Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Voltaram a acordar a fera e a final-four já está na ‘barriga’ do leão

Sporting garantiu a passagem à final four da Taça da Liga, na sequência da vitória por 4-1 diante do Feirense.

Voltaram a acordar a fera e a final-four já está na ‘barriga’ do leão

O desaire na Cidade Berço, diante do Vitória de Guimarães, interrompeu um ciclo de sete vitórias consecutivas. O leão passou fome num jogo onde perdeu e não marcou. E quando um doente passa por um período nevrálgico, em que a alimentação sai descurada, a jornada seguinte passa por revitalizar energias perdidas. Os pupilos de Marcelo Keizer deixaram a ‘cama’, voltaram ao trabalho e encarrilaram quatro golos em Santa Maria da Feira.

Mais uma receita para juntar a tantas outras que este técnico holandês já cozinhou. O Sporting sofre golos, mas marca que se farta e, neste sábado, Raphinha, Bruno Fernandes, Bas Dost (de grande penalidade) e um auto-golo de Luís Machado selaram nova goleada que desta vez surgiu em boa altura.

Sim, porque hoje o leão garantiu a passagem à final four da Taça da Liga (a realizar em Braga, no próximo mês de janeiro) e deixou a promessa de que em 2019 as balizas adversárias vão continuar a ser as ‘meninas’ dos olhos de ouro dos jogadores listados de verde e branco.

Caiu ‘apenas’ uma nódoa no reinventado fato leonino

Com um ‘poker’ de novas caras, Marcel Keizer apresentou Salin na baliza, Ristovski na lateral direita, Petrovic no setor mais recuado do meio-campo e Raphinha no corredor direito do ataque leonino.

Um fato com novos botões de punho e que mereceu os primeiros elogios, logo à passagem dos cinco minutos. Um dos ‘adereços’ da indumentária ganhou destaque notório: Raphinha decidiu desfilar até à área do Feirense, fintar dois adversários e rematar sem dó nem piedade para o primeiro golo dos leões.

Flashes apontados a Raphinha que fez por merecer a manchete da revista da fama. Porém, perdeu espaço pouco minutos depois, porque no fato de um homem a gravata faz toda a diferença. E o 'nó' mais uma vez foi tão bem feito por Bruno Fernandes: à passagem do minuto 22 o médio dos leões decidiu, após um passe fenomenal de Coates, executar uma chapelada monumental a Brígido.

Tudo parecia alinhavado para uma noite de gala, mas rapidamente caíram as nódoas num fato que estava impecável. Petrovic cometeu falta sobre Crivellaro e Rui Costa apontou para a marca dos 11 metros. Tiago Silva não se fez rogado e fez o 1-2, resultado com o qual as duas equipas recolheram aos balneários.

Não foi preciso limpa-nódoas, porque este fato brilha que se farta

Marcel Keizer não precisou de fazer grandes reparos num fato que se estava a mostrar impecável durante a gélida noite de Santa Maria da Feira.

Se os primeiros quinze minutos da etapa complementar não apresentaram vestígios de lances de primeira apanha, à passagem do minuto 60, um inocente Filipe Sampaio cometeu falta sobre Bas Dost. O holandês puxou dos galões na marca dos 11 metros e borrou a vestimenta azul da Feira de um laranja torrado.

A indumentária do anfitrião já não tinha salvação, em oposição a um leão que ainda costurou mais um golo no Marcolino de Castro, à passagem do minuto 67: remate de Miguel Luís que Brígido ainda desviou com a ponta da luva, mas Luís Machado estava na rota da bola e acabou por desviar para dentro da própria baliza.

Na verdade os ‘grandes’ do futebol português estão capacitados de vestir as melhores marcas, mas nem sempre quem tem as melhores marcas possui a capacidade de conjugar o melhor figurino. Mas, realmente, o leão de Marcel Keizer sabe vestir-se.

Relato do jogo:

90+3' - Final do encontro no Marcolino de Castro (1-4).

90' - Três minutos de compensação.

83' - Troca de laterais no Sporting: sai Ristovski e entra Bruno Gaspar.

81' - Cruzamento perigoso de Diaby e é Babanco que afasta a bola.

77' - Grande defesa de Brígido a remate de Petrovic!

77' - Feirense reduzido a 10! Segundo cartão amarelo para Tiago Silva.

75' - Remate de Jovane Cabral! E a 'bomba' só parou na barra da baliza de Brígido!

67' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! Remate de Miguel Luís, Brígido ainda desvia com a ponta da luva, mas Luís Machado estava na rota da bola e acaba por desviar para dentro da própria baliza.

63' - Cartão amarelo para Vítor Bruno.

60' - Entra Jovane Cabral e sai Raphinha.

60' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BAS DOST, NA CONVERSÃO DA GRANDE PENALIDADE!

59' - Penálti para o Sporting, a punir uma falta de Filipe Sampaio sobre Bas Dost.

58' - Livre em posição frontal batido por Bruno Fernandes e na sequência do remate para o centro da baliza, Brígido afasta a punhos.

57' - Cartão amarelo para Filipe Sampaio, na sequência de uma falta dura sobre Bruno Fernandes.

50' - Cruzamento de Diga, pelo lado direito do ataque do Feirense mas Edinho faz falta sobre Salin.

46' - Começou a 2.ª parte no Marcolino de Castro.

45+2' - Intervalo no Estádio Marcolino de Castro.

45+2' - Remate de Mathieu, na conversão de um livre direto à entrada da área, e Brígido a salvar com os punhos o terceiro tento dos leões.

45' - Um minuto de compensação no Marcolino de Castro!

44' - Raphinha assiste Bas Dost na área, mas o holandês não consegue o remate.

41' - Cartão amarelo para Diga, na sequência de uma entrada duríssima sobre Acuña.

Confira a 'chapelada' de Bruno Fernandes em Santa Maria da Feira

26' - Enorme defesa de Brígido, na sequência de um cabeceamento com selo de golo feito por Bruno Fernandes.

24' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FEIRENSE!  Marca Tiago Silva na marca dos 11 metros!

23' - Grande penalidade para o Feirense. Rui Costa assinala penálti, considerando que Petrovic carrega Crivellaro pelas costas.

22'-GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! QUE MONUMENTO DE BRUNO FERNANDES! ERGAM A ESTÁTUA AO HOMEM! Um passe fenomenal de El Patron Coates, recebeu o capitão e numa chapelada perfeita... assinou o 2-0 para os leões!

Estoril está a vencer por 1-0 como golo de Sandro Lima nos Barreiros, mas o cruzamento dos dois resultados mantém ainda o Sporting na frente do Grupo D

16' - Raphinha fica a pedir grande penalidade, mas Rui Costa manda seguir.

Confira o golo que dá vantagem aos leões no Estádio Marcolino de Castro

7' - Feirense fica muito perto do empate! Errou Salin, valeu Bas Dost, que afasta a bola que ia para dentro da baliza após cabeceamento de Philipe Sampaio.

5' - JÁ SE GRITA GOLO NO MARCOLINO DE CASTRO! AGITE O CACHECOL DO SPORTING E GRITE GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!  O brasileiro recebe um passe de Bruno Fernandes e dentro da área livra-se de Babanco e remata para o golo, sem hipótese de defesa para Brígido.

1' - Começa o jogo no Estádio Marcolino de Castro. Começaram as emoções neste Feirense-Sporting.

Marcel Keizer aposta em Raphinha a titular e também em Petrovic, dando descanso a Gudelj. Salin é o guarda-redes por lesão de Renan. Nuno Mata Santos opera três alterações. Tiago Mesquita, Briseño e Cris são suplentes e entram Diga, Bruno Nascimento e Luís Machado.

Onze do Feirense: Brígido, Diga, Bruno Nascimento, Philipe Sampaio e Vítor Bruno; Babanco, Tiago Silva e Crivellaro; Sturgeon, Edinho e Luís Machado.

Onze do Sporting: Salin, Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Petrovic, Miguel Luís e Bruno Fernandes; Diaby, Raphinha e Bas Dost. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório