Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Football Leaks: Raio-X ao 'negócio Pogba' mostra mina de ouro para Raiola

Empresário terá encaixado quase 50 milhões de euros com a transferência do francês para o Manchester United.

Football Leaks: Raio-X ao 'negócio Pogba' mostra mina de ouro para Raiola
Notícias ao Minuto

11:58 - 22/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Revelação

O jornal alemão Der Spiegel revelou, esta quarta-feira, documentos obtidos pelo Football Leaks, que colocam a nu a autêntica mina de ouro que a transferência de Paul Pogba para o Manchester United foi para Mino Raiola.

Feitas as contas, refere a publicação, o empresário do internacional francês terá recebido uma comissão total na ordem dos 49 milhões de euros, num polémico negócio que levou, inclusive, a FIFA a abrir uma investigação por possível conflito de interesses.

Na base do processo, estaria um contrato assinado entre a Juventus e a Topscore Sports Limited – empresa de Mino Raiola – a 20 de julho de 2016, no qual o agente se dava como o principal responsável pela valorização do jogador, visto ter feito tudo para o promover na imprensa.

Nesse sentido, ficava estipulado que o médio poderia ser transferido por uma quantia mínima de 90 milhões de euros, o que valeria uma comissão de 18 milhões de euros ao empresário. E, por cada cinco milhões de euros acima desse valor, a comissão aumentaria três milhões de euros.

O negócio entre Juventus e Manchester United acabaria por ficar fechado por 105 milhões de euros – um novo recorde de transferências à data – pelo que Mino Raiola teve direito a uma ‘recompensa’ de 27 milhões de euros.

O problema é que, a 8 de agosto de 2016, dia antes da oficialização da transferência, Pogba e Manchester United assinaram um contrato que dava o italiano como o principal responsável pelas negociações (o que traria consigo novas comissões).

Isto significa que, por um lado, Mino Raiola estava obrigado salvaguardar os interesses da Juventus, no sentido de realizar o negócio pela maior verba possível. Por outro, estava obrigado a proteger os interesses do Manchester United e de Pogba, para que este se realizasse por… “condições aceitáveis”.

O Comité Disciplinar da FIFA analisou as provas, mas entendeu que não deveria existir qualquer tipo de penalização por conflito de interesses.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório