Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Reviravolta portista foi construída por dois 'pontas' nada delgados

Soares e Marega assinaram os golos que permitiram ao FC Porto virar o resultado e vencer o Santa Clara, nos Açores.

Reviravolta portista foi construída por dois 'pontas' nada delgados
Notícias ao Minuto

22:29 - 15/12/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Acompanhamento

O FC Porto está de volta à liderança isolada do campeonato. Depois de serem alcançados pelo Sp. Braga, os dragões foram a Ponta Delgada buscar três importantes pontos. Os azuis e brancos venceram o Santa Clara, por 2-1, graças à inspiração dos dois pontas-de-lança, Soares e Marega, que construíram uma 'remontada' preciosa.

Com uma entrada a todo o gás, os dragões começaram por 'sufocar' os açorianos nos primeiros minutos e obrigaram Marco a brilhar a alto nível. O guarda-redes do conjunto insular foi a grande figura dos primeiro 10' minutos, ao negar o golo a Marega por duas vezes (3' e 10').

Depois deste ímpeto inicial do adversário, a equipa de João Henriques subiu no terreno e pôde respirar com bola no meio-campo contrário. Aos 26', um contra-ataque rápido, arquitetado de forma exemplar, permitiu a Patrick Vieira beneficiar da primeira grande ocasião de golo para os da casa. Primeiro 'deitou' Casillas e depois viu Éder Militão, quase em cima da linha, cortar aquele que seria o primeiro do encontro.

Estava dado o aviso para o que aconteceria aos 38' minutos, já depois de Marco ter sido substituído devido a lesão, dando o lugar a Serginho. Chrien fugiu pelo lado direito e cruzou com conta, peso e medida para o interior da área, onde surgiu Zé Manuel, entre os centrais portistas, a cabecear para o fundo das redes da baliza do emblema da Invicta. Uma espécie de 'traição' de um jogador que já passou pelo Dragão e que soma já quatro remates certeiros no campeonato.

Em desvantagem, o FC Porto foi obrigado a correr atrás do prejuízo e, já nos descontos do primeiro tempo, chegou ao empate. Na sequência de uma defesa incompleta de Serginho, a remate de Óliver, os dragões insistiram e Soares, no coração da área, cabeceou para a igualdade, assinando o sétimo golo na Liga Portuguesa.

Intervalo revitalizante

No segundo tempo os campeões nacionais voltaram a entrar melhor e chegaram mesmo à 'remontada'. Num belo lance individual, Soares ganhou a bola a Patrick e rematou para uma boa defesa de Serginho, mas, na recarga, Marega não perdoou e colocou, pela primeira vez, o FC Porto em vantagem no marcador. O maliano festejou pela sexta vez na Liga, mas pode agradecer à mestria do companheiro brasileiro.

Apesar do duro 'golpe', o Santa Clara não se encolheu e voltou à carga. Seis minutos depois, Fernando Andrade, com um grande 'tiro', testou a atenção de Casillas. Contudo, a partir daqui, o FC Porto colocou 'gelo' no jogo, geriu os ritmos e a vantagem, não permitindo grandes sobressaltos na sua baliza.

Uma vitória sofrida dos comandados de Sérgio Conceição, com muito esforço, entrega e, importa admitir, alguma estrelinha de campeão. Os azuis e brancos somam a 11.ª vitória no campeonato, a sexta consecutiva, enquanto a formação de São Miguel perdeu pela sexta vez, mas manteve um registo interessante: marcou em todos os jogos em casa.

Confira o direto do encontro:

FINAL DA PARTIDA

90+4: Maxi afasta o perigo.

90+3: Poderá ser a última ocasião para o Santa Clara. Livre perigoso...

90+2: Cruzamento de Fernando Andrade e Caio atira ao lado da baliza portista.

90:00 - Vão jogar-se mais quatro minutos de compensação.

87:00 - Última substituição nos dragões. Sai Brahimi e entra Maxi Pereira.

86:00 - Cartão amarelo para Alex Telles.

84:00 - Casillas, atento, segura um cruzamento perigoso de Ukra.

83:00 - Substituição no FC Porto. Sai Soares e entra Sérgio Oliveira.

77:00 - Última alteração no Santa Clara. Sai Anderson Carvalho e entra Ukra.

75:00 - Livre para o FC Porto.

72:00 - Cartão amarelo para Soares por falta sobre César.

71:00 - Herrera vê o cartão amarelo.

69:00 - Substituição no Santa Clara. Sai Chrien e entra Caio.

68:00 - Canto para o Santa Clara.

67:00 - QUE DEFESA DE CASILLAS! Livre lateral do Santa Clara e o guarda-redes portista, atento, a desviar por cima da trave.

64:00 - Soares cabeceia para defesa de Serginho.

64:00 - Canto para o FC Porto.

62:00 - QUASE O GOLO DO FC PORTO! Jogada brilhante de Brahimi e Serginho, com uma grande defesa, a evitar o terceiro dos dragões.

