Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Conceição descobriu a fórmula certa de Tecatito: Corona joga como nunca

Extremo mexicano tem somado golos e assistências e já se está a tornar numa das peças mais essenciais do técnico do FC Porto.

Conceição descobriu a fórmula certa de Tecatito: Corona joga como nunca
Notícias ao Minuto

07:37 - 26/11/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Sérgio Conceição prometeu operar algumas mudanças logo após a derrota do FC Porto no Estádio da Luz, diante do Benfica, no passado dia 7 de outubro. O técnico dos dragões defendeu, naquela altura, que o empate seria o resultado mais justo, mas também admitiu alguns erros dos seus pupilos. 

Conceição assumiu também o desafio de colocar o FC Porto a jogar tão bem ou melhor como na última época, em que se sagraram campeões nacionais, e os últimos oito jogos têm sido verdadeiras demonstrações de força. 

É aqui que entram em cena alguns jogadores que, até então, estavam 'desaparecidos'. O caso de Otávio é o mais evidente, mas nesta clara melhoria de forma dos dragões está também o nome de Jesús Corona. 

O internacional mexicano está com a corda toda e desde da derrota na Luz que tem somado cada vez mais minutos na equipa inicial de Sérgio Conceição. Diante do Belenenses SAD, Tecatito foi aposta a lateral-direito e o resultado não poderia ser melhor: mais uma assistência para as contas. 

Uma adaptação que teve direito a uma explicação por parte do técnico do FC Porto, que fez ainda questão de sublinhar a inteira confiança que deposita no agora polivalente mexicano. 

"O Corona dava-me garantias de fazer aquela posição, porque já a fez mais do que uma vez, e achava que, por aquilo que tem sido o onze inicial do Belenenses SAD, que por vezes mete o Reinildo e o Zakarya a jogar no mesmo corredor, podia dar essa profundidade a partir de trás. Se meto o Corona a lateral-direito, obviamente que tenho 1000 por cento de confiança no Corona a lateral", atirou Conceição, após o final da partida no Dragão.

Os números que não mentem 

Corona elevou assim, no passado sábado, para cinco as assistências feitas esta temporada ao serviço do FC Porto. Um registo que apenas é superado pelo companheiro Otávio, que soma mais uma. Ainda assim, Corona já conseguiu superar o registo individual da temporada passada. Na última época tinha conseguido apontar três golos e oferecer quatro, marca que já foi ultrapassada numa altura em que a nova temporada ainda nem chegou a meio caminho. 

O melhor registo de golos de Corona aconteceu na época de estreia pelo FC Porto. Em 2015/2016, Corona destacou-se com oito golos marcados, uma marca que parece ser mais do que alcançável para o extremo mexicano. 

Época Jogos Golos
2018/2019 19 4
2017/2018 41 3
2016/2017 41 6
2015/2016 35 8

Minutos atrás de minutos 

Nos últimos oito jogos, cujos resultados foram sempre a favor dos dragões, Corona foi aposta a titular em seis e entrou nos outros dois restantes. Este número ganha maior expressão quando, olhando para trás, o internacional mexicano nunca tinha sido titular antes do ciclo do FC Porto que terminou com a derrota na Luz. 

Resta também salientar o percurso de Corona no FC Porto. Apesar da nacionalidade mexicana, Tecatito não se estreou no futebol europeu pela porta do Estádio do Dragão. Antes, Corona representou os holandeses do Twente, equipa na qual jogou durante duas épocas. 

No verão de 2015 mudou-se para o Porto e tem assumido uma passagem marcada por algumas intermitências. Ao longo destas quatro temporadas de dragão ao peito, Corona tem pecado por, em algumas ocasiões, evidenciar claros sinais de desinspiração. 

Esta época, porém, Corona parece estar mais 'afinado' que nunca e já merece o estatuto de joker para as estratégias de Sérgio Conceição. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório