Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Modalidades de ouro: Estes atletas engrandeceram Portugal além-fronteiras

Fique com as seis escolhas do Desporto ao Minuto para os atletas lusos que mais se destacaram em 2018.

Notícias ao Minuto

08:15 - 25/12/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto 2018

O ano de 2018 foi verdadeiramente dourado para o desporto português, com atletas das mais variadas modalidades a conquistarem feitos inéditos nas mais diversas disciplinas. Seja pela dimensão do feito, seja pela história que os antecedeu, estas foram as escolhas do Desporto ao Minuto para aqueles que mais se destacaram ao longo do último ano.

João Sousa

2018 foi um ano absolutamente histórico para o ténis português, muito graças à campanha de sonho do atleta natural de Guimarães.

A primeira página de ouro da modalidade foi escrita logo em maio, quando João Sousa se tornou no primeiro atleta luso de sempre a conquistar o Estoril Open.

Menos de meio ano depois, João Sousa foi ao US Open tornar-se no primeiro tenista português a chegar aos oitavos-de-final de um Grand Slam, acabando derrotado pelo ‘eterno’ Novak Djokovic. Pelo meio, conseguiu um dos principais feitos da carreira, ao eliminar Alexander Zverev, então número cinco da hierarquia mundial, na segunda ronda do torneio de Indian Wells.

Miguel Oliveira: A acelerar em estradas nunca antes navegadas

Em maio, foi oficialmente confirmado como o primeiro piloto português da história a competir no MotoGP. No entanto, não embandeirou em arco e partiu para uma temporada repleta de sucessos. Em agosto, venceu o Grande Prémio da República Checa e subiu, pela primeira vez na carreira, à liderança do Mundial de Moto2. Protagonizou, com Francesco Bagnaia, uma intensa luta pelo título do escalão. No final, este acabaria por sorrir ao italiano, graças a uma ‘magra’ vantagem de nove pontos.

Inês Henriques: 'Contra os canhões, marchar, marchar'

Depois de, em 2017, se ter tornado na primeira mulher campeã do mundo nos 50 quilómetros marcha, a atleta natural de Rio Maior conquistou o título europeu da modalidade na primeira vez em que esta foi incluída no programa dos Campeonatos da Europa de Atletismo. Isto no mesmo ano em que se sagrou campeã nacional dos 20 quilómetros marcha pela quinta vez na carreira, e no qual venceu o prémio de Atleta do Ano, entregue pela Confederação do Desporto.

Nélson Évora: Mais um salto para a história 

O ano começou de forma auspiciosa para o atleta do Sporting, com a medalha de bronze conquistada em Birmingham, nos Mundiais de pista coberta, numa fase em que se encontrava longe da melhor forma física, fruto das lesões que o ‘atormentaram’.

Mas o melhor estava guardado para o quente agosto, quando, poucos dias depois do ouro de Inês Henriques, se sagrou campeão europeu no triplo salto, com o melhor registo do ano: 17,10m. Aos 34 anos, Nélson Évora continua a escrever uma das histórias de maior superação da história do desporto nacional.

Fernando Pimenta: O Marinheiro que 'dobrou' Montemor 

2018 foi o ano em que o canoísta do Benfica se consolidou como um dos melhores atletas da história de Portugal. Nos Mundiais de Canoagem, que decorreram em Montemor-o-Velho, o atleta natural de Ponte de Lima conquistou, em menos de 48 horas, as medalhas de ouro em K1 1000m e K1 5000m. Se na primeira modalidade foi a primeira vez que se sagrou campeão mundial, depois do bronze em 2017, no caso da segunda, defendeu o título que tinha conquistado no ano anterior, na República Checa.

Seleção portuguesa de futsal para atletas com síndrome de Down

Já bem perto do final do ano, a equipa orientada por Pedro Silva conquistou o europeu da modalidade, trazendo para Portugal um título inédito. Uma campanha praticamente imaculada, na qual a equipa das quinas contabilizou quatro vitórias e uma derrota. A cereja no topo do bolo surgiu na final, quando bateu Itália, anfitriã e campeã do mundo em título, por categóricos 4-0.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório