Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dragão já em chamas quer aproveitar o calor das furnas e descolar no topo

FC Porto visita o terreno do Santa Clara, este sábado, na tentativa de conquistar três pontos que lhe permitam fugir novamente do Sp. Braga.

Dragão já em chamas quer aproveitar o calor das furnas e descolar no topo
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/12/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Depois da brilhante prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, que valeu um encaixe financeiro histórico, o FC Porto muda o 'chip' e volta ao campeonato para tentar 'descolar' do Sp. Braga, que esta sexta-feira venceu (4-0) o Feirense e igualou a pontuação da liderança. Nos Açores, os azuis e brancos têm encontro marcado com um Santa Clara moralizado pelo regresso aos triunfos na última jornada, em Moreira de Cónegos, diante do Moreirense (1-0).

Para esta partida, Sérgio Conceição chamou 22 jogadores, com particular destaque para o facto da lista incluir três guarda-redes: Casillas, Vaná e Fabiano.

De fora continua Aboubakar, que se mantém em processo de recuperação, e Bazoer, que trabalha com a equipa B na sequência do processo disciplinar que lhe foi aplicado, enquanto João Pedro, Chidozie, Marius e Bruno Costa não integram o lote por opção técnica. 

"Espero um jogo difícil e penso que o Santa Clara tem feito um trajeto, na Primeira Liga, bom. Iniciou muito bem o campeonato. Há pouco tempo atravessou um período menos positivo, mas na última jornada venceu num campo difícil em Moreira de Cónegos. Estamos atentos aos pormenores e preparamos o jogo, dentro do pouco tempo, para ganhar", referiu o treinador portista na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

"Amanhã temos mais um desafio e mais um jogo importante para nós. E depois terça-feira estamos outra vez no fio da navalha, como se costuma dizer. Olhamos jogo a jogo de uma forma muito séria e muito focados naquilo que são os nossos objetivos. Depois os elogios, os comentários, a crítica, olho para eles. Vejo, leio, vejo os programas. Estou a par das coisas, mas isso não influencia minimamente aquilo que é a minha estrada, o meu foco e o meu caminho", acrescentou.

Do lado do Santa Clara respeito é a palavra de ordem. Apesar do bom momento, os açorianos não entram em euforias e prometem manter os pés bem assentes na terra. "Nós temos consciência que estamos a fazer um bom campeonato. É dito por todos que temos sido uma surpresa relativamente àquilo que eram as perspetivas do início da época e isso dá-nos muita confiança. Agora a responsabilidade que nós temos é de continuarmos a ser a mesma equipa que fomos até aqui e este jogo não vai fugir à regra. Vamos ser a equipa com a nossa identidade, com a nossa ambição de também conquistar os três pontos independentemente de termos pela frente o FC Porto", frisou o técnico João Henriques, assegurando que os jogadores estão "confiantes, extremamente motivados", sendo que é um jogo "diferente" frente a um dos três grandes do futebol português e "que quase ninguém conseguiu ultrapassar".

Última vitória nos Açores teve selo 'Special'

Para encontrar última vez que Santa Clara e FC Porto mediram forças nos Açores é preciso recuar até 2002. Há exatamente 16 anos, nesse dia 8 de dezembro, os azuis e brancos, liderados por José Mourinho, foram ao terrenos dos insulares vencer por 3-1, graças aos golos de Hélder Postiga (2) e Edgaras Jankauskas, enquanto Figueiredo assinou o golo de honra dos da casa.

De resto, o histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao emblema da Invicta. Em sete jogos, os dragões vencerem seis e perderam apenas um. Precisamente um ano antes, a 22 de dezembro de 2001, os portistas saíram de Ponta Delgada com uma derrota por 2-1, numa partida em que Toñito, jogador cedido pelo Sporting, foi herói, ao bisar, 'anulando' o remate certeiro de Postiga. 

Últimos resultados

Santa Clara: D-D-D-D-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Santa Clara (Moreirense, 1-0): Marco Vieira; Patrick Vieira, Accioly, César e Mamadu Candé; Anderson Carvalho, Osama Rashid e Bruno Lamas; Martin Chrien, Zé Manuel e Fernando Andrade.

FC Porto (Galatasaray, 3-2): Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Danilo Pereira, Sérgio Oliveira e Héctor Herrera; Adrián López, Hernâni e Marega.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório