Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Com Keizer, a história é outra. Sporting bate Rio Ave e segue 'vice'

Leões bateram os vila-condenses por 3-1 graças aos golos de Bruno Fernandes, Bas Dost e Jovane Cabral.

Com Keizer, a história é outra. Sporting bate Rio Ave e segue 'vice'

Início perfeito de Marcel Keizer no comando técnico do Sporting. Após bater Lusitano de Vildemoinhos e Qarabag, o conjunto leonino foi a Vila do Conde vencer por 3-1 e segurar o segundo lugar do campeonato português.

Feitas as contas, na ‘era Keizer’, a equipa de Alvalade contabiliza, em três jogos, três vitórias, 13 golos marcados e três sofridos. Desta feita, diante do Rio Ave, valeram os golos de Bruno Fernandes, Bas Dost e de Jovane Cabral. Já a resposta dos homens da casa, partiu de João Schmidt.

Por que é que o futebol português não é sempre isto?

No dia em que o Observatório do Futebol publicou um estudo que ‘condecora’ o campeonato português como aquele em que os jogos têm menos tempo útil, eis que, em Vila do Conde, foi possível vislumbrar uma demonstração de que a I Liga tem potencial para tão mais do que aquilo que é.

Rio Ave e Sporting protagonizaram um belo duelo, com pressão alta de parte a parte, e futebol apoiado, muitas vezes ao primeiro toque, que tanto prazer deu a assistir. Os leões deram o primeiro aviso, logo aos três minutos, quando Jérémy Mathieu cabeceou a centímetros da baliza. Pouco depois, voltaram à grande área adversária e fizeram ‘estragos’.

Após uma bela jogada coletiva do ataque verde e branco, Bruno Fernandes atirou para o fundo das redes à guarda de Leo Jardim. Os homens da casa protestaram, por entenderem que o pontapé-livre que dá início à jogada foi marcado longe de onde a falta foi realizada, mas, após escutar o vídeo-árbitro, Carlos Xistra validou o lance.

A resposta vila-condense surgiu apenas quatro minutos depois, graças a uma ‘obra-prima’ de João Schimdt. O médio brasileiro assumiu a marcação de um pontapé-livre, que cobrou com mestria: a bola contornou a barreira e, apesar de se ter esticado, Renan Ribeiro não conseguiu lá chegar. Estava feito o empate, mas a primeira parte tinha mais para dar.

Aos 23 minutos, Marcos Acuña – hoje aposta a lateral-esquerdo – recebeu um passe de Nani e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Bas Dost – que hoje completou 100 jogos de leão ao peito – a desviar para a baliza, voltando a colocar o Sporting na frente do marcador.

De entre o combate nasceu uma pérola

Na segunda parte, Marcel Keizer fez recuar Bruno Fernandes, que passou a jogar ao lado de Nemanja Gudelj, preparando o Sporting para o jogo mais combativo que se registaria no regresso dos balneários.

Os leões marcaram logo no início da segunda parte, por intermédio de Bas Dost, mas foi anulado por posição irregular do holandês. Foi então que, aos 72 minutos, se registou o melhor momento da noite, da autoria de Jovane Cabral.

O jovem avançado saiu do banco para render um desinspirado Diaby e, apenas quatro minutos depois, fez uma pequena maravilha: da quina da grande área, rematou em arco e bateu Leo Jardim, que, por muito que ‘voasse’, não havia maneira de lá chegar.

Até final, o marcador não viria a conhecer mais alterações. Graças a este triunfo, o Sporting mantém-se no segundo lugar da I Liga, com 25 pontos, menos dois do que o líder FC Porto. Já o Rio Ave, com 18 pontos, mantém-se no quinto lugar.

Momento da noite: Não há como escapar. O golaço de Jovane Cabral, não só permitiu ao Sporting ‘respirar’ mais tranquilamente em Vila do Conde, como será, certamente, recordado como um dos mais belos da presente edição do campeonato português.

90' - Apito final em Vila do Conde. O Sporting bate o Rio Ave por 3-1.

80' - Novamente Renan Ribeiro a negar o golo ao Rio Ave! Fábio Coentrão apareceu na grande área a cabecear, mas o brasileiro, com uma bela estirada, manteve a vantagem de dois golos do Sporting.

72' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Acabadinho de entrar, Jovane Cabral não esteve com meias medidas. Recebeu uma bola na quina da grande área e, com um remate muito colocado, dobrou a vantagem sobre o Rio Ave.

68' - Nova alteração na equipa do Sporting. Jovane Cabral rende Diaby.

65' - Enorme Renan Ribeiro! O guarda-redes do Sporting defendeu dois remates à 'queima-roupa' para manter a sua equipa em vantagem.

64' - Carlos Xistra distribui mais um cartão amarelo. Desta feita, é para Diaby, por derrubar Matheus Reis.

61' - Marcel Keizer mexe na equipa. Sai o 'amarelado' Acuña e entra Jefferson.

60' - Borevkovic também receber a cartolina amarela. O central teve de recorrer à falta para travar Wendel.

58' - Agora é João Schmidt quem recebe o cartão amarelo. O autor do golo vila-condense derrubou Nani e protagonizou um 'bate-boca' com vários membros do conjunto leonino.

48' - Cartão amarelo para Coates. O central uruguaio derrubou Galeno à entrada da grande área e foi admoestado.

47' - Golo anulado ao Sporting! Acuña cruza e Bas Dost desvia para a baliza. O holandês parece estar no limite, mas a verdade é que não valeu.

46' - Arranca a segunda parte do Rio Ave-Sporting. Cabe aos vila-condenses dar o pontapé de saída.

45' - Carlos Xistra apita para o intervalo. Num belo jogo que se está a disputar em Vila do Conde, o Sporting recolhe aos balneários a vencer por 2-1, graças aos golos de Bruno Fernandes. Para o Rio Ave, foi João Schmidt a fazer o golo.

29' - Mais um cartão amarelo para o Sporting. Desta feita, é para Nemanja Gudelj, que travou Galeno em falta.

24' - O Rio Ave quase empatou na resposta! Galeno atirou de muito longe e a bola passou bastante perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Renan Ribeiro.

23' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! O internacional holandês, que hoje completa 100 jogos de leão ao peito, foi às alturas e, de cabeça, desviou um cruzamento de Marcos Acuña para o fundo da baliza.

21' - Que defesa de Leo Jardim! Bruno Fernandes 'disparou' de fora da grande área, mas o guarda-redes brasileiro mergulhou para lhe negar o golo.

19' - Voltou a cheirar a golo em Vila do Conde! No coração da grande área, Bas Dost cabeceou ligeiramente acima da baliza à guarda de Leo Jardim.

15' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para Marcos Acuña. O argentino derrubou Fábio Coentrão e Carlos Xistra não perdoou.

12' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Rio Ave! Que grande golo de João Schmidt! O médio assumiu a marcação de um pontapé-livre à entrada da área, que cobrou com mestria, sem hipóteses para Renan Ribeiro.

8' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes concretiza da melhor maneira uma bela jogada ofensiva do ataque leonino. No entanto, o Rio Ave protestou veementemente, por considerar que Sebastián Coates marcou um pontapé-livre numa posição diferente daquela onde a falta foi sofrida.

3' - Mathieu ficou a centímetros de inaugurar o marcador! Após a marcação de um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque leonino, o central foi às alturas e falhou por pouco a baliza vila-condense.

0' - Carlos Xistra apita para o pontapé de saída do Rio Ave-Sporting. A bola pertence aos homens de Marcel Keizer.

'Onze' do Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar, Mathieu, Coates, Acuña; Gudelj, Wendel, Bruno Fernandes; Diaby, Nani e Bas Dost.

'Onze' do Rio Ave: Leo Jardim; Junio Rocha, Borevkovic, Buatu, Matheus Reis; Jambor, João Schmidt, Fábio Coentrão, Diego, Galeno; Vinícius.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório