Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lyon tramou Fonseca mas 'ofereceu' estatuto de cabeça de série ao Benfica

Águias entram na nova competição com estauto importante.

Lyon tramou Fonseca mas 'ofereceu' estatuto de cabeça de série ao Benfica

A Liga Europa é a nova realidade do Benfica. Na noite de quarta-feira, as águias despediram-se da Liga dos Campeões com um triunfo diante do AEK (1-0) que elevou para sete os pontos conquistados na fase de grupos e que permitiu, em conjugação com os outros resultados da noite europeia, assegurar o estatuto de cabeça de série na segunda prova da UEFA. 

Mas, comecemos pelo início. Os quatro melhores terceiros lugares da fase de grupos da Champions seriam 'presenteados' com o estatuto de cabeça de série na Liga Europa. Na noite de terça-feira, Inter (8 pontos) e Nápoles (9), já tinham ocupado duas das quatro vagas. 

Ontem, na Luz, o triunfo ajudou o Benfica a assegurar uma das vagas... com uma 'ajudinha' do Lyon. A equipa francesa tramou o Shakhtar de Paulo Fonseca (1-1), assegurou uma passagem aos 'oitavos' da Champions e impediu a equipa ucraniana orientada pelo técnico português de somar tantos ou mais pontos do que o Benfica. Ou seja, o Shakhtar somou seis pontos, menos um do que o Benfica. 

Nota ainda para o Valencia. A equipa onde alinha o português Gonçalo Guedes, que vai ser operado, recebeu e venceu o Manchester United de José Mourinho e conseguiu assim um salto de oito pontos, rácio que lhe garante também o estatuto de cabeça de série. 

Refira-se ainda que o Plzen também entrava nestas contas. A equipa checa também somou sete pontos, tal como o Benfica, e assegurou um terceiro lugar. No entanto, o critério da diferença de golos é favorável à formação portuguesa (-5 contra -9). 

Resta dizer que o Sporting não será cabeça de série nos 16 avos de final da Liga Europa, mas que um duelo entre águias e leões na primeira fase a eliminar desta prova europeia não irá acontecer. Nos 16 avos de final, o sorteio impede duelos entre duas equipas no mesmo país. Ainda assim, essa regra deixa de existir a partir dos 'oitavos'. 

Cabeças de série nos 16avos da Liga Europa 

Nápoles (via Champions);

Inter Milão (via Champions);

Valencia (via Champions);

Benfica (via Champions);

Red Bull Salzburgo (grupo B); 

Zenit (grupo C);

Dínamo Zagreb (grupo D);

Arsenal (grupo E); 

Eintracht Frankfurt (grupo H);

Dínamo Kiev (grupo K);

Chelsea (grupo L). 

Não cabeças de série nos 16avos da Liga Europa 

Viktoria Plzen (via Champions);

Club Brugge (via Champions); 

Shakhtar Donetsk (via Champions)); 

Galatasaray (via Champions); 

Fenerbahçe (grupo D);

Sporting (grupo E);

Lazio (grupo H).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório