Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Volvo XC40: Agora percebemos o porquê de tantos prémios

O Desporto ao Minuto testou um dos SUV’s do momento. A expectativa era muita e após 800 km percorridos há uma palavra que retemos: Conforto.

Notícias ao Minuto

09:27 - 17/12/18 por Ruben Valente

Desporto Testes

Mereceu vários prémios, com destaque para o Carro do Ano em 2018, e em maio a Volvo anunciou que iria aumentar a produção do seu XC40 na Europa e na China devido à elevada procura. Elementos suficientes para que a expectativa de testarmos um dos modelos mais bem conseguidos da marca sueca estivesse elevada.

O Desporto ao Minuto fez-se então à estrada e foi por terras alentejanas que andámos. Foram quase 800 km percorridos, entre Lisboa, Sousel e Estremoz, mas garantimos que passaram a voar. O conforto do XC40 D3 Momentum é a sua maior arma, mas há mais. Contudo, é importante começar pelas primeiras impressões.

Exterior

A concorrência direta é forte. Não podemos dizer que é fácil ter como rivais o BMW X1, O Mercedes-Benz GLA e o Audi Q3. No entanto, a estética do Volvo XC40 está bem conseguida, mesmo muito. A cor do modelo ensaiado (azul amazon) não nos fez apaixonar à primeira vista, mas gostos, esses, não se discutem.

Agora, não dá para disfarçar o nosso agrado por toda a linha de um dos SUV’s mais bonitos do momento, na nossa opinião, claro. O design está ‘on point’, desde as óticas, às saias laterais, passando ainda pelos para-choques. A Volvo conseguiu ainda compactar este modelo de forma fantástica, porque as suas medidas fazem do XC40 o mais pequeno SUV sueco: Tem 4,425 m de comprimento, por 1,863 m de largura e 1,652 m de altura .

Interior

Melhor que apreciar o exterior, é sentarmo-nos no Volvo XC40. Muito funcional, este modelo proporcia-nos, desde logo, uma sensação de conforto que faz-nos ter a certeza de que quando iniciarmos a marcha a experiência só pode ser boa.

Começando pelos estofos, a versão do XC40 D3 Momentum que testámos vinha já em couro blond, um extra que adiciona 1.230€ ao valor base do carro. Mas na nossa opinião, é algo que faz toda a diferença no design do interior.

Depois, tudo é funcional e intuitivo. O ecrã tátil vertical de 12’, os botões no sítio apropriado e o carregador para telemóvel por indução no vão da consola central, sem esquecer os pormenores que podem passar despercebidos, mas que dão sempre jeito no dia-a-dia. Falamos, por exemplo, do espaço perto da manete de mudanças, que serve para colocar aqueles papelinhos que nunca sabe onde deixar, ou até o ‘baú’ que existe debaixo do apoio de braço.

A Volvo mais do que qualquer outra marca prima pela segurança, mas atenta também a cada detalhe no que diz respeito ao conforto do condutor. Por fim, temos de fazer referência ao ‘truque’ que nos traz o porta-luvas. Depois de abrirmos, temos uma espécie de gancho que podemos virar, ficando com um cabide onde poderá, por exemplo, colocar lá um saco depois de ter ido comprar aqueles ingredientes que faltavam para o jantar.

Motor e desempenho

O Volvo XC40 D3 Momentum traz-nos um motor de quatro cilindros de 1969 de cc, com uma potência de 150 cv às 3750 rpm, e 350 Nm de binário máximo.

Este modelo é capaz de atingir os 100 km/h em 9,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente. Está longe de ser extraordinário em termos de desempenho, mas não podemos esquecer-nos de que este é um SUV pensado para trazer o máximo de conforto a uma família.

Quanto aos consumos, a Volvo diz-nos que em média rondam os 4,8 l/100. Porém, mesmo tendo uma condução suave, o nosso mínimo ficou perto dos 5,6 l/100.

Na estrada

Por fim, vamos à experiência ao volante. Este modelo já dispõe da plataforma CMA da Volvo, o que lhe confere uma condução muito agradável. Não podemos dizer que em termos de desempenho, o XC40 é uma autêntica loucura de condução. Não é. Mas em abono da verdade não é esse o objetivo.

Para percursos mais longos, como aquele que fizemos, este automóvel é perfeito. Como já dissemos, o ex-líbris do XC40 é o conforto, e ficamos com a sensação de que não cansa conduzir.

A potência do seu motor D3 confere-lhe uma resposta ‘engraçada’ e quando pisamos um pouco mais o acelerador sentimos um veículo seguro e equilibrado. Testámos a versão mais baixa em termos de potência, mas este XC40 não se esforça muito para atingir boas velocidades. A caixa de seis velocidades não desilude, mas na nossa opinião, este modelo ficaria perfeito com uma transmissão automática para termos a sensação de conforto total.

Muito dinâmico, este XC40 traz-nos alguns extras que não podemos esquecer de referir, até pela sua elevada utilidade. O Aviso de Saída de Faixa, como o nome indica, ajuda a mantermo-nos corretamente na faixa de rodagem e a câmara traseira é preciosa para quem gosta de estacionar com a maior facilidade possível.

Fique com as imagens e com os preços deste XC40 D3 Momentum.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório