Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Luís Castro quer vencer o Rio Ave para se aproximar do Benfica

Guimarães, Braga, 07 dez (Lusa) - O treinador do Vitória de Guimarães, Luís Castro, afirmou hoje que a equipa quer vencer um teste de "exigência máxima" com o Rio Ave, da 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e aproximar-se do quarto lugar.

Luís Castro quer vencer o Rio Ave para se aproximar do Benfica
Notícias ao Minuto

14:13 - 07/12/18 por Lusa

Desporto Antevisão

Os vimaranenses igualaram os 18 pontos dos vila-condenses na ronda anterior, após o triunfo sobre o Desportivo de Chaves (1-0), e atingiram a quinta posição, mas o técnico disse que não encara o próximo jogo como uma hipótese de 'fugir' ao Rio Ave, preferindo apontar a uma aproximação ao quarto posto, ocupado pelo Benfica, com 23 pontos.

"A nossa dinâmica mental é a de olhar sempre para cima. Não olhamos para este jogo como uma possibilidade de ganhar vantagem sobre o Rio Ave, mas como uma forma de encurtar pontos para o quarto lugar, porque estamos em quinto. Se estivéssemos em 10.º, olhávamos na perspetiva de ultrapassar o nono", disse na conferência de antevisão ao jogo de domingo, às 17:30, em Guimarães.

Convicto de que a equipa precisa de sentir "instabilidade" para crescer, o treinador acrescentou que o Vitória ocupa um "desconfortável quinto lugar" e alertou para as dificuldades que o Rio Ave vai causar, enquanto equipa que procura circular a bola para criar espaço no ataque, com o ponta de lança Carlos Vinícius a servir de referência para as movimentações de Galeno e de Fábio Coentrão.

"Estamos a perspetivar um jogo de exigência máxima, em que temos de estar totalmente focados para ultrapassar o adversário. A nossa confiança é muita, temos esperança em ganhar, mas sabemos que o adversário vem para o mesmo. Não vem para o ponto, vem para ganhar o jogo", advertiu.

O Vitória venceu os dois últimos jogos da competição - antes do Chaves, tinha derrotado o Santa Clara por 2-0 -, ao contrário da equipa treinada por José Gomes, que perdeu ambos -- Desportivo das Aves (2-1) e Sporting (3-1) -, mas Luís Castro recordou que é normal um "ciclo negativo" estar mais próximo quanto mais longo for o ciclo positivo de uma equipa.

"Vamos querer prolongar ao máximo o ciclo positivo, mas, em determinado momento, vamos entrar num ciclo negativo. Queremos que seja o mais curto possível. Não há ninguém que consiga fazer ciclos positivos muitos longos, porque o campeonato é muito difícil", observou.

O treinador considerou mesmo irrelevantes as sequências de jogos mais recentes de ambas as equipas e preferiu apelar à crença dos seus jogadores em vencerem cada embate que disputam.

"O pensamento na vitória está bem patente na forma como lutámos pelos três pontos em cada jogo. Podem apontar vários defeitos à equipa, mas a forma como ela se entrega é uma virtude fantástica. A equipa entrega-se por completo ao trabalho diário e ao trabalho no jogo", assinalou.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga, com 18 pontos, recebe no domingo o Rio Ave, sexto colocado, em igualdade pontual, às 17:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório