Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Águias entram na 'batalha' de Munique sem armas de recarregamento

Benfica está obrigado a vencer o Bayern se quiser manter vivo o sonho da qualificação para os oitavos-de-final da Champions.

Águias entram na 'batalha' de Munique sem armas de recarregamento
Notícias ao Minuto

07:22 - 27/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O Benfica joga esta terça-feira o tudo ou nada na Liga dos Campeões. Sem margem de erro, os encarnados estão obrigados a vencer o Bayern Munique, de forma a manter vivo o sonho do apuramento para os oitavos-de-final. O conjunto bávaro vive uma fase de menor fulgor na Bundesliga, com três jogos sem conhecer vencer, mas Rui Vitória garante que esse fator não alterou nada a estratégia para a visita à Alemanha.

"Independentemente do momento que as equipas vivam, nós olhamos para a qualidade e o potencial dos jogadores e esta equipa tem valor, jogadores internacional e grande qualidade. Temos que olhar para onde podemos aproveitar alguma eventual fragilidade. Teremos que ser muito rigorosos do ponto de vista defensivo, ser claros no ataque, dar objetividade ao nosso jogo e tirar partido daquilo que são as nossas características. Sei que do outro lado está uma equipa de enorme valor", alertou o técnico das águias, optando por esconder o jogo em relação aos sistema que irá apresentar.

"Fica um pouco independente daquilo que é o 4x4x2 ou o 4x3x3. Sei que isso pode causar, de certa forma, alguma dúvida no adversário. O rigor tático é fundamental e depois saber por onde ir e à velocidade a que nós atacamos a equipa adversária. Estes dois condimentos vão ser fundamentais para o jogo de amanhã. Mais do que dois ou três avançados", frisou.

Sem Salvio, que ficou em Lisboa devido a lesão, o regresso de Rafa à titularidade ganha força. O internacional português atravessa a melhor fase da carreira, foi herói diante do Arouca, ao apontar, nos descontos, o golo que valeu o apuramento, e a presença na conferência de imprensa pode também indicar essa intenção de Rui Vitória, que fez questão de salientar ainda a necessidade de "atacar bem" e "criar oportunidades".

Já do lado dos alemães, as recentes notícias que dão conta de uma suposta reunião com Arsène Wenger reforçam a insegurança de Niko Kovac no cargo. O treinador do Bayern desvaloriza a questão e lembra que o Benfica também não atravessa propriamente uma fase de estado de graça. "Não sei como o Benfica vai jogar. Mas está numa situação neste momento... Estão em quarto e não têm jogado muito bem. A situação é similar como aqui", atirou o croata, identificando o grande problema da sua equipa: "Estamos a sofrer golos que não podem acontecer e tenho pena, em particular, pelo Neuer, que em 20 remates sofreu 17 golos."

Apesar da situação delicada, o Bayern recebe o Benfica com confiança e ambição de conquistar os três pontos. "Quando se não tem sucesso somos sempre criticados, especialmente num clube como o Bayern. Precisamos de um ponto mas queremos ganhar. É esse o nosso objetivo e é a mensagem que passamos sempre aos jogadores. Sou um lutador e sempre fui durante a minha vida. Sempre soube como me impor e persistir. Desistir não faz parte do meu vocabulário", sentenciou o treinador. 

Histórico 'contra' as águias

Se na teoria a missão já é espinhosa para o Benfica, maior é a dificuldade se tivermos em conta o histórico de confrontos entre as duas equipas em solo germânico. Nas quatro visitas ao terreno do Bayern, os encarnados perderam sempre e só em 2016 conseguiram um resultado sem contornos de goleada.  Depois do primeiro desfecho resultar num 5-1, em 1976, e dos dois seguintes em 4-1, em 1981 e 1995, as águias saíram da Arena de Munique com uma derrota por 1-0, em 2016, já com Rui Vitória ao lema. Desta vez, além do caráter decisivo do encontro, o emblema da Luz tem ainda que alcançar um feito histórico.

Últimos jogos

Bayern Munique: V-E-V-D-E

Benfica: D-D-E-V-V

Últimos onzes

Bayern Munique (Fortuna Düsseldorf, 3-3):  Neuer; Kimmich, Süle, Boateng e Alaba; Javi Martínez, Goretzka e Renato Sanches; Thomas Müller, Ribéry e Lewandowski. 

Benfica (Arouca, 2-1): Svilar; Corchia, Conti, Rúben Dias e Grimaldo; Alfa Semedo, Gabriel, Krovinovic e Zivkovic; Jonas e Seferovic.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório