Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Novelas do ano: Ronaldo, Mourinho e... um (outro) futebol português

Muito do desporto este ano foi jogado fora das quatro linhas, pelo que interessará lembrar os episódios que mais episódios geraram neste ano civil.

Novelas do ano: Ronaldo, Mourinho e... um (outro) futebol português
Notícias ao Minuto

09:05 - 25/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rescaldo

O ano foi pródigo em casos mediáticos e muita especulação. Porém, no que a portugueses diz respeito, a novela de 2018 passa muito por Ronaldo, Mourinho e... o futebol português.

Mas vamos por partes.

Uma 'vida' depois, Ronaldo diz adeus ao Bernabéu

Voltou a ser determinante na conquista da Champions pelo Real Madrid, a terceira consecutiva do clube. Marcou mais golos que vários avançados juntos, mas Ronaldo acabou o ano no 'olho da rua'.

Sem ser compreendido por adeptos e direção merengue, o internacional português foi protagonista de uma longa novela de verão. Depois dos primeiros rumores, ainda na seleção e na Rússia, o craque português deixou o 'vazio' tornar-se ensurdecedor, e apenas quando aterrou em Turim se afastaram as dúvidas sobre um adeus à 'casa blanca'.

Recebido como estrela interplanetária, o português demorou a ter impacto desportivo... mas não financeiro. É que, só para se ter uma ideia, nos primeiros dias em Itália o luso esgotou o stock de camisolas da Vecchia Signora para o ano inteiro.

Os golos chegaram mais tarde, com um processo de adaptação que tirou de cena a seleção nacional. Depois de cair nos 'oitavos' frente ao Uruguai, o craque bianconeri partiu para férias... da seleção. A qualificação para a final four da Liga das Nações foi feita sem CR7 e resta agora perceber se começará o novo ano às ordens de Fernando Santos.

Mourinho: O fardo de ter de suceder a Ferguson, não o sendo

Depois de duas temporadas ao serviço do Manchester United, com uma Liga Europa, uma Supertaça e a Taça na Liga no bolso, o técnico português partiu para a nova temporada desgastado.

Sem os reforços pretendidos, tendo ouvido algumas negas de atletas, com o Mundial a atrasar a preparação da nova temporada, Mourinho voltou à polémica com os seus jogadores.

A relação com Pogba foi sempre tensa e alimentou vários episódios na imprensa britânica, isto à medida que os resultados menos positivos iam retirando margem para a sua continuidade.

O fim de relação chegou em dezembro, depois de um adeus ao título inglês ainda com mais de metade da temporada por disputar. 

Cansado, o técnico foi demitido, disse adeus a Old Trafford, aliviado, com a certeza que 2019 lhe trará novos desafios desportivos.

O Real Madrid, agora treinado por Solari, e o Inter, que tem ao comando Spaletti, parecem ser os futuros mais previsíveis, mas tudo pode acontecer quando se fala do Special One.

Futebol português: Pouco jogo jogado e muito martelo de juiz

O futebol luso viveu este ano um dos períodos mais negros da sua história recente. O Benfica viu-se envolvido em diversos casos e buscas, o FC Porto esteve sempre ao ataque no que à comunicação diz respeito e o Sporting bateu no fundo.

Entre polémicas e derrotas inesperadas, Bruno de Carvalho - detido e acusado-, a Juve Leo, Jorge Jesus e os atletas verde e brancos correram o mundo por maus motivos e só com a chegada de Frederico Varandas se parece ter afastado um ciclo de instabilidade.

O ataque à Academia deu que falar, mas muito deram também que falar muitos outros casos. Esperemos que o novo ano traga menos novela e mais bola na relva, porque o importante é o espetáculo que chega às bancadas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório