Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Fui efusivo no Bessa, talvez amanhã salte para as bancadas"

Técnico do FC Porto fez a antevisão da deslocação ao terreno do Santa Clara.

"Fui efusivo no Bessa, talvez amanhã salte para as bancadas"

Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, esteve esta sexta-feira em conferência de imprensa para fazer a antevisão da deslocação ao terreno do Santa Clara, em jogo referente à 13.ª jornada da I Liga. 

Confira o essencial das declarações do treinador do FC Porto

Regresso aos Açores: "Eu espero um jogo difícil e penso que o Santa Clara tem feito um trajeto, na I Liga, bom. Iniciou muito bem o campeonato. Há pouco tempo atravessou um período menos positivo, mas na última jornada venceu num campo difícil em Moreira de Cónegos. Estamos atentos aos pormenores e preparamos o jogo, dentro do pouco tempo, para ganhar." 

Condições de jogo: "Nós somos uma equipa que, vocês sabem e têm destacado, que se preocupa com as bolas paradas defensivas e ofensivas. Temos de estar preparados para enfrentar uma equipa forte nas bolas paradas. Faz alguns golos assim. É uma equipa forte nesse sentido. Trabalhamos defensivamente essas situações. Volto a referir. Vamos jogar num campo difícil e contra uma equipa organizada. Vamos ter dificuldades e o Santa Clara também. O FC Porto quer ganhar os três pontos."

Festejos: "É aquilo que me sai no momento. Penso que fui bastante efusivo no Bessa e descarreguei um bocadinho daquilo que era a adrenalina. Entretanto, amanhã talvez vou saltar para a bancada. Não sei o que vai acontecer. É o que me vier no momento."

Como sente a equipa: "Já falámos sobre isso. É uma situação difícil para as equipas que jogam na Europa. O FC Porto tem dado uma resposta fantástica e representado o seu país como ninguém. Por vezes isso é um dado secundário para quem decide. E quem decide normalmente é a operadora e temos de respeitar aquilo que são as marcações dos jogos. Se me perguntar se eu queria ter jogos em dias diferentes? Claro que sim. Mas não podemos utilizar isso como desculpa. Temos de fazer o jogo dentro daquilo que são os poucos dias e as muitas viagens. Nós chegámos na quarta-feira às 05h30 da manhã e treinámos à tarde. Treinámos ontem e hoje vamos viajar para os Açores. No domingo voltamos de madrugada também e terça-feira jogamos com o Moreirense para a Taça. É um calendário muito apertado onde por vezes é difícil negociar os jogos. As pessoas querem espetáculo e um futebol bem jogado, mas para isso é preciso que os jogadores recuperem e que toda a gente esteja na sua melhor forma. Com este quadro competitivo por vezes é difícil."

Gerir as expectativas dos jogadores: "Da mesma forma que vejo e que já ouvi neste início situações menos positivas, olho da mesma forma para os elogios. O futebol, na minha opinião, é um recomeçar constante. O próximo jogo pode apagar muita coisa boa que foi feito. Amanhã temos mais um desafio e mais um jogo importante para nós. E depois terça-feira estamos outra vez no fio da navalha, como se costuma dizer. Olhamos jogo a jogo de uma forma muito séria e muito focados naquilo que são os nossos objetivos. Depois os elogios, os comentários, a crítica, olho para eles. Vejo, leio, vejo os programas. Estou a par das coisas, mas isso não influencia minimamente aquilo que é a minha estrada, o meu foco e o meu caminho."

O ano passado trocou comentários com João Henriques: "Olhe uma coisa, nós chegámos às 05h30 de quarta-feira. Tenho imenso trabalho aqui todos os dias. Acha que eu estou a pensar no cumprimento ou no jogo da época passada [frente ao Paços de Ferreira]? Olho para o jogo da época passada para ver as ideias do jogo de uma equipa ao jogar contra o FC Porto. Mas é só isso. Só me interessa o jogo jogado. O resto não me interessa." 

FC Porto em estado de graça: "Nós estamos num bom momento porque temos feito a nossa obrigação de ganhar jogos. Em cada jogo acontecem situações diferentes que nos levam a corrigir determinadas situações. Nunca há um jogo perfeito. Vamos sempre corrigindo e trabalhando. Estamos sempre atrás de perfeição. Eu ouvi ontem um comentador dizer na televisão que nós ainda tínhamos muito para melhorar. Não sei se será assim, é a opinião dele. Acho que podemos melhorar em alguns aspetos. Trabalhamos em cima do erro e andamos sempre à procura do melhor. Vamos melhorando os cinco momentos do jogo. O talento para sair precisa de trabalho emocional. Essa parte também é importante."

Elogios de António Oliveira: "São declarações simpáticas que me deixam alerta. Eu não gostou muito deste tipo de elogios. Já o disse e volto a repetir. Não gosto no sentido de me dar mais responsabilidade. Toda a gente gosta de ouvir coisas positivas. Eu também gosto. Vem de uma pessoa que foi meu treinador no FC Porto. É uma pessoa que eu respeito muito. Não só pelo que aprendi com ele, mas também pelo que é como pessoa. Agora o futuro não sei, acho que todos os treinadores sonham em ganhar as provas internas e algo na Europa. Isso não me preocupa. Estava a ler as declarações do Iker [Casillas] antes de vir para aqui, quando lhe perguntaram pela Liga dos Campeões. E ele responde: 'Passámos, fizemos uma boa fase de grupos, agora temos de ser realistas'. Ainda bem que perguntaram ao Iker. Se perguntassem a um miúdo ou a um jogador mais novo, se calhar dizia: 'não, não. Nós queremos ganhar a Liga dos Campeões'. É a grande diferença de alguém que é experiente e um novato. Têm uma coisa em comum: a atitude e a forma empenhada quando tivermos esses tais jogos da Liga dos Campeões. Neste momento, temos de nos focar naquilo que é o nosso objetivo que é o campeonato." 

VAR e as declarações de Rui Vitória: "O VAR existe há dois anos? Não tenho nada a acrescentar. Essa é a opinião do treinador do Benfica." 

Champions: "Somos uma equipa apetecível. Vamos ter tempo para falar sobre a Liga dos Campeões." 

Recordes da equipa: "É positivo, é bom,  mas só nos dá mais responsabilidade de continuar a ganhar. Isso só nos deixa mais alerta. É o meu sentimento e é isso que passo para a equipa. Queremos vencer o Santa Clara porque o nosso objetivo é ganhar o campeonato. Vale o que vale."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório