitos benfiquistas a apoiar e queremos começar o ano a ganhar."

Contrariar as dificuldades: "O Benfica terá que se apresentar com uma grande concentração e uma boa dose de humildade. Porque isso é característico dos campeões e depois porque do outro lado estão jogadores de valia. Temos que estar com as antenas mais ligadas. Temos que ser uma equipa concentrada, humilde, trabalhadora e do ponto de vista coletivo temos que ser uma equipa agressiva. Temos que fazer várias nuances táticas diversificadas para que o adversário não se consiga estabilizar, atacando de várias formas. Mas é um bom campo para se jogar e acho que vai ser um jogo interessante de se seguir."

Nível exibicional: "Nós queremos ganhar, se possível jogando bem. Mas o que é isso jogar bem? É jogar bonito, é ter mais circulação de bola, é ser mais objetivo, o que é isso? As análises variam de pessoa para pessoa. O nosso propósito é ganhar. Queremos estar nestas quatro frentes de forma determinada e convicta e isso passa por vitórias. E essa questão de alternância exibicional acontece connosco e acontece com as outras equipas. O Benfica acabou a fase de grupos da Taça da Liga com sete pontos. O Sp. Braga fez nove, o FC Porto sete, o Sporting seis e o FC Porto passou por um golo e o Sporting passou em igualdade com o segundo e com o terceiro. O Sp. Braga é que acabou por fazer nove e até no segundo jogo com o Tondela teve mais dificuldades. Estes jogos da Taça da Liga foram assim, estes adversários tiveram dificuldades. Portanto, é genérico em todas as equipas. O que nós queremos é fazer bem as coisas e sempre que for possível ganhar jogando bem. Quando houver alguma dúvida, a equipa tem que ser concentrada, pragmática e objetiva, porque nesta altura o importante é somar pontos. Essa qualidade está cá e vai aparecendo."

Pedido para o novo ano: "Costumo fazer pedidos mas mais particulares, normalmente relacionados com a saúde e a família, que são importantes. Mas este é o ano em que queremos as reconquistas de vários títulos e isso começa a partir de amanhã. É o novo ano e começar a ganhar é importante para nós."

Reforços de inverno: "São só 12 pedidos, não é? Saúda, títulos e tal... É evidente que não peço isso, mas sabemos que estamos a trabalhar nisso. Não vamos fazer daqui um cavalo de batalha nem vamos estar todas as semanas a falar nisso. O que faremos serão ajustes de eventuais saídas ou entradas, não serão alterações de grande significado em termos numéricos. Muito mais do que entradas, serão estes ajustes entre entradas e saídas para que o plantel fique como eu quero."

Alterações na equipa: "Não, não vamos fazer gestão no sentido dessa gestão física. Vamos tomar decisões em função daquilo que o adversário nos pedir. Olhar para isso é olhar para uma sequência de jogos que temos tido. Já fizemos 30 jogos, no último mês fizemos oito, agora podemos fazer mais oito e os meus jogadores já estão avisados e preparados. A exigência é grande para nós e para os outros. Mas não vou fazer qualquer tipo de gestão. O jogo mais importante é este com o Portimonense."

Escassa utilização de alguns jogadores: "Nós não temos segundas linhas. Poderíamos estar aqui a analisar o porquê de se alterar a equipa quando as rotinas estavam estabelecidas ou se não se muda é porque não se muda. É sempre o copo meio cheio e meio vazio. A ideia é esta: Nós tínhamos um objetivo para ser alcançado e nós tínhamos que garantir aquilo que era melhor para aquele jogo. E os jogadores sabem isso. Havia jogadores que começaram por não jogar e agora têm jogado e outros que começaram a jogar e agora não. A vida é mesmo isto. Nós temos tantos jogos e o cavalo passa à porta de todos e muitas vezes é importante é os jogadores montarem esse cavalo e nós gostarmos da forma como eles montaram esse cavalo. Não tem a ver com questões de segunda linha. Assim que houver uma oportunidade ela é dada, o jogador corresponde e às vezes gosto e tiro ou não tiro. É assim... Nenhum jogador está excluído nem nenhum está constantemente dentro. É um princípio que temos aqui dentro."

 

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas