Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Em nome de CR7, de Mourinho e de Conceição. A 'Trindade' das mais lidas

Fique a saber quais foram as notícias de desporto mais lidas de 2018.

Em nome de CR7, de Mourinho e de Conceição. A 'Trindade' das mais lidas
Notícias ao Minuto

17:32 - 31/12/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto 2018 em revista

E mais um ano terminou. O 'filme desportivo' de 2018 foi uma bela 'salada russa', na qual recordes foram quebrados, transferências ditas impensáveis se concretizaram, dias de terror percorreram o futebol português, treinadores despedidos numa noite e recontratados no dia seguinte. E, porque o sal e a pimenta são fundamentais para uma salada a gosto, também não faltaram episódios insólitos, gestos honrosos e outros tantos um pouco mais bizarros. No meio disto tudo, deixamos uma questão: quantas notícias do Desporto ao Minuto leu nos intervalos da sua condução? Confuso, no final vai perceber a intromissão.

Depois de um Natal em que se deixou tentar por mil e uma iguarias nacionais e o seu estômago ficou a pedir 'socorro', até sabe bem falar de saladas. Mas não foi à toa que mencionámos a salada russa. Não tivesse sido aquele país que acolheu em 2018 o maior certame futebolístico.

França sagrou-se campeã do mundo e recuperou do desgosto português no Euro-2016. Já a Croácia deixou o planeta rendido com as suas prestações até à final, galvanizando-se pelo caminho sobre argentinos e ingleses. E para muito ajudou um Super Modric, eleito o melhor jogador do torneio, e no final do ano destronou a dinastia Messi&Ronaldo e ergueu a tão aclamada Bola de Ouro.

Num Mundial onde Portugal caiu aos pés do Uruguai nos oitavos-de-final, a Alemanha assumiu-se como a grande desilusão, sendo afastada pela primeira vez na sua história na fase de grupos, enquanto a Espanha foi derrubada pela 'matrioska' russa. Numa grande competição onde não faltaram polémicas e gestos honrosos fora das quatro linhas: desde uma jornalista assediada em direto, a uma célebre limpeza das bancadas, até senegaleses e japoneses que entraram para o caderno de elogios, após recolherem o lixo que tinham feito durante o jogo. 

O exemplo de civismo também chegou a Portugal e o Feirense decidiu, a seguir ao duelo realizado no Estádio D.Afonso Henriques, deixar o balneário que a equipa ocupou a brilhar. E os números também explodiram. O país aplaudiu e esta notícia entrou para a galeria das mais vistas. A exemplo de outros momentos para os quais devemos acionar o 'replay': o gesto de fair-play do Tondela que comoveu o FC Vale Formoso e o comportamento dos adeptos do Sporting em Londres.

Todavia, nem todos os adeptos mereceram aplausos e, por alguns indivíduos, a história de um clube se 'sujou' com nódoas difíceis de limpar. No dia 15 de maio, algumas dezenas de sportinguistas associados à claque Juventude Leonina entraram nas instalações da Academia de Alcochete e agrediram jogadores e equipa técnica. As imagens correram mundo, a imprensa estrangeira não demorou a escrever sobre o dia mais negro dos leões e as 'garras' desapareceram. Nove jogadores apresentaram a rescisão unilateral com o clube, a direção caiu em bloco e a figura de Bruno de Carvalho começou a diluir-se nas vitrines verde e brancas.

Sousa Cintra assumiu o controlo de um clube em transição, e Frederico Varandas ergueu um emblema a sair do 'coma'. A recuperação aconteceu, mas José Peseiro não teve capacidade para seguir a escrever um guião que agora precisa da ajuda do 'google tradutor'. Sim, a história escreve-se em holandês e sob as ordens de Marcel Keizer.

E, no outro lado da Segunda Circular, também quase ocorria mudança no banco técnico, mas a 'placa giratória' parou a meio. O Benfica viveu um pesadelo em Munique (derrota por 1-5 diante do Bayern), o futebol apresentado era "lento, lento, lento". Lenços brancos erguiam-se e os assobios a Rui Vitória deixaram Luís Filipe Vieira ao virar de uma estrada sem saída. O presidente dos encarnados adormeceu com Rui Vitória demitido, mas acordou com uma ideia diferente. Lá diz o ditado: o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

O dilúvio pairou no panorama desportivo, mas a nível jurídico o nome do Benfica andou a rodopiar por departamentos de investigação criminal. Com ou sem toupeiras, a SAD das águias foi acusada de 30 crimes,  entre os quais falsidade informática, recebimento indevido de vantagem e corrupção.

Está na hora de deixarmos a capital e de viajarmos até à Invicta, onde mora um FC Porto que derrubou o tão desejado penta do Benfica, e catapultou um treinador que conduziu o dragão ao trono da Liga. Já na Europa garantiu, em dois anos, apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

A prova milionária voltou a ter denominador comum. O Real Madrid tornou a conquistar a 13.ª Liga dos Campeões, a terceira de forma consecutiva, e Cristiano Ronaldo 'arrecadou' a quinta para o seu curriculum, que deixou de ser blanco para se continuar a escrever em bianconero. O internacional português deixou de ser persona non grata e a Juventus abraçou-o de braços abertos a partir de 10 de julho. 

O avançado madeirense rapidamente quebrou uma série de recordes em Turim e nem a difícil expulsão em Valencia, na sua estreia pela Juve na Champions, estragou os planos de um Ronaldo que se mostra feliz e novamente acarinhado.  

Contente não andava a direção do Manchester United que decidiu colocar um ponto final na era Mourinho em Old Trafford. A saída do internacional português desencadeou uma série de reações e para a galeria das notícias mais lidas do ano entrou a reação de Pogba

Terminado o balanço de 2018, provavelmente chegou a hora de voltar a pegar nas chaves do seu carro. Ainda se recorda da pergunta que fizemos no início deste artigo?  Provavelmente leu algumas notícias e talvez o seu veículo já tenha sobreaquecido algumas vezes. Então, despedimos-nos deixando aqui uma dica. Um 'truque' japonês

Nós, caro leitor, prosseguimos viagem em 2019.

Eis o que os leitores mais 'clicaram' em cada mês de 2018:

Mês  Notícias
Janeiro O gesto de Ronaldo que está a dar que falar na Internet
Fevereiro Patinadora descuidou-se e mostrou demais em prova dos Jogos Olímpicos
Março Lesão arrepiante obriga jogadores a recolher ao balneário
Abril Imprensa mundial rendida a Ronaldo: "De que planeta vieste"
Maio  "Eu andava a passar fome e o Conceição não tinha pena nenhuma"
Junho Jornalista brasileira foi assediada, não gostou e respondeu em direto
Julho Esqueça a Juve, esqueça o Real Madrid. CR7 recusou o negócio do século
Agosto Foi assim que os jogadores do Feirense deixaram o balneário em Guimarães
Setembro Quer arrefecer o carro em segundos? Siga este truque japonês
Outubro Bola de ouro: Estão revelados os 30 candidatos
Novembro Goal: Modric eleito o melhor jogador do mundo
Dezembro Plantel festejou quando saiu o FC Porto? Roma já reagiu e não foi branda

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório