Começa, esta terça-feira, a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e há ainda muito por decidir de uma ponta à outra da competição. Os representantes portugueses, FC Porto e Benfica, entrarão em campo sabendo que, façam o que fizerem, já têm as contas seladas, mas nem todos se podem gabar da mesma 'sorte'.
Grupo A
Atlético de Madrid: Já tem o apuramento para os oitavos-de-final garantido, mas terá de vencer o Club Brugge para não deixar que o primeiro lugar dependa do resultado do Monaco-Borussia Dortmund.
Borussia Dortmund: Tal como o Atlético de Madrid, o apuramento para a próxima fase já não lhe escapa. No entanto, para conseguir chegar ao primeiro posto, terá de bater o Monaco e esperar que os espanhóis não batam os belgas.
Club Brugge: Aconteça o que acontecer nos últimos jogos da fase de grupos, será relegado para a Liga Europa.
Monaco: Com apenas um ponto até agora, já não tem forma de evitar o ‘adeus’ às competições europeias.
Grupo B
Barcelona: Entrará para o jogo com o Tottenham apenas para cumprir calendário, já que o primeiro lugar do grupo não lhe irá escapar.
Tottenham: Para seguir em frente na prova milionária, basta-lhe fazer, diante do Barcelona, um resultado, pelo menos, igual àquele que o Inter de Milão fizer na receção ao PSV.
Inter de Milão: Terá de fazer, frente ao PSV, um resultado melhor do que aquele que o Tottenham fizer em Camp Nou. Se não o fizer, já tem assegurado o apuramento para a Liga Europa.
PSV: Irá ser eliminado das competições europeias, faça o que fizer frente aos italianos.
Grupo C
Nápoles: Basta-lhe um empate em Anfield Road para se apurar para os oitavos-de-final. No entanto, se quiser assegurar o primeiro lugar sem depender de terceiros, terá de vencer na ‘casa’ do Liverpool.
Paris Saint-Germain: Terá de bater o Estrela Vermelha para que o apuramento dependa apenas de si mesmo. Caso contrário, terá de torcer para que o Liverpool não vença o Nápoles.
Liverpool: Só batendo o Nápoles carimba o passaporte para a próxima fase. Se empatar, garante a Liga Europa, mas, se perder, terá de que o Estrela Vermelha não vença o PSG.
Estrela Vermelha: No último lugar do grupo, os sérvios têm de vencer o PSG e esperar que o Nápoles vença o Liverpool para seguir para a Liga Europa.
Grupo D
FC Porto: Em Istambul, jogará meramente para o calendário, uma vez que os oitavos-de-final e o primeiro lugar do grupo já estão garantidos.
Schalke 04: Aconteça o que acontecer diante do Lokomotiv de Moscovo, sabe que tem o apuramento para a próxima fase assegurado.
Galatasaray: Se vencer o FC Porto, garante a qualificação para a Liga Europa. Caso contrário, terá de esperar que o Schalke 04 vença o Lokomotiv Moscovo.
Lokomotiv Moscovo: Só conseguindo, frente ao Schalke 04, um resultado melhor do que o Galatasaray frente ao FC Porto, conseguirá seguir para a Liga Europa.
Grupo E
Bayern Munique: O apuramento para os oitavos-de-final já está garantido e basta-lhe um empate na ‘casa’ do Ajax para assegurar o primeiro lugar.
Ajax: Também já carimbou o passaporte para a próxima fase, mas está obrigado a vencer o Bayern Munique para terminar na liderança do grupo.
Benfica: Recebe o AEK para cumprir calendário, uma vez que o apuramento para a Liga Europa está garantido, e o apuramento para os oitavos-de-final está ‘barrado’.
AEK: Faça o que fizer frente ao Benfica, já sabe que terminará no último lugar do grupo.
Grupo F
Manchester City: Já sabe que irá seguir em frente na prova milionária, e basta-lhe um empate na receção ao Hoffenheim para terminar no primeiro lugar.
Lyon: Só precisa de empatar frente ao Shakhtar Donetsk para carimbar o passaporte para os oitavos-de-final. Em caso de derrota, segue para a Liga Europa.
Shakhtar Donetsk: Só vencendo o Lyon os homens de Paulo Fonseca conseguem apurar-se para a próxima fase. Em caso de empate, seguem para a Liga Europa.
Hoffenheim: O apuramento para os oitavos-de-final é impossível. E, para garantir a Liga Europa, está obrigado a vencer o Manchester City e esperar que o Lyon bata o Shakhtar Donetsk.
Grupo G
Real Madrid: Tem garantido o apuramento para os oitavos-de-final e a liderança do grupo, aconteça o que acontecer frente ao CSKA Moscovo.
AS Roma: Já sabe que irá acabar no segundo lugar, independentemente do que lograr na visita ao Viktoria Plzen.
Viktoria Plzen: Basta conquistar, frente à AS Roma, um resultado, pelo menos, igual ao que o CSKA Moscovo conquistar no Santiago Bernabéu para seguir para a Liga Europa.
CSKA Moscovo: Terá sempre de fazer, frente ao Real Madrid, melhor do que o Viktoria Plzen fizer frente à AS Roma para não ficar na ‘cauda’ do grupo.
Grupo H
Juventus: O apuramento está já selado e, se vencer o Young Boys, sela também o primeiro lugar. Caso contrário, terá de esperar que o Manchester United não bata o Valencia.
Manchester United: José Mourinho também já assegurou o apuramento, mas terá de vencer o Valencia e esperar por um ‘deslize’ da Juventus para sonhar com o primeiro lugar do grupo.
Valencia: Faça o que fizer frente ao Manchester United, está destinado à Liga Europa.
Young Boys: Com apenas um ponto conquistado, já sabe que vai dizer ‘adeus’ à Europa.