60:00 - Mais um canto para os insulares.

59:00 - Canto para o Santa Clara.

59:00 - QUE DEFESA DE CASILLAS! Belo remate de Fernando Andrade e o guarda-redes espanhol a evitar o golo do avançado brasileiro do Santa Clara.

58:00 - Árbitro da partida valida o golo e entende que não há falta de Soares sobre Patrick no início da jogada.

57:00 - Luís Godinho vai rever o lance ao VAR.

56:00 - GOLOOOOOOOOOOOOOO DO FC PORTO! Que trabalho de Soares, a ganhar a bola, com classe, a Patrick, a rematar para boa defesa de Serginho, mas Marega, oportuno, na recarga, a fazer o golo da reviravolta.

55:00 - Remate forte de Bruno Lamas contra a barreira azul e branca.

52:00 - Adrián López também já aquece nos dragões.

48:00 - FC Porto volta a entrar da mesma fora que no primeiro tempo, ou seja, por cima do Santa Clara. 

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

FIM DA PRIMEIRA PARTE

45+5: Grande jogada de Patrick, a cruzar com conta, peso e medida, e Fernando Andrade a cabecear ao lado. 

45+1 - GOLOOOOOOOOOOOOO DO FC PORTO! Está feito o empate! Grande remate de Óliver para uma bela intervenção de Serginho, mas os dragões insistiram e chegaram ao golo pela cabeça de Soares. É o sétimo golo do brasileiro no campeonato. 

45:00 - Vão jogar-se mais sete minutos nesta primeira parte.

44:00 - Canto para o FC Porto.

40:00 - Sérgio Conceição manda Otávio para o aquecimento. 

Curiosidade: Santa Clara marcou em todos os jogos em casa.

38:00 - GOLOOOOOOOOOOOOO DO SANTA CLARA! Cruzamento de Chrien no lado direito e Zé Manuel, oportuno, de cabeça, entre os centrais portistas, a bater Casillas. Os açorianos estão na frente graças ao quarto golo do ex-jogador dos dragões no campeonato.

31:00 - Contrariedade para João Henriques. Marco Pereira está lesionado e vai ser substituído por Serginho. 

30:00 - Jogo interrompido para assistência ao guarda-redes Marco Pereira.

29:00 - Golo anulado ao FC Porto por fora-de-jogo de Soares.

26:00 - QUASE O GOLO DO SANTA CLARA! Grande contra-ataque do conjunto insular, Patrick a 'deitar' Casillas e valeu Éder Militão que, quase em cima da linha, corta a bola, impedindo o golo do lateral brasileiro. Melhor lance dos açorianos na partida!

22:00 - Juiz da partida assinala falta de Brahimi sobre Patrick no início da jogada, invalidando tudo o resto. 

21:00 - O árbitro Luís Godinho vai rever o lance do choque entre o guarda-redes do Santa Clara e Herrera ao VAR.

20:00 - Cruzamento de Soares e Herrera, sem marcação, a cabecear ao lado. O FC Porto volta a ameaçar o golo. Os dois jogadores ficam caídos.

Curiosidade: O estádio do Santa Clara é, até ao momento, aquele em que se marcou mais golos no campeonato esta temporada. Ao todo foram 25.

17:00 - Mamadu cede novo canto para o FC Porto.

15:00 - Remate de Bruno Lamas por cima da baliza de Iker Casillas.

10:00 - MAIS UMA VEZ O FC PORTO PERTO DO GOLO! Lançamento rápido de Casillas a encontrar Marega, que, sozinho, obrigou Marco a intervir novamente a grande nível. 

09:00 - Conjunto de João Henriques tenta agora respirar e ter bola no meio-campo azul e branco.

06:00 - Grande remate de Brahimi e Mamadu a ceder canto.

06:00 - Novo canto para os dragões, agora do lado direito.

03:00 - QUE DEFESA DE MARCO! Primeira ocasião de golo do encontro para o FC Porto, com Marega a desviar para uma bela intervenção do guarda-redes do Santa Clara.

02:00 - Primeiro canto do jogo e é para o FC Porto.

COMEÇOU A PARTIDA

Onze do FC Porto: Casillas, Corona, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo, Herrera e Óliver; Brahimi, Marega e Soares.

Onze do Santa Clara: Marco Pereira; Patrick Vieira, Fábio Cardoso, César e Mamadu Candé; Osama Rashid, Anderson Carvalho, Bruno Lamas e Chrien; Zé Manuel e Fernando Andrade.

Depois de ser alcançado no topo da tabela pelo Sp. Braga, o FC Porto procura, este sábado, a 11.ª vitória no campeonato, que lhe permita isolar-se novamente na liderança. 

A partir das 20h30, nos Açores, os dragões medem forças com o Santa Clara, equipa que chega motivada pelo regresso às vitórias na última ronda, em Moreira de Cónegos.

Pode acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório