Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

004 Missão possível: Milagre obriga Benfica a triunfo inédito em Munique

Os quatro desaires registados nas visitas a casa do Bayern não retiram a confiança das águias. Sonho do apuramento depende da conquista dos três pontos em solo germânico.

004 Missão possível: Milagre obriga Benfica a triunfo inédito em Munique
Notícias ao Minuto

07:37 - 26/11/18 por Fábio Aguiar

Desporto Liga dos Campeões

Depois da sofrida passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, perante o Arouca, o Benfica já mudou o 'chip' para uma das batalhas mais importantes da temporada. Esta terça-feira, as águias terão em Munique uma missão à altura do mediatismo da prova milionária. Para manter vivo o sonho do apuramento, os comandados de Rui Vitória terão de motivar uma espécie de milagre que no seio benfiquista é visto como possível.

Além da exigência da partida diante de um crónico candidato a conquistar a competição, o emblema da Luz 'lutará' ainda contra o histórico, claramente favorável aos bávaros. Nas quatro visitas ao terreno do Bayern, os encarnados perderam sempre e só há dois anos evitaram números expressivos.

A primeira viagem ao palco germânico resultou em goleada. Em 1976, o Benfica saiu do reduto do Bayern com uma derrota por 5-1. Cinco anos depois, em 1981, novo embate na Baviera e... mais uma goleada. Desta vez, 4-1 foi o resultado, curiosamente, o mesmo que se registou em 1995, num jogo em que o agora treinador Jürgen Klinsmann foi o herói, ao assinar um 'póquer'.

Por fim, a última passagem das águias pela Arena de Munique aconteceu há duas épocas, nos quartos-de-final da Champions. Arturo Vidal, hoje jogador do Barcelona, apontou o único golo do encontro, motivando mais um desaire da formação orientada por Rui Vitória. Dessa partida, só André Almeida, Fejsa, Pizzi, Jonas, Samaris e Salvio permanecem no plantel. 

De calculadora na mão

Olhando para os números, as contas do Benfica nem são assim tão difíceis de fazer. No terceiro lugar do grupo E, com apenas quatro pontos, menos seis do que o Bayern, que é líder, e quatro do que o Ajax, que ocupa o segundo posto, os encarnados estão obrigados a vencer os dois jogos que faltam nesta fase, ou seja, este em Munique e o seguinte, na Luz, com o AEK Atenas, e esperar que o Ajax não conquiste mais do que um ponto nas suas partidas. Se os holandeses, pelo menos, empatarem nos embates com o AEK Atenas e o Bayern, aí, a turma de Rui Vitória vê finalizada a sua participação na prova.

Além deste cenário, a qualificação ainda é possível por outra via... bem mais difícil. As águias teriam que bater os alemães por um resultado superior ao registado na primeira volta na Luz (2-0) e esperar que o Ajax também vença a formação bávara. Contas que confirmam a árdua missão encarnada, perante um rival que, no entanto, até atravessa um momento menos bom, com dois empates e uma derrotas nos últimos três compromissos da Bundesliga. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório