Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dragão bate recordes na Turquia e traz 'milhões' para o Porto

Os azuis e brancos passaram aos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de somarem 16 pontos na fase de grupos.

Dragão bate recordes na Turquia e traz 'milhões' para o Porto
Notícias ao Minuto

07:28 - 12/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Apesar de já ter o apuramento e o primeiro lugar do grupo garantidos, o FC Porto chegou à Turquia com o objetivo de conquistar os três pontos. Inicialmente, parecia uma tarefa complicada de concretizar, mas a equipa de Sérgio Conceição conseguiu impor o seu jogo e conquistou um triunfo por 3-2, diante do Galatasaray. 

Os turcos entraram com tudo, até porque os três pontos garantiam a qualificação para a Liga Europa, sem estarem dependentes do outro jogo do grupo.

Os primeiros quinze minutos foram de pressão alta, junto às redes de Casillas, mas o ritmo abrandou quando, aos 17 minutos, Felipe inaugurou o marcador, depois de um livre cobrado por Alex Telles.

Marega assinou o segundo e parecia que a esperança turca tinha caído por 'água abaixo' (40'). No entanto, uma grande penalidade beneficiada pelo Galatasaray, em cima do intervalo, voltou a devolver a esperança à equipa da casa (45').

No segundo tempo, Sérgio Oliveira colocou os azuis e brancos numa posição mais confortável, aos 57 minutos, mas a resposta não demorou muito. Em menos de dez minutos, Derdiyok relançou a partida, aos fazer os 2-3.

O Galatasaray teve a oportunidade chegar ao empate, aos 67 minutos, mas Féghouli - que marcou o primeiro golo -, falhou a segunda grande penalidade de que a equipa beneficiou. No entanto, mesmo sem conseguir o triunfo, os turcos conseguiram o passaporte para a Liga Europa, uma vez que o Schalke 04 venceu o Lokomotiv por 1-0. 

Uma vitória sinónimo de... recordes

A vitória na Turquia foi mais do que uns 'simples' três pontos. O FC Porto carimbou o triunfo número 100 na competição, tal como... Iker Casillas. O guarda-redes espanhol conta como 88 vitórias ao serviço do Real Madrid e 12 pelos azuis e brancos. É o segundo jogador a atingir essa meta, depois de Cristiano Ronaldo. 

Para além disso, esta foi apenas a terceira vez na história que o Dragão passou a fase de grupos sem uma única derrota. Já tinha acontecido nas temporadas 1996/97 e 2014/2015 e, nessas duas ocasiões, o emblema azul e branco chegou até aos quartos de final da prova. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório