Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Floersch quebra o silêncio: "Larguei o volante e esperei pela parede"

Piloto alemã esteve cinco dia internada, período ao longo do qual perdeu cinco quilos.

Floersch quebra o silêncio: "Larguei o volante e esperei pela parede"
Notícias ao Minuto

09:31 - 18/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fórmula 3

A poucos dias de completar 18 anos, Sophia Floersch protagonizou um dos mais arrepiantes acidentes de que há memória no mundo do desporto automóvel, ao perder o controlo do seu Formula 3 durante o Grande Prémio de Macau, e ‘descolar’ a cerca de 270 km/h para fora da pista.

A piloto alemã foi imediatamente transportada ao hospital e submetida a uma cirurgia de onze horas, fruto das várias fraturas sofridas. Agora, numa extensa entrevista concedida ao jornal britânico The Times, repassa o que sucedeu no passado dia 18 de novembro.

“Lembro-me de querer fazer a curva, mas ele [Jehan Daruvala] travou de repente. Perdi as duas rodas do lado esquerdo e, a partir desse momento, não tens qualquer controlo”, explicou Floersch. Foi então que bateu no monolugar de Sho Tsuboi e ‘voou’.

“Fazes o que te dizem. Tiras as mãos do volante, preparas-te e esperas pelo que vai acontecer. A parte do voo foi bastante diferente. Estranho. Não pensas ‘Oh m***, agora vou a 270 km/h’. Limitas-te a esperar que chegue a parede, mas ia ao contrário, por isso não vi nada”, recordou.

“Num primeiro momento, não senti dor, porque o extintor tinha disparado. Estava nos meus olhos e boca, e o meu primeiro pensamento foi tirá-lo. Foi quando pensei ‘Posso mexer as mãos’. Depois, a dor apareceu, especialmente na parte superior do corpo e nas costas. As minhas pernas tinham batido no cockpit e tinha algumas nódoas negras”, acrescentou.

Já no hospital, os médicos tiveram de lhe perfurar o pescoço para a operar: “A minha C7 [no pescoço] estava completamente esmagada. Estava partida na frente, não atrás. A T3 [nas costas] ainda está partida , mas eles dizem que as costelas a protegeram. Tiraram osso da minha anca para criar uma nova. Tenho uma placa de titânio para ajudar a mantê-lo no sítio”.

Livre de perigo, Sophia Floersch passou por momentos bastante complicados no hospital. Durante cinco dias, a piloto não se conseguiu mexer. As anestesias que lhe foram administradas levaram-na a vomitar por várias vezes, tendo acabado por perder cinco quilos nesse período de tempo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório