Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Violência gratuita". Sp. Braga arrasa atuação "repugnante" da PSP na Luz

Ocorreram momentos de alta tensão entre as forças policiais da PSP e os adeptos do Sp. Braga no intervalo do jogo no Estádio da Luz.

"Violência gratuita". Sp. Braga arrasa atuação "repugnante" da PSP na Luz
Notícias ao Minuto

06:14 - 24/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto SC Braga

O Benfica goleou, este domingo, o Sp. Braga, por 6-2, no Estádio da Luz, num duelo relativo à 14.ª jornada da Liga portuguesa.

Ao intervalo o marcador fixava-se em 2-0 para os encarnados, mas as atenções estavam viradas para o setor do anfiteatro vermelho e branco onde se encontravam os adeptos do Sp. Braga. 

Em comunicado, o Sp. Braga já condenou de forma veemente a atuação da PSP, falando em "violência gratuita" por parte das forças de autoridade. Os minhotos acusam a polícia de "carregar indiscriminadamente sobre todos os adeptos, levando a situações de autêntico pânico e desespero entre os presentes, incluindo crianças, mulheres e idosos."

Leia o comunicado da direção do Braga na íntegra

"O SC Braga recebeu com estupefação os relatos e as imagens dos atos de violência gratuita praticados pela Polícia de Segurança Pública durante o intervalo do jogo deste domingo.

Na caixa de segurança afeta ao nosso clube, as forças de intervenção carregaram indiscriminadamente sobre todos os adeptos, levando a situações de autêntico pânico e desespero entre os presentes, incluindo crianças, mulheres e idosos.

Sendo obviamente lamentável e repugnante o comportamento assumido por quem tem o dever de zelar pela segurança pública, torna-se ainda mais incompreensível que o abuso da força tenha decorrido não de qualquer comportamento ofensivo praticado pelos adeptos do SC Braga, mas antes da incapacidade da PSP em levar a cabo uma recolocação dos adeptos na própria caixa de segurança à míngua de qualquer necessidade ou explicação.

As imagens difundidas através das redes sociais são chocantes e ferem não apenas o nosso conceito de desporto, mas o nosso conceito de sociedade e de comunidade. É inadmissível que Portugal conviva com tais comportamentos, traumatizantes para as nossas gerações mais jovens e indignas de um País que exige confiança nas suas instituições.

A Direção do SC Braga manifesta o seu profundo incómodo com o ataque aos seus adeptos e não pode conviver com as imagens de pânico de crianças que, vivendo a paixão pelo jogo e pelo seu clube, são confrontadas com uma selvajaria digna de um País terceiro-mundista e que levou mesmo a que alguns adeptos tivessem de receber tratamento hospitalar.

Os atos praticados pela PSP vão merecer denúncia imediata às entidades competentes para que se apure cabalmente a responsabilidade sobre a violência gratuita exercida sobre os adeptos."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório