Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bola de Ouro para Modric. Fim da era Ronaldo-Messi?

Luka Modric será o vencedor da Bola de Ouro 2018, após uma década de triunfos entre Ronaldo e Messi.

Bola de Ouro para Modric. Fim da era Ronaldo-Messi?
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A imprensa internacional garante que, esta segunda-feira, será Luka Modric a receber um dos troféus mais desejados no mundo do futebol: a Bola de Ouro. Uma atribuição que tem gerado alguma polémica, pela ausência dos habituais vencedores: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi

Depois da distinção de Kaká, em 2007, a última década foi marcada pela atribuição de prémios entre Ronaldo e Messi, contando com cinco prémios cada um. 

Neste sentido, o croata de 33 anos impõe o fim de um 'ciclo' de prémios apenas atribuídos ao internacional português e o internacional argentino. 

De 2008 a 2017: Entre Portugal e Argentina

Cristiano Ronaldo conquistou a primeira Bola de Ouro em 2008, ao serviço do Manchester United. Porém, nos quatro anos seguintes, o internacional não teve grandes hipóteses, com Messi a arrecadar 'quatro' de seguida. 

CR7 voltou a sentir o gosto da vitória, com um bis em 2013 e 2014, já ao serviço do Real Madrid. Podia ter sido um 'hat-trick' se o jogador do Barcelona não tivesse arrecadado, no ano seguinte, a sua quinta Bola de Ouro.

A perder por 3-5, o português não ficou para trás, e conseguiu igualar Lionel Messi em 2017, depois de conquistar o troféu nos dois anos seguintes.

Caminhamos para o fim da era Ronaldo-Messi?

2018 poderia ser o ano do desempate entre ambos. Porém, o cenário será bem diferente. Com a Bola de Ouro para Modric, Ronaldo e Messi vão ficar, pelo menos, mais um ano em 'stand-by'. 

Aos 33 anos, o internacional português deixou o Real Madrid, no último mercado de transferências, para se mudar para a Juventus, com um contrato válido até junho de 2022. A adaptação não foi imediata, e Cristiano não arrancou a época da melhor forma, somando agora 11 golos em 18 jogos.

O jogador chegou a pedir dispensa da Seleção Nacional, para se concentrar exclusivamente no seu novo clube. Aliás, ainda não foi convocado por Fernando Santos desde o Mundial 2018, nem para duelos de caráter particular, nem para as partidas já disputadas da Liga das Nações.

O cenário de Lionel Messi é semelhante. Apesar de continuar a ser uma peça fundamental na equipa de Ernesto Valverde, a sua prestação ficou aquém, pela Argentina, no último Campeonato do Mundo. Tal como Ronaldo, o astro argentino também ainda não voltou a chamado para representar a sua seleção, apesar de os motivos distintos. 

Depois da prestação de Luka Modric no Campeonato do Mundo 2018, na Rússia, e da conquista da Liga dos Campeões, ao serviço da formação merengue, a Bola de Ouro será sua. O croata será o vencedor entre o top-3 composto também por Ronaldo e Antoine Griezmann.

Mas esta será apenas uma 'pausa' ou o início do fim de uma 'era'?

Ano Cristiano Ronaldo Messi
2008 x  
2009   x
2010   x
2011   x
2012   x
2013 x  
2014 x  
2015   x
2016 x  
2017 x  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório