Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Jonas volta a ser talismã e garante triunfo encarnado nos Barreiros

Avançado brasileiro marcou o único golo do Benfica na visita ao Marítimo.

Jonas volta a ser talismã e garante triunfo encarnado nos Barreiros

O Benfica arrancou, este domingo, um triunfo pela margem mínima diante do Marítimo (1-0), em jogo referente à 13.ª jornada da I Liga. Um golo de Jonas, apontado de grande penalidade antes do intervalo, valeu a conquista de três pontos aos encarnados. A vitória permite ainda às águias subirem ao terceiro lugar do campeonato à condição. O Benfica soma agora 29 pontos, mais um do que o rival Sporting que, este domingo, recebe o Nacional.

Filme de jogo 

Primeira parte bem disputada nos Barreiros, mas nem sempre bem jogada. Marítimo e Benfica tentavam procurar a baliza adversária, mas a maior batalha acontecia no meio-campo. Os insulares apareceram 'atrevidos' e apresentaram uma dupla de ataque, formada por Dannny e Rodrigo Pinho, que deu bastante trabalho à defensiva das águias. 

No entanto, com o andar do relógio o Benfica foi conseguindo tomar conta das operações do jogo e parecia estar sempre mais perto do golo. Grimaldo esteve perto de marcar mas viu Amir fazer duas grandes defesas. 

Ainda assim, e numa altura em que o empate parecia ser o resultado que iria resistir até ao intervalo, Cervi ‘sacou’ de uma trivela e meteu a bola em Jonas, jogador que estava no coração da grande área do Marítimo. Amir entrou com tudo, levou Jonas à frente e o árbitro João Pinheiro prontamente assinalou grande penalidade. 

Jonas foi chamado a converter o castigo máximo e da marca dos 11 metros não facilitou. Mais um golo para o avançado brasileiro e o Benfica chegava ao intervalo em vantagem no marcador.

Na segunda metade da partida, o Benfica apareceu mais confortável no jogo e apostou mais na circulação de bola sem grandes arrancadas por parte dos extremos. Por seu turno, o Marítimo tentava chegar perto da grande área do Benfica, mas sempre sem grande sucesso. A equipa de Petit revelou muitas dificuldades no último terço do terreno, mesmo depois de Joel ter entrado para o lugar de Danny.

As oportunidades de golo no segundo tempo foram mesmo quase inexistentes, exceção feita para um belo lance de envolvimento entre Gabriel, Pizzi e Jonas. No entanto, na cara de Amir, o avançado brasileiro não foi capaz de empurrar a bola para o fundo das redes.

Até final, nota para os últimos dez minutos da partida. O Marítimo subiu linhas, apostou tudo nas bolas paradas, mas o resultado manteve-se inalterável.

Momento da partida: Jonas volta a ser decisivo. O avançado brasileiro não teve muitas oportunidades, mas no momento de avançar para a marca do castigo máximo foi letal. Mais um golo para Jonas, ele que já tinha decidido o jogo no Bonfim, diante do Vitória de Setúbal.

Direto

90'+4 - Apito final nos Barreiros! O Benfica vence o Marítimo (1-0) e salta provisoriamente para o terceiro lugar do campeonato! 

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos! 

89'- Últimos minutos muito aflitivos para o Benfica. O Marítimo está a apostar tudo nas bolas paradas. 

80'- Rui Vitória mexe novamente. Sai Jonas, entra Seferovic. 

75'- Jonas à beira do segundo! Jogada de envolvimento entre Gabriel e Pizzi, com Jonas a falhar no momento de atirar para o fundo das redes do Marítimo. 

74'- Alteração no Benfica. Sai Zivkovic e entra Gabriel. 

70'- Cartão amarelo para Jardel. O capitão do Benfica empurrou Rodrigo Pinho. É livre para o Marítimo. 

68'- Alteração no Marítimo. Sai Danny, entra Joel. 

66'- Mais um cartão amarelos para os homens da Madeira. Desta vez foi Danny quem foi admoestado. 

64'- Cartão amarelo para Fabrício após uma entrada dura sobre Gedson Fernandes. O médio do Benfica está a ser assistido pela equipa médica. 

62'- Rúben Dias atira para fora! Livre indireto cobrado por Pizzi e Rúben Dias consegue cabecear. No entanto, a direção do remate sai muito ao lado da baliza do Marítimo. 

56'- Cartão amarelo para Zainadine por falta sobre Gedson Fernandes. 

49'- Que perdida de Gedson! Tinha tudo para fazer o segundo golo do Benfica mas acertou num defesa do Marítimo...

46'- Recomeça o jogo na Madeira! 

45'+3- Intervalo nos Barreiros!

45'+2- GOOOOOLLOOOOO!! Jonas faz o primeiro da partida e coloca o Benfica em vantagem nos Barreiros!! O avançado brasileiro não tremeu perante Amir apesar das evidentes dificuldades físicas.

45'+1- Grande penalidade a favor do Benfica! Amir entra sobre Jonas e João Pinheiro não teve dúvidas em apontar para a marca do castigo máximo! 

38'- Outra vez Amir! Novamente Grimaldo a rematar e novamente o guardião do Marítimo a evitar o golo!

36'- Amir nega o golo a Grimaldo! Grande livre do espanhol, mas o internacional iraniano não se deixou enganar e fez uma defesa fantástica!

33'- Pizzi arrisca o remate, mas a bola sai para as bancadas. 

30'- Que corte de Rúben Dias! Grande passe de Rodrigo Pinho a desmarcar Danny, mas o defesa do Benfica fez um corte em carrinho e afastou o perigo! 

28'- Vukovic atira ao lado da baliza do Benfica! 

23'- Perigo criado pelo Benfica por intermédio de Pizzi. Numa primeira tentativa, o médio das águias acertou nas orelhas da bola. Na segunda, perdeu o tempo de remate. Valeu a conquista de um canto para o Benfica. 

22'- Livre do Marítimo mal marcado. Bola fácil para Odysseas. 

21'- Jardel atira por cima! Pizzi, de canto, coloca a bola no coração da grande área do Marítimo. Jardel estava no sítio certo, mas direcionou mal o remate de cabeça. 

15'- Rodrigo Pinto atira com perigo! O avançado brasileiro arriscou o remate de pé esquerdo e a bola passou pouco por cima da barra da baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos. 

12'- Bom passe a rasgar de Pizzi, mas Cervi tentou rematar... de cabeça. Bola fácil para Amir!

Primeiros 10 minutos intensos, mas escassos em oportunidades para golo. Nota para as tentativas de bola longa, por parte de Zivkovic, à procura de Jonas. 

0'- Começa a partida no Estádios do Barreiros! Já se joga o Marítimo-Benfica. 

Pré-jogo

Onze do Marítimo: Amir, Bebeto, Zainadine, Lucas Áfrico e Rúben Ferreira; Gamboa, Vukovic e Fabrício; Correa, Danny e Rodrigo Pinho.

Onze do Benfica: Odysseas; André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Gedson; Zivkovic, Cervi e Jonas. 

Antevisão: Marítimo e Benfica enfrentam-se, nesta tarde de domingo, em jogo referente à 13.ª jornada da I Liga. O duelo acontece no Estádio dos Barreiros, conhecido também por Caldeirão, e promete ter duas equipas apenas focadas na vitória. 

De um lado está um Marítimo que tenta inverter um ciclo negativo, e com Petit a fazer o terceiro jogo enquanto técnico insular, ao passo que do lado das águias o objetivo passa por manter os resultados dos últimos jogos numa fase de "retoma", tal como Rui Vitória classificou na antevisão da partida. 

O encontro será arbitrado por João Pinheiro e o apito inicial está marcado para as 17h30. Como habitual, pode acompanhar a partida, em direto e ao pormenor, em Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório