Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Não há fome que não dê em fartura: Benfica goleia e ultrapassa Sp. Braga

Encarnados deixaram para trás as dificuldades sentidas nos últimos jogos e humilharam os arsenalistas por 6-2.

Não há fome que não dê em fartura: Benfica goleia e ultrapassa Sp. Braga
Notícias ao Minuto

19:23 - 23/12/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Após quatro jogos consecutivos a vencer por 1-0, o Benfica ‘tirou a barriga de miséria’ e goleou o Sporting de Braga, no estádio da Luz, por 6-2, em partida referente à 14.ª jornada do campeonato nacional.

Pizzi, Jardel, Grimaldo, Jonas, Franco Cervi e André Almeida fizeram os golos desta vitória ‘gorda’ dos homens de Rui Vitória. Já para a equipa de Abel Ferreira, Dyego e João Novais assinaram os golos de honra.

Golos, espetáculo e polémica na Luz

Benfica e Sporting de Braga entraram em campo algo ‘amarrados’, jogando na expetativa e deixando antever que o jogo-cartaz da 14.ª jornada poderia, afinal, não corresponder àquilo que se augurava. Um cenário que, no entanto, acabou por não se confirmar.

Os encarnados foram os primeiros a libertar-se de preconceitos e, na primeira oportunidade de que dispuseram, fizeram o golo. Pizzi recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, fletiu para dentro e, com um belo pontapé colocado, inaugurou as ‘hostilidades’ no estádio da Luz.

O golo sofrido acabou por fazer bem aos arsenalistas. Os homens de Abel Ferreira ‘acordaram’ para o jogo e, no espaço de dez minutos, dispuseram de três chances claras para repor a igualdade. Primeiro, Fransérgio atirou uma ‘bomba’ à trave. Depois, Dyego Sousa acertou na malha lateral. E, por fim, foi Odysseas Vlachodimos a fazer a ‘mancha’ para negar o golo a Ricardo Horta.

O Benfica parecia estar metido em apuros, mas, ainda antes do apito para o intervalo, pôde respirar de alívio. Num lance recheado de polémica, Jardel foi às alturas e cabeceou para golo uma bola que parecia já estar controlada por Tiago Sá. Artur Soares Dias auscultou o vídeo-árbitro e acabou por validar o lance.

Uma segunda parte de ‘loucos’

No regresso dos balneários, Benfica e Sporting de Braga protagonizaram um autêntico festival de futebol ofensivo. Grimaldo fez o 3-0 aos 48 minutos, mas Dyego Sousa respondeu de imediato, dando alguma esperança aos visitantes.

Mas os encarnados não queriam das margem para dúvidas e, pouco depois, repuseram a vantagem de três golos. Após uma bela jogada coletiva, Franco Cervi atrasou para Jonas, que, sem oposição, só teve de encostar para o 4-1. Nem dez minutos depois, foi o argentino a assumir os louros, ao desferir um ‘míssil’ que agravou a humilhação aos arsenalistas.

Mas o ‘banquete’ não estava encerrado. Até final, ainda houve tempo para André Almeida marcar um golo de bandeira, e para João Novais reduzir, mais uma vez, para o Sporting de Braga. Que melhor maneira para a despedida ao estádio da Luz em 2018?

Com este triunfo, o Benfica passa a somar 32 pontos e ascende, à condição, ao segundo lugar do campeonato, com mais um ponto do que o Sporting – que parte para o jogo com o Vitória de Guimarães no terceiro lugar – e mais dois do que o Sporting de Braga, que cai para o quarto posto.

Momento do jogo: Golos não faltaram, mas houve um que assumiu especial preponderância. O de Jardel, claro está. O Benfica vencia por 1-0, mas o Sporting de Braga dava indícios de querer responder. Foi então que o central foi às alturas cabecear para o 2-0. A partir daí, não mais os arsenalistas foram os mesmos.

--------------------------------------------------

90' - Apito final no estádio da Luz. O Benfica humilha o Sporting de Braga e é, à condição, segundo classificado do campeonato.

74' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting de Braga! O Sporting de Braga apostou no contra-ataque e João Novais, com um belo remate de fora da área, fez o 6-2.

67' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Que maravilha de André Almeida! O internacional português atirou de primeira à entrada da grande área para um grande golo que encantou a Luz.

63' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! Onde é que isto vai parar? Zivkovic cruza para Franco Cervi, que, de primeira, desfere um 'míssil' que só parou no fundo das redes.

54' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! Uma segunda parte de loucos! Gedson lançou Franco Cervi, que foi à linha e atrasou para Jonas. O brasileiro, sem oposição, só teve de empurrar para o 4-1.

51' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting de Braga! Resposta imediata dos arsenalistas. Sequeira cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Dyego Sousa a desviar para o golo.

48' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Grande entrada dos homens da casa na segunda parte. Álex Grimaldo aproveitou uma falha defensiva do Sporting de Braga para progredir na grande área, e , de pé direito, bateu Tiago Sá.

46' - Arranca a segunda parte do Benfica-Sporting de Braga. A bola pertence aos encarnados

45' - Artur Soares Dias apita para o intervalo. O Benfica recolhe aos balneários em vantagem sobre o Sporting de Braga, graças aos golos de Pizzi e Jardel.

39' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Um golo que promete dar que falar! Após canto marcado no lado direito do ataque, Tiago Sá saiu da baliza para agarrar o cruzamento, mas Jardel antecipa-se e cabeceia para o 2-0. A repetição mostra contacto entre o central e o guarda-redes, mas, após recorrer ao vídeo-árbitro, Artur Soares Dias decidiu validar o lance.

34' - Grande defesa de Odysseas Vlachodimos! A passe de Dyego Sousa, Ricardo Horta apareceu na pequena área e rematou. Valeu a 'mancha' do guarda-redes do Benfica a segurar a vantagem.

26' - Voltou a cheirar a golo na Luz. Dyego Sousa 'cavalgou' pela grande área dos encarnados e atirou à malha lateral da baliza.

24' - O Sporting de Braga quase chega ao empate! Fransérgio encheu o pé e, do meio da rua, desferiu uma 'bomba' que acertou em cheio na trave da baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos.

19' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO do Benfica! É de Pizzi! O internacional português recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, fletiu para dentro e, com o pé direito, atirou em jeito para o fundo das redes à guarda de Tiago Sá.

15' - Ricardo Esgaio recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O lateral agarrou a camisola de Gedson quando este seguia para o contra-ataque, e Artur Soares Dias não perdoou.

4' - Primeiro sinal de perigo na Luz. O Benfica 'adormeceu' o Sporting de Braga com vários passes na retaguarda. Assim que viu uma 'nesga', Pizzi fez um passe longo para Jonas, que amorteceu para Gedson. Valeu a atenção de Bruno Viana, a desviar para canto.

0' - Artur Soares dias dá o apito inicial. Cabe aos arsenalistas dar o pontapé de saída no encontro da 14.ª jornada.

'Onze' do Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Zivkovic, Cervi e Jonas.

'Onze' do Sporting de Braga: Tiago Sá; Goiano, Pablo, Bruno Viana, Sequeira, Esgaio; Claudemir, Fransérgio; Ricardo Horta, Paulinho e Dyego Sousa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório