Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Maio: O mês da consagração azul, do terror leonino e do ouro no ténis

Confira os principais destaques que marcaram a atualidade do quinto mês do ano civil.

Maio: O mês da consagração azul, do terror leonino e do ouro no ténis
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/01/19 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Resumo

Maio foi, indubitavelmente, um dos mais atribulados do ano de 2018, sendo que Portugal foi notícia lá fora pelas melhores e as piores razões possíveis. O quinto mês do ano começou com a alegria do FC Porto, que recuperou o título de campeão quatro anos depois, prosseguindo um clima de festa em Portugal, nesse mesmo fim-de-semana, mas desta feita no ténis. Nesse domingo, João Sousa escreveu a página mais bonita do ténis português, na sequência da conquista do Estoril Open. 

No dia 15 de maio, o país ficou paralisado com a invasão de algumas dezenas de adeptos do Sporting, pertencentes à claque Juve Leo, à Academia de Alcochete. Portugal era notícia lá fora pelos piores motivos possíveis.

Já com agulhas viradas para o Mundial de 2018, na Rússia, o dia 17 de maio ficou pautado pelas escolhas de Fernando Santos com o central benfiquista Rúben Dias e o lateral do Nápoles Mário Rui a serem as principais novidades na lista dos 23 eleitos de Portugal.

Dragão: A fortaleza do novo campeão 

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de futebol pela 28.ª na sua história, a 5 de maio deste ano, interrompendo um jejum de quatro anos. A equipa de Sérgio Conceição passou a maior parte da prova na liderança da Liga, apesar do susto que teve com duas derrotas seguidas fora de portas na segunda volta, frente a Paços de Ferreira e Belenenses. Dois resultados negativos que atiraram o Benfica para a liderança, recuperada na ronda 30 na Luz, com um golo de Herrera aos 90 minutos. 

Das 16 equipas derrotadas no Dragão, só duas perderam pela margem mínima. Dos 79 golos que o FC Porto marcou no campeonato, 50 foram no bastião azul e branco, onde também o FC Porto teve um bom registo defensivo: nove dos 17 tentos encaixados foram em casa. A nível individual, é preciso destacar um jogador preponderante neste título do FC Porto: Moussa Marega. O maliano marcou 14 dos seus 22 golos da Liga no Estádio do Dragão.

A página de ouro do ténis português

E à quarta tentativa, eis que João Sousa conquistou o Estoril Open 2018, no dia 6 de maio. O tenista português bateu Frances Tiafoe na final, por duplo parcial de 6-4, em mais um jogo empolgante do português.

Pela primeira vez um português ergueu o troféu em casa, com o vimaranense de 29 anos a superar o feito de Frederico Gil em 2010, que chegou à final do antigo Estoril Open e perdeu. João Sousa junta assim o Estoril Open aos outros dois títulos ATP da carreira: Kuala Lumpur, em 2013, e em Valência, em 2016.

O dia mais negro da história do Sporting

O dia 15 de maio entrou na história dos leões pelas piores razões possíveis. Durante essa tarde, antes de um treino da última semana da temporada, várias dezenas de adeptos invadiram a Academia do clube, em Alcochete, e no espaço de alguns minutos agrediram vários jogadores, entre os quais Bas Dost, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e Misic, e elementos da equipa técnica, com recurso a cintos e barras de ferro. Um momento que levou o clube de Alvalade a perder ativos, a viver uma crise diretiva e permanecer no topo da atualidade noticiosa pelos piores motivos.

Os incidentes, na sequência de maus resultados no final da época 2017/18, surgiram dois dias depois de os leões terem perdido ante o Marítimo no Estádio dos Barreiros, no Funchal, e desperdiçado a oportunidade de se qualificarem para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, tendo sido relegados para o 3.º lugar na última jornada da I Liga

Os escolhidos do Engenheiro para o Mundial'18 

O selecionador nacional de futebol anunciou os jogadores convocados para o Mundial da Rússia de 2018 no dia 17 de maio, na Cidade do Futebol. Nani e Éder ficaram de fora dos eleitos de Fernando Santos,  com o central benfiquista Rúben Dias e o lateral do Nápoles Mário Rui a serem as principais novidades na lista dos 23 eleitos de Portugal. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório