Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rui Vitória: "É preciso ter coração e cabeça para atacar bem"

Técnico do Benfica quer ver em campo uma "equipa equilibrada" e "forte nos quatro momentos do jogo" diante do Bayern.

Rui Vitória: "É preciso ter coração e cabeça para atacar bem"
Notícias ao Minuto

17:59 - 26/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga dos Campeões

Rui Vitória: 

Mau momento do Bayern: "Não alterou a nossa estratégia. Independentemente do momento que as equipas vivam, nós olhamos para a qualidade e o potencial dos jogadores e esta equipa tem valor, jogadores internacional e grande qualidade. Temos que olhar para onde podemos aproveitar alguma eventual fragilidade. E para amanhã teremos que ser muito rigorosos do ponto de vista defensivo, temos que ser claros no ataque, dar objetividade ao nosso jogo e tirar partido daquilo que são as nossas características. Não preparei o jogo em função disso. Sei que do outro lado está uma equipa de enorme valor."

Jogar com dois avançados: "Eu não vou dizer como vamos jogar amanhã. Mas posso dizer, em linhas gerais, aquilo que nós queremos. Temos que ser uma equipa altamente rigorosa do ponto de vista tático, uma equipa muito rápida a sair para o ataque e aproveitar a mobilidade dos nossos jogadores. Isso fica um pouco independente daquilo que é o 4x4x2 ou o 4x3x3. Sei que isso pode causar, de certa forma, alguma dúvida no adversário. O rigor tático é fundamental e depois saber por onde ir e à velocidade a que nós atacamos a equipa adversária. Estes dois condimentos vão ser fundamentais para o jogo de amanhã. Mais do que dois ou três avançados."

Elogios de Renato Sanches: "Vejo com enorme orgulho estes jogadores a brilharem em termos europeus e a terem sucesso. A partir do momento em que eles não trabalham comigo, aquilo que lhes desejo é o maior sucesso. Depois, fico contente que o Renato esteja a fazer este trabalho, mas amanhã é fundamental a união que teremos que ter dentro e fora do campo. E aí, o Renato, ao dar essas pequenas palavras, também nos leva a pensar nisto. É fundamental estarmos unidos, demonstrar essa união, jogar essa união também, e depois mostrarmos a nossa qualidade. Mas fico muito contente com o trajeto do Renato, é um dos jovens jogadores que eu tive o privilégio de treinar e quero que tenha muito sucesso pela frente."

Momento para demonstrar coragem: "Nós no Ajax tivemos muita coragem e tivemos cinco ou seis bolas de golo e, infelizmente, a única coisa que não fizemos foi concretizar. No AEK fizemos dois golos na primeira parte e tivemos o jogo controlado até ficarmos com menos um jogador. Por isso, se nos referirmos a isso, jogar no PAOK e marcar quatro golos, irmos à Turquia demonstrar a qualidade que demonstrámos é sinal de coragem. Mas eu não vou por aí... Estamos preparados, sabemos que vamos ter um jogo difícil, é para nós como para todas as equipas europeias que vêm jogar aqui, e nós temos que agarrar esta oportunidade. Temos qualidade, competência, e teremos que ser rigorosos, objetivos e claros no ataque. Se fizermos isso, estaremos mais próximos da vitória."

Jogo importante para o futuro de Rui Vitória: "O meu foco não é o Rui Vitória. O importante é o Benfica e é para isso que trabalhamos. É um dia importante para nós e, mais do que questões relacionadas com divergências ou contestação, é fundamental união. É assim que o Benfica tem que estar e é assim que nós conseguiremos ultrapassar os obstáculos. Nada está acima do Benfica e é esse que é o meu foco."

Como o homem Rui Vitória olha para toda esta contestação: "Primeiro, vejo pouco porque não vejo com muita intensidade aquilo que é a comunicação social. Mas não é com receio do que quer que seja. É porque é uma forma de estar. Mas eu sou igual desde o momento em que aqui cheguei. Sou uma pessoa tranquila, que entende perfeitamente os contextos em que nós vivemos. Já vivi momentos de sucesso e outros, muito menos, de insucesso. Mas isto é natural. É um desporto em que as emoções estão à flor da pele e em que tudo funciona com base na emoção. Eu não diria que é falta de racionalidade, porque não se exige às pessoas que tenham racionalidade nas questões relacionadas com isso, mas é a emoção. Percebo o que as pessoas podem pensar, mas o que eu posso dizer é que sou o mesmo, trabalho sempre da mesma maneira, olho isto com muita normalidade, sou uma pessoa feliz - não preciso de o dizer porque é um sentimento que é meu -, e isso é porque sou um privilegiado, porque faço o que gosto, com enorme paixão, com enorme vontade, tenho um prazer enorme de treinar estes jogadores e acredito que as fases menos boas são ultrapassadas, porque já passei algumas. 

O que mudou desde a última visita a Munique (2016): "Essa foi uma eliminatória interessantíssima de se seguir. Do ponto de vista tático, ainda hoje tenho um resumo desse jogo, com a riqueza do que foi o jogo cá e lá. Acabámos por não passar, mas foi uma eliminatória com uma riqueza tática enorme. O caminho até aqui teve várias nuances. Várias variáveis podem ser colocadas em cima da mesa, mas é para outra altura. A realidade é amanhã e o foco no jogo de amanhã. Agora, estarmos a olhar para o passado, nem o mais longínquo, nem o mais recente, não nos trás nada. O foco tem que ser o jogo de amanhã. Se houve erros anteriormente, temos de corrigi-los. Não vale a pena estarmos a olhar para isso."

Assertividade do ponto de vista da finalização: "Nos jogos anteriores tivemos um conjunto de oportunidades que, a nível europeu, dá para marcar um ou dois golos. Não se conseguiu marcar por mais variados aspetos. Podemos falar de questões mentais ou da falta de uma pontinha de sorte aqui ou ali, mas amanhã quero ter essas oportunidades porque isso, de facto, dá golos. Nós queremos finalizar, marcar golos, e o mais importante é criarmos essas oportunidades. Se elas surgirem já é muito bom. Atenção que não estamos a defrontar uma equipa qualquer! Estamos a falar de jogadores de enorme qualidade, muitos deles campeões do mundo, que já jogaram momentos como este. Derrotá-los é um grande desafio para nós. E é acreditar nisso."

Equipa tentada a correr riscos: "A nossa equipa sabe o que tem que fazer em cada momento do jogo. Dizer que isto é perfeito, não é... Nós temos que ser fortes nos quatro momentos do jogo, quando estamos organizados a defender, quando perdemos e ganhamos a bola e quando estamos organizados a atacar. É fundamental! Contra estas equipas não há este caminho. Temos que ser equilibrados em todas as fases do jogo. Assim estamos mais perto de vencer. É preciso ter coração e cabeça para atacar bem, mais do que muito, é importante atacar bem."

Rafa:

Bayern com fragilidades na defesa: "Não sei se vou jogar, é uma decisão do treinador. Estou preparado para jogar, tal como todos. Sabemos o que temos de fazer para criar dificuldades e é isso que vamos fazer no jogo de amanhã."

Momento individual e o sistema em que se sente mais confortável: "Eu não entro muito nessas questões. Temos que nos habituar às decisões do treinador e é o que temos feito até agora, seja em 4x4x2 ou em 4x3x3. O que queremos é ganhar o jogo."

Fase menos boa do Bayern: "Não, não vejo isso dessa forma. O Bayern é uma grande equipa, como nós somos, e todos passamos por maus bocados e nós sabemos bem o que isso é. Estamos aqui para ganhar o jogo."

Continuar na Champions ou passar para a Liga Europa: "Isso é uma pergunta que nem deveria ser feita, porque nenhum jogador está aqui a pensar na Liga Europa. Estamos aqui para disputar a Liga dos Campeões e é isso que vamos fazer. Lutar este jogo para ganhar e depois no seguinte para ganhar."

Momento indicado para sair do mau momento: "Nós queremos todos os jogos e sabemos que é sempre mais fácil trabalhar em cima de vitórias. Vamos jogar o jogo para ganhar e mais nada."

Melhor época individual: "Não acho que tenham sido más temporadas até agora nem que esta esteja a ser a minha melhor. Eu trabalho sempre da mesma maneira, faço sempre o meu trabalho, tenho feito golo e é isso que se dá destaque. Mas a mim não me diz nada."

A precisar de uma espécie de milagre para seguir em frente nesta edição da Liga dos Campeões, o Benfica visita esta terça-feira a Arena de Munique, onde tem agendado mais um embate diante do Bayern. Depois da derrota na Luz, por 0-2, na primeira volta da fase de grupos, as águias estão obrigadas a vencer o conjunto bávaro.

A partir das 17h15, Rui Vitória fará a antevisão do encontro com os alemães, juntamente com um jogador. 

Acompanhe a conferência de imprensa do treinador dos encarnados em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório