Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tento solitário de Jonas garante três pontos num Bonfim cinzento

Avançado brasileiro apontou o único golo da partida aos 18 minutos.

Tento solitário de Jonas garante três pontos num Bonfim cinzento

O Benfica visitou e venceu, este sábado, o Vitória de Setúbal (1-0), em jogo referente à 12.ª jornada da I Liga. Um golo de Jonas, apontado aos 18 minutos, acabou por ser sinónimo de três pontos para as águias num jogo que foi sempre mais físico do que tático. 

O triunfo permite ao Benfica somar 26 pontos e ultrapassar, à condição o Sporting, ocupando o terceiro lugar da tabela classificativa.

Por seu turno, o Vitória de Setúbal vê interrompido um ciclo de quatro triunfos consecutivos nos últimos cinco jogos do campeonato e arriscar-se a perder o oitavo lugar para o Moreirense. 

Filme do jogo

Jogo muito intenso mas pouco jogado na primeira parte. Logo aos dois minutos, Semedo entrou com tudo sobre Grimaldo e abriu as ‘hostilidades’ no Bonfim. Desde então, o jogo ficou duro e a foi alvo de sucessivas interrupções devido ao elevado número de faltas registados. 

Ainda assim, e apesar do pouco tempo útil de jogo, o Benfica parecia superiorizar-se nomeadamente pela forma como atacava pelo lado esquerdo. Zivkovic, Grimaldo e Gedson fabricaram o golo de Jonas aos 18 minutos. O trio tabelou, descompensou a defensiva dos sadinos e, no coração da grande área, Jonas, como é seu apanágio, não perdoou e bateu Cristiano. 

O golo deixou o Benfica mais confortável no jogo e motivou o Vitória a subir as linhas. Ainda assim, a equipa de Setíbal revelou claras dificuldades no momento de atirar à baliza à guarda de Odysseas. 

Zivkovic poderia ter feito o segundo dos encarnados, aos 29 minutos, mas o remate de pé direito esbarrou com estrondo no poste da baliza sadina.

Até ao intervalo, mais nenhum lance de perigo houve a registar, uma vez que o jogo voltou à filosofia das faltas. Cinco cartões amarelos em 45 minutos diz muito sobre o que se passou. 

Na segunda parte o jogo foi menos duro, mas igualmente marcado por duelos físicos. O Benfica optava por fazer uma gestão racional da vantagem, ao passo que o Vitória de Setúbal tentava chegar mais perto da baliza de Odysseas, já com Rúben Micael, mas sem grandes efeitos práticos.

Os últimos dez minutos contaram com oportunidades de parte a parte, mas o Benfica conseguiu segurar a magra vantagem e agarrar os três pontos no Bonfim, num jogo que, diga-se, nem sempre foi muito bem jogado. 

Momento do jogo: Jonas não perdoa. O avançado brasileiro não teve muitas oportunidades, mas na mais flagrante fez aquilo que um ponta de lança tem de fazer: meter a bola no fundo das redes. Um golo que vale três precisos pontos a um Benfica que ainda está longe da fulgurante fase inicial da temporada. 

Direto

90'+4- Apito final! O Benfica vence o Vitória de Setúbal pela margem mínima. 

89'- Cádiz!! Que perigo! Valeu a atenção de Odysseas!

83'- Que perigo! Cádiz! Valeu Grimaldo a cortar! 

81'- Cartão amarelo para Gedson Fernandes após falta sobre Rúben Micael. 

80'- Mais uma mexida no Benfica. Sai Jonas, entra Seferovic. 

79'- Zivkovic atira forte, mas Cristiano agarra sem problemas! 

75'- Mexe Lito Vidigal. Entra Zequinha e sai Nuno Pinto. 

73'- Rui Vitória faz a primeira alteração. Sai Pizzi, entra Gabriel. 

72'- Cartão amarelo para Nuno Pinto por rasteirar Gedson Fernandes. 

67'- Cristiano evita o golo de Rafa! Que defesa! Rafa simulou com o pé direito, disparou com o esquerdo, mas o guardião do Vitória esticou-se todo e impediu o segundo golo do Benfica. 

57'- Rafa! Que perdida! Era um golo cantado! O avançado do Benfica tentou picar a bola sobre Cristiano, mas a tentativa de chapéu saiu alta de mais. 

55'- Cádiz tenta criar perigo, mas Gedson e André Almeida conseguem resolver o problema. 

50'- Cruzamento tenso de Zivkovic mas Jonas não chega a tempo. 

46'- Lito Vidigal mexe e lança Rúben Micael para o lugar de Berto. 

46'- Recomeça a partida no Bonfim! 

45'+3 - Intervalo no Bonfim!

45'+2- Gedson atira muito por cima!

44'- Xistra resolve a situação com um cartão amarelo para Jonas e Mano. 

42'- Que grande confusão no relvado. Mendy caiu, é pisado por involuntariamente por Gedson, Mano entra com tudo sobre o médio do Benfica. Na sequência ainda se atira a Jonas que não deixa de responder. Elementos das duas equipas 'invadiram' o relvado e gerou-se uma enorme confusão. 

41'- Cartão amarelo para André Almeida. O lateral do Benfica acertou em Éber Bessa e Carlos Xistra não foi de modas. 

36'- Grande recuperação de Zivkovic! O Vitória de Setúbal arrancou com tudo para o contra ataque e foi o sérvio que evitou que Éber Bessa ficasse na cara de Odysseas! 

29'- Zivkovic acerta no poste! O sérvio arriscou atirar de pé direito e a bola parecia que só ia parar no fundo das redes, mas o ferro evitou o golo! 

25'- Ameaça o Vitória! Cruzamento tenso para a grande área do Benfica, mas Berto atira muito ao lado! 

23'- Grimaldo! Tão perto! Bela jogada do espanhol que atirou a bola para o poste mais distante, mas esta acabou por sair! Passou o perigo para o Vitória..

18'- GOOOOOLLLOOOO!! JONAS!! Grimaldo levou tudo à frente, passou para Gedson que cruzou para o coração da grande área. Jonas com tempo e espaço atirou para o fundo das redes à guarda de Cristiano! Está feito o primeiro no Bonfim... 

16'- Cartão amarelo para Pizzi. O médio do Benfica entrou com tudo sobre Éber Bessa. 

13'- Jonas acerta na barreira. Bola fraca e à figura por parte do avançado brasileiro. 

10'- Cartão amarelo para Cristiano por agarrar a bola fora... da grande área. 

5'- Jogadores do Vitória de Setúbal reclamam mão de Jardel na grande área do Benfica. Carlos Xistra parece ter comunicado com o VAR, mas não assinalou qualquer infração. 

2'- Livre perigoso a favor do Benfica. Na sequência, o guardião Cristiano fica lesionado. 

'0'- Rola a bola no Bonfim! Já se joga o V. Setúbal-Benfica! 

Pré-jogo

Onze do Vitória: Cristiano; Mano, Vasco Fernandes, Dankler, Nuno Pinto; Semedo, Mikel, Berto, Éber Bessa; Mendy e Jhonder. 

Onze do Benfica: Odysseas; André Almeida, Ruben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi; Rafa, Zivkovic e Jonas.

Vitória de Setúbal e Benfica encontram-se este sábado para disputar a 12.ª jornada da I Liga. Os sadinos vivem um bom momento, depois de quatro triunfos consecutivos nos últimos cinco jogos do campeonato, e recebem uma equipa das águias ainda à procura da recuperação total. 

O apito inicial está agendado para as 20h30 e a partida será ajuizada por Carlos Xistra. Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório