Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto de olho no topo (e na história) contra um Rio Ave 'órfão'

Sem José Gomes, que partiu para o Reading, os vila-condenses visitam, este domingo, pelas 15h, o líder do campeonato.

FC Porto de olho no topo (e na história) contra um Rio Ave 'órfão'

Com Sérgio Conceição ao leme, o FC Porto continua a assinar uma temporada (quase) perfeita, que vai valendo uma catadupa de recordes. Na Liga dos Campeões, os dragões igualaram a melhor fase de grupos de sempre (16 pontos) e o maior número de vitórias seguidas (cinco).

Além disso, a média de golos até agora (2,52 por jogo) é a melhor do milénio, superando, inclusive, a de André Villas-Boas (2,50). Este domingo, os campeões nacionais recebem o Rio Ave de olhos postos em mais um registo histórico.

Em caso de vitória, o conjunto de azul e branco atinge os 15 triunfos consecutivos, um recorde absoluto do clube, que remonta a 1985. Isto, claro está, sem esquecer que significaria mais uma semana na liderança isolada do campeonato, independentemente do que acontecer no Benfica-Sporting de Braga e no Vitória de Guimarães-Sporting.

Do outro lado, os vila-condenses vão a jogo com o treinador-adjunto Augusto Gama no comando, fruto da já oficializada saída de Vítor Gomes para o Reading. Uma ‘baixa’ que se junta às de Galeno (emprestado pelo FC Porto), Borevkovic, Joca, Nuno Santos e Ronan (lesionados).

Declarações

Sérgio Conceição

Rio Ave: O Rio Ave é um clube que tem evoluído bastante e tem sempre equipas muito competitivas. Se ganharmos coincide com essa tal 15.ª vitória, mas não vou ver ninguém nos Aliados seguramente. Vamos ter uma equipa muito competitiva no Dragão amanhã, com qualidade individual. Temos de estar preparados para essas dificuldades e assumir a responsabilidade de ser o FC Porto e jogar para ganhar.

Saída de José Gomes: Os bons treinadores fazem falta. É como o José Gomes, que é um bom treinador. Para se ver o nível do nosso campeonato: luta aqui por uma competição europeia e pode trocar por uma equipa que luta para não descer na II Divisão inglesa.

Golos sofridos: Importante é ganhar no final. Foi analisada a situação de a equipa ultimamente ter sofrido mais golos. Sou dos treinadores que gosta de ganhar 1-0 e não por 4-3.

Augusto Gama

Estratégia: Somos uma equipa com uma identidade própria, e em todos os jogos tentamos vincá-la. Sendo um desafio com o FC Porto ou com outro qualquer adversário jogamos sempre da mesma forma.

Saída de José Gomes: O José Gomes esteve cá [em Vila do Conde] até ontem [sexta-feira] a treinar normalmente. Ausentou-se para tratar de assuntos pessoais, mas o trabalho foi feito de acordo com o que é normal antes de cada jogo.

Ponto a melhorar: Estivemos a trabalhar na parte defensiva, que como toda a gente sabe não tem sido um ponto positivo no nosso jogo. Tentámos corrigir esse aspeto e esperamos poder travar o poderio ofensivo do FC Porto com a nossa identidade.

Último ‘onze’

FC Porto: Fabiano; Maxi, Éder Militão, Felipe, Alex Telles; Danilo, Otávio, Herrera; Marega, Adrián López e André Pereira.

Rio Ave: Léo Jardim; Nadjack, Nélson Monte, Buatu, Matheus Reis; Jambor, Diego Lopes, João Schmidt, Fábio Coentrão; Gelson Dala e Galeno.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V-V

Rio Ave: V-D-D-E-D

Lesões e castigados

FC Porto: Aboubakar, Danilo e Otávio.

Rio Ave: Borevkovic, Joca, Nuno Santos, Ronan e Galeno.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório