Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Nova face, o mesmo desfecho. Sporting goleia no 'adeus' à fase de grupos

Leões terminam segundo lugar do grupo E da Liga Europa, com 13 pontos, menos três do que o líder, o Arsenal.

Nova face, o mesmo desfecho. Sporting goleia no 'adeus' à fase de grupos

Marcel Keizer aproveitou o encontro da última jornada da fase de grupos da Liga Europa, que pouco mais serviu se não para cumprir calendário, para fazer descansar algumas das principais peças, como Mathieu, Gudelj ou Bas Dost. Mas nem por isso este Sporting se apresentou diferente no que à produtividade diz respeito.

Diante do Vorskla Poltava, que não tinha como evitar a eliminação da segunda maior competição de clubes do Velho Continente, os leões mantiveram a toada dos últimos jogos e assinaram uma folgada vitória por 3-0, graças aos golos de Fredy Montero e de Miguel Luís, assim como a um auto-golo de Dallku.

Só o ‘ronco’ do motor chegou para impor respeito

O Sporting desde cedo mostrou que, pese embora já tudo estivesse resolvido no que às contas do grupo E da Liga Europa dizia respeito, não estava para ‘brincadeiras’. Instalou-se no meio-campo do Vorskla e, logo aos nove minutos de jogo, esteve muito perto de marcar, por intermédio de Miguel Luís.

Não foi golo à primeira tentativa, mas foi à segunda. Menos de dez minutos depois, Bruno Fernandes – o verdadeiro ‘maestro’ do jogo leonino – passou de calcanhar para Marcos Acuña, que cruzou para a grande área. Carlos Mané não conseguiu controlar a bola e esta sobrou para Fredy Montero, que, de cabeça, fez o 1-0.

Após o golo, os homens de Marcel Keizer tiraram o pé do acelerador e permitiram, à equipa ucraniana, que se aproximasse da grande área, o que não havia feito até então. No entanto, bastava o ‘ronco’ do motor verde e branco para meter ordem.

Aos 35 minutos, Miguel Luís, a passe de Bruno Fernandes, fez o seu primeiro golo pela equipa principal do Sporting. Antes do encerrar da primeira parte, Bruno Fernandes – sempre ele – tentou assistir Fredy Montero, mas Dallkun desviou a bola para o fundo das redes, piorando o ‘pesadelo’ ucraniano.

A notícia que manchou a noite

O segundo tempo trouxe com ele uma má notícia. Fredy Montero, que regressou esta quinta-feira de uma longa paragem por lesão, sofreu uma entrada duríssima de Chesnakov e teve de ser retirado de maca. Para o seu lugar, entrou o estreante Pedro Marques.

Marcel Keizer não se ficou por aqui e apostou em mais dois ‘miúdos’: Thierry Correia, que rendeu Stefan Ristovski, e Bruno Paz, que entrou para o lugar de um Bruno Fernandes que mereceu um monumental aplauso na hora de se encaminhar para o banco de suplentes.

Com este triunfo, o Sporting termina o grupo E da Liga dos Campeões com um total de 13 pontos, menos três do que o Arsenal, que, à mesma hora, bateu o Qarabag. Além disso, os leões mantêm um invejável registo sob as ordens do holandês: em cinco jogos, contabiliza cinco vitórias, 20 golos marcados e apenas quatro sofridos. Venham de lá os 16-avos-de-final.

Momento do jogo: Aos 19 anos, Miguel Luís estreou-se a marcar pela equipa principal do Sporting. Após o golo inaugural, os leões ‘adormeceram’ um pouco, mas o golo do jovem médio, um dos melhores em campo, empurrou a equipa para uma vitória confortável.

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting despede-se da fase de grupos da Liga Europa com uma vitória por 3-0 sobre o Vorskla Poltava.

73' - O Sporting esgota as substituções. Bruno Paz rende Bruno Fernandes, autor de uma exibição de gala.

63' - Marcel Keizer volta a mexer na equipa. Sai Ristovski e entra Thierry Correia, mais um jogador da equipa de sub-23.

59 - Fredy Montero vai mesmo ter de sair. O avançado colombiano é rendido por Pedro Marques, que se estreia pela equipa principal do Sporting.

56' - Entrada duríssima de Chesnakov sobre Montero. O avançado ficou bastante queixoso, mas não houve lugar à marcação de uma falta, já que foi assinalado fora de jogo.

54' - Quase o quarto golo do Sporting! Carlos Mané recebeu a bola na ala direita, fletiu para dentro e, com um remate colocado, enviou a bola a centímetros da baliza.

46' - Arranca a segunda parte. Cabe aos leões dar o pontapé de saída.

45' - Intervalo em Alvalade. Com total justiça, o Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre um Vorskla Poltava que parece resignado à derrota.

43' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting! Dallku, na tentativa de desviar um passe de Bruno Fernandes para Fredy Montero, coloca a bola na própria baliza.

35' - GOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Sporting! Miguel Luís estreia-se a marcar pela equipa principal! Após uma bela jogada coletiva, Bruno Fernandes deixou a bola no jovem médio, que, sem oposição, fez o 2-0 para os leões.

25' - Petrovic recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O médio agarrou Careca quando este seguia 'lançado' para a grande área e foi admoestado.

17' - GOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting! É de Fredy Montero! A jogada nasce de um passe de calcanhar de Bruno Fernandes para Marcos Acuña, que de seguida cruzou para o coração da grande área. Carlos Mané não conseguiu controlar a bola e esta sobrou para o internacional colombiano que, de cabeça, desfez o nulo em Alvalade.

15' - Primeiro quarto de hora única e exclusivamente jogado no meio-campo defensivo do Vorskla Poltava. O Sporting apenas por uma vez conseguiu criar perigo junto da baliza dos ucranianos, mas vai controlando o jogo a seu bel-prazer.

9' - Cheirou a golo em Alvalade! Bruno Fernandes, com um belo passe, isolou Miguel Luís, que, na cara do guarda-redes adversário, permitiu a defesa.

4' - Primeiro sinal de perigo em Alvalade. Ristovski recebe a bola na ala direita e cruza para Nani, que atira pouco ao lado. No entanto, a jogada foi invalidade por fora de jogo do macedónio.

0' - Manuel Schuettengruber dá o apito inicial em Alvalade. O pontapé de saída pertence ao Vorskla Poltava.

'Onze' do Sporting: Salin; Ristovski, Coates, André Pinto, Acuña; Petrovic, Bruno Fernandes, Miguel Luís; Carlos Mané, Jovane Cabral e Montero.

'Onze' do Vorskla Poltava: Tkachenko; Perduta, Dallku, Chyzhov, Sakiv; Skliar, Chesnakov, Artur, Rebenok; Habelok e Careca.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